Quantos de nós já teve problemas graves no computador que provocaram a perda de informação preciosa por não se ter feito um “backup” do que é mais importante ? Se o nosso leitor nunca teve esse problema, é porque tem tido sorte ou porque tem o cuidado de realizar backups com frequência prevenindo assim males maiores… Porém, apesar de já ter ficado imune a este tipo de situação, terá certamente um amigo ou alguém conhecido que já sofreu deste mal…

A EaseUS possui inúmeras ferramentas de ajuda aos seus clientes, entre os mais variados tipos de software como, por exemplo,  o software de clonagem de disco ou o EaseUS Todo Backup Free que, neste caso, promete ajudar os mais “distraídos” a realizarem o backup dos seus documentos.

Totalmente compatível com os sistemas operativos Windows (onde se inclui o Windows 10), em primeiro lugar, e para começar a utilização da ferramenta, deve-se descarregar o software EaseUS Todo Backup Free.

 

Instalação

A instalação do EaseUS Todo Backup Free é bastante simples e está alicerçada também pelo facto de estar disponível em Português, de Portugal. Durante este processo, a EaseUS destaca o facto de existirem outras versões (não gratuitas) deste software de backup e que permitem outras soluções de salvaguarda de dados e que se podem revelar uteis, em particular os nossos e-mails do Outook, uma opção que apenas está disponível na versão “Home” do software e que tem um custo de 29 dólares.

 

 

 

O processo de instalação é bastante simples (e rápido), muito ao estilo do tradicional “Seguinte, Seguinte, Seguinte”. A destacar o facto que o software nos questiona onde queremos guardar os “backups” efetuados.

 

 

Utilização

Após a instalação terminar, somos convidados a executar a aplicação. A interface que é bastante limpa e intuitiva, podendo o utilizador optar pelo tipo de backup que mais lhe convêm e escolher entre o backup de uma partição do disco (ou discos), backup de ficheiros ou pastas ou backup total do disco rígido onde está o sistema operativo instalado…

 

 

O software permite, por exemplo, dividir o backup em ficheiros de 650 MB ou 4.7 GB, um tamanho ideal para quem quer salvaguardar os dados em CD’s ou DVD’s, por exemplo.


Depois de definidas estas opções, basta pressionar o botão “Prosseguir” para que o software comece a realizar o processo de salvaguarda de informação. Podemos, inclusive, dizer ao software o que fazer após terminar o processo de backup, uma opção útil quando temos alguns gigabytes de informação a salvaguardar.

 


Em caso de ser necessário recuperar a partir desse backup, basta ter a aplicação instalada e carregar duas vezes no ficheiro de backup criado pelo software. De seguida passa a ser possível aceder à informação referente à recuperação dos ficheiros com base na imagem criada pelo EaseUS Todo Backup Free. Para recuperar, basta escolher os ficheiros ou pastas que pretendemos recuperar e copiá-los para a pasta pretendida.

 

Conclusão

Mais uma vez, esta solução da EaseUS revela-se bastante simples de trabalhar. É uma solução que, mesmo sendo gratuita, cumpre o trabalho a que se destina: realizar de forma fácil o backup de informação.

O facto de existirem opções que podem ser acrescentadas ao software (ainda que mediante um pagamento) podem ir de encontro às exigências dos diferentes tipos de utilizadores, tornando assim uma solução a ter em conta na altura de escolher um software de backup.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 187 vezes Modificado em Out. 31, 2017
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top