A QiLive é uma marca representada em Portugal pelas lojas do Grupo Auchan, e está disponível em todo universo de hipermercados deste grupo francês.  Esta marca está presente nas inúmeras lojas da companhia nos mais variados segmentos de equipamentos para o lar, sejam televisores, smartphones, computadores, eletrodomésticos, acessórios de áudio e vídeo, entre dezenas de referencias de produtos.

Uma das mais recentes apostas da marca é o lançamento de uns auscultadores “premium” sem fios e que tem, segundo a empresa, uma relação de preço / qualidade acima da média.

Um destes exemplares chegou até às mãos da equipa da Wintech, tendo sido a um rigoroso teste, e que agora vamos partilhar.

Na embalagem

Na embalagem dos auscultadores QiLive Q.1007 estão os auscultadores sendo acompanhados de um pequeno guia de utilização e configuração. Além disso, vem também no interior da caixa, o cabo de carregamento e um cabo de áudio jack de 3,5mm.

 

Primeiras impressões

Assim que tiramos estes auscultadores da caixa, deparamo-nos com uns auscultadores muito “maneirinhos”, ou seja, não são demasiado grandes, possuem umas boas almofadas de 40 mm. Estes auscultadores têm ainda a particularidade de terem uma rotação de 90 graus que lhe oferecem uma funcionalidade extra (e que a vamos detalhar mais à frente nesta analise). Concebido em alumínio polido e em policarbonato com nitron "soft touch" estes auscultadores da QiLive prometem oferta de conforto na utilização.

No altifalante da direita está localizado o botão de ON/OFF, assim como uma ligação jack de 3,5mm. Esta ligação, inserida numa espécie de botão que sobressai do auscultador, é possível, mediante uma pequena rotação deste botão, fazer o aumento do volume ou mudar a faixa musical que se está a ouvir.  No outro lado, no altifalante esquerdo, está localizado o sistema de ligação via NFC, e um conector micro-USB que lhe permite ligar um cabo para carregamento da bateria.

 

 

Configuração

Para primeira instalação / utilização destes auscultadores optámos por ligá-los a um computador dotado de Bluetooth. Para dar inicio ao processo de emparelhamento, bastou ficar a pressionar o botão de ON/OFF durante uns segundos para que rapidamente fosse visível o LED de indicação variar entre duas cores: azul e vermelho. Este é o sinal de que os auscultadores estão em modo de emparelhamento e prontos a serem ligados a qualquer equipamento que possua Bluetooth.

Feito isso, no computador, surgiu rapidamente a notificação da existência de um dispositivo denominado de Q.1007. Uma vez selecionado, rapidamente foi feita a ligação e emparelhamento.

Especificações

Diâmetro do altifalante: 40mm

Resposta em frequência: 20 Hz - 20 kHz

Sensibilidade: 105 dB +/- 3 dB

Impedância: 64 OHM

Autonomia: 20h

Distancia: Até 10m

Outras funcionalidades: Possibilidade de atender / desligar chamadas

 

 

 

Experiência de utilização

Para a realização destes testes, optámos por recorrer ao Spotify para a reprodução de música, tendo, independentemente do estilo de musica, superado as nossas expetativas no que à qualidade sonora que estes auscultadores oferecem. Uma boa qualidade de som, com bons graves, e quanto a nos muito importante, conseguem oferecer um bom isolamento do som exterior graças às almofadas estofadas supra-auriculares que possuem.

O nível de ajuste do tamanho “da cabeça” é bastante flexível, estando dividido em 5 tamanhos: XS, S, M, L e XL.

Uma das funcionalidades inerentes a estes auscultadores prende-se com o facto de permitir, por exemplo, a colocação da musica em pausa bastando tirá-los dos ouvidos e fazendo rodar 90 graus as suas almofadas. Nos nossos testes, o processo foi feito sem problemas sendo que, assim que realizamos o movimento inverso, ou seja, voltamos a por as almofadas em posição de serem colocadas nos ouvidos, a musica saiu de pausa e continuou do ponto onde tinha parado.

O botão de volume “saliente” colocado por baixo da almofada direita funciona bastante bem, basta rodar para um lado ou para o outro para aumentar ou diminuir o som. Se quisermos mudar a faixa basta fazer o mesmo movimento do aumento do volume, porém com uma diferença, teremos de continuar a pressionar o botão para que o comando seja assumido. Resumindo, pequenas rotações do botão aumentam ou diminuem o volume, uma rotação persistente dá ordem de mudança de faixa de musica.

Em termos de alcance dos auscultadores, os QiLive Q.1007 cumprem o prometido, ou seja, conseguimos nos nossos testes afastarmo-nos cerca de 10 metros sem que houvesse perda de sinal.

Além de termos realizado um primeiro teste num computador, decidimos levar o teste mais longe e optámos também por fazer a configuração emparelhando um smartphone Android. A configuração e deteção foi feita, também, de forma rápida e fácil. A qualidade sonora em reprodução musical manteve-se, algo que viemos também a confirmar aquando da realização de chamadas, onde os auscultadores da QiLive Q.1007 corresponderam bastante bem, apresentando um som limpo e claro.

Conclusão

Os auscultadores da QiLive, Q.1007 apresentam-se ao mercado internacional como sendo uma excelente opção para quem pretende uma solução flexível permitindo ao utilizador optar por uma ligação Bluetooth, NFC ou com cabo. Permitem também ao utilizador, quando emparelhado com um smartphone, atender ou rejeitar chamadas.

A qualidade sonora é bastante boa em particular para o segmento de preço em que se encontra (cerca de 60€), sendo que as soluções de utilização que oferecem, garantem uma maior relação de preço/características muito aceitável.

No que ao conforto diz respeito, os QiLive Q.1007 são extremamente leves pesando apenas 234 gramas, e extremamente confortáveis, fruto da conceção em alumínio polido e o policarbonato com nitron "soft touch".

Disponível em várias cores (preto, branco, lapis lazuli azul e rosa em pó) e se procura uns auscultadores com estilo e repleto de funcionalidades, estes QiLive Q.1007 podem ser a solução.

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 402 vezes Modificado em Out. 29, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top