Depois de uma temporada dedicada aos fãs dos jogos de condução em mundo aberto, a série Forza está de volta às pistas com Forza Motorsport 7.

Apresentando-se como um dos principais candidatos a melhor jogo de corridas de automóveis do ano, Forza Motorsport 7 quebra o ciclo de exclusividades das várias gerações de consolas XBox, que durou entre 2005 e 2015, para se estrear nos PCs com Windows 10, para além de estar, claro está, também disponível para Xbox One.

Desenvolvido pela Turn 10 Studios, a produtora norte-americana que foi responsável pela criação de todos os jogos da série Forza Motorsport, tendo também colaborado com Playground Games no desenvolvimento da série Forza Horizon, Forza Motorsport 7 surge na linha do que tinham sido os últimos jogos da série, reforçado com quase 100 GB de conteúdo, melhorias gráficas significativas, efeitos climatéricos deslumbrantes, e a intensidade de cada corrida que é disputada até à linha de meta.

Jogabilidade

Tal como os anteriores Forza Motorsport, a nova edição leva-nos a percorrer pistas espalhadas pelo mundo, agora em muito maior número, competindo em várias categorias. O modo de carreira, ou Driver's Cup, oferece-nos mecânicas de jogo com um grau de dificuldade progressivo, começando com competições onde os automóveis são menos potentes e velozes, e com uma série de sistemas ativados (ABS, controlo de tração, tragetórias, etc) que nos auxiliam na condução. Os mais experientes poderão sempre desativar alguns, ou todos os auxílios, o que se reflete nos pontos ganhos no final de cada corrida... menos ajudas significam mais pontos ganhos.

À medida que progredimos na carreira, temos a oportunidade de desbloquear novas competições, novos veículos e novos fatos para o nosso piloto.  Para quem não conhece, em Forza a moeda de troca chama-se CR, e serve para adquirir novos veículos, equipamento e "Crates", caixas com conteúdos surpresa. Para além de CR, após cada corrida ganhamos pontos de experiência que contribuem para a subida do nosso nível e, consequentemente, para o desbloqueio de novos conteúdos. Quando passamos um nível, temos a oportunidade de escolher uma de três recompensas, que pode ser uma quantidade de CR, o acesso a um carro bloqueado ou a um fato de piloto. Para além do nível de experiência temos ainda um nível de colecionador, ou seja, quantos maior for o número de veículos que adquirimos, maior será este nível, sendo que cada veículo tem um valor de acordo com a sua raridade, desde comum a lendário.

À medida que avançamos de nível e ganhamos corridas nas 6 competições da Driver's Cup, é-nos sugerido que seja aumentado o nível de dificuldade dos "Drivatars" que competem connosco, de forma a aumentar a recompensa no final de cada corrida. Os "Drivatars" são, no fundo, pilotos virtuais com capacidade baseadas nas aptidões dos jogadores reais, e é muito comum vermos os "Drivatars" do nossos amigos em cada corridas, mesmo que eles nunca tenham jogado Forza Motorsport 7. Outra forma de aumentar as recompensas no de cada corrida é utilizando "mods", ou seja, cartas que estabelecem objetivos para cada corrida que vão desde a execução de determinado número de curvas ou ultrapassagens perfeitas, à remoção dos sistemas que nos ajudam a controlar ou carro ou a encontrar a melhor tragetória.

Outro elemento que sempre foi muito popular na série Forza Motorsport é o sistema de melhoramento e afinação do carro, que nos oferece uma série de configurações já preparadas, ou a possibilidade de alterar cada peça ou afinação do carro. Em edições anteriores era comum pegar em qualquer carro e aplicar-lhe uma configuração de forma a utilizá-lo numa classe que não era a sua. Forza Motorsport 7 está menos tolerante nesse sentido, pois grande parte da corrida exigem a utilização de carros e afinações homologadas, impedindo-nos, por exemplo, de pegar num Renault 5 Turbo de 1980 para competir contra um Bugatti Veyron de 2011.



No que à condução diz respeito, temos a opção de controlar o carro em diversas vistas que variam entre o interior do cockpit e a visão em terceira pessoa mais próxima ou mais afastada, sendo que em qualquer uma delas Forza Motorsport 7 captura de forma extremamente realista o desempenho e comportamento de cada carro na pista, de acordo com os modelos reais. Temos de tudo um pouco entre a impressionante lista de mais de 700 veículos disponíveis no jogo (incluindo DLCs), sendo que a maior novidade são os camiões de competição, que nos oferecem uma condução diferente de tudo o resto. Entre as várias classes e categorias, temos veículos com comportamentos totalmente diferentes, baseados na sua velocidade, aceleração, manobrabilidade e capacidade de travagem. Dentro da mesma classe um veículo pode ser mais rápidos mas mais dificil de dominar, enquanto que outro pode ser um pouco mais lento mais com melhor aderência nas curvas. Cabe-nos a nós, dentro do orçamento que dispomos, escolher a opção que melhor se adequa à nossa condução e/ou condições da pista.

Um elemento bastante importante, e que não é de forma alguma apenas visual, é o sistema climatérico. Em Forza Motorsport 6 assistimos à introdução da chuva e das corridas noturnas, algo que tinha falhado na edição anterior, e com a chegada de Forza Motorsport 7 estas duas condições estão ainda mais realistas. A chuva afecta verdadeiramente o comportamento dos carros na pista, obrigando-nos a estar mais atentos ao tempo de travagem, e sente-se na vibração do gamepad, principalmente se o nosso carro passar por uma poça de água. As corridas à noite, que muitas vezes terminam com o nascer de um novo dia, são um verdadeiro desafio para quem não utiliza as linhas de tragetória, uma vez que a pouca ou total ausência de luz afecta verdadeiramente a visibilidade. Nas corridas durante o dia a tarefa fica mais facilitada, mas por vezes o sol de frente também provoca encandeamento.

Para além do modo de carreira, Forza Motorsport 7 dispõe ainda do modo "Rival", que consiste em bater o tempo de outros jogadores em várias pistas e com vários veículo, e o sempre poupar e, por vezes, enervante modo multiplayer. Tal como as edições anteriores da série, o modo multiplayer de Forza Motorsport 7 é dinâmico, variado a oferta de competições e experiências. À nossa disposição temos cerca de uma dezena de partidas que estão limitadas a determinadas classes e configurações de veículos que temos de respeitar. As modificações de que fazemos no nosso carro terão de estar de acordo com o que está homologado.

Utilizámos a expressão "enervante modo multiplayer" pois é frequente encontrar jogadores com uma mentalidade pouco competitiva, que pensam que estão na feira a conduzir carrinhos de choque. Felizmente, notámos que os veículos em Forza Motorsport 7 estão um pouco mais resistentes a impactos, impedindo alguns "artistas" de nos atirarem para fora da pista. De referir ainda que esta experiência junta os jogadores do Windows 10 e da Xbox One nas mesmas partidas, ou seja, os jogadores de ambas as plataformas podem competir uns com os outros através de "cross-play".

 

Gráficos e som

Tanto a série Forza Motorsport como a série Forza Horizon têm nos habituado a visuais espetaculares, com veículos fielmente recriados com detalhes extremamente realistas, e paisagens de tirar o fôlego. Forza Motorsport 7 não só mantém essa tradição, como eleva a fasquia para um nível ainda mais elevado.

A Microsoft e a Turn 10 Studios prometeram o jogo de automóveis mais belo e espetacular que alguma vez criaram, algo que nosso entender foi alcançado. São 30 ambientes com paisagens fenomenais, de onde destacamos a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro e a vista que temos sobre a sua baía e Cristo Redentor, que ficam ainda mais belos com os efeitos climatéricos que muda de forma dinâmica em cada corrida.

E para quem tem a hipótese de jogar no Windows 10 em 4K a 60 FPS, ou na XBox One X a partir de novembro, a experiência fica ainda mais arrebatadora.

No que ao áudio diz respeito, Forza Motorsport 7 volta a oferer-nos efeitos sonoros excelentes, recriando fielmente o ruido de cada motor e das situações que vão ocorrendo ao longo da pista. Quanto à banda sonora, esta consiste numa lista de temas maioritariamente de Rock and Roll tipicamente americano, podemdo-se tornar algo maçadora com o tempo... mas tudo depende do gosto de cada um. De qualquer forma, ajusta-se ao tema do jogo, principalmente se tivermos a conduzir um "Muscle Car".


 

 

Conclusão

Forza Motorsport 7 tem tudo para ser um dos jogos do ano. Uma lista enorme de veículos, opções de personalização e afinação quase ilimitadas, gráficos de encher o olho, ambientes belos e diversificados, e uma jogabilidade que se adapta tanto a quem joga Forza Motorsport pela primeira vez como aos veteranos da série, são alguns dos argumentos que nos deixaram rendidos a este jogo.

Guardar

Guardar

Guardar

Classifique este item
(0 votos)
Ler 415 vezes Modificado em Out. 15, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top