Nas últimas semanas, começou a chegar às lojas uma nova série de portáteis Omen by HP. Com um design renovado e hardware atualizado para atender às exigências de gamers casuais e profissionais, os novos portáteis Omen procuram deixar a sua marca numa das áreas mais competitivas do mercado.

Wintech teve a oportunidade de testar e analisar um dos novos computadores portáteis de gaming da linha Omen by HP, o 15-ce013np, e ao longo das próximas linhas vamos dar a conhecer a nossa opinião sobre este equipamento.


Mas antes de seguirmos com a análise, vamos conhecer as especificações técnicas deste HP Omen 15-ce013np:

• Sistema Operativo: Windows 10 Home 64-bit
• Processador: Intel Core i7-7700HQ @ 2.80Ghz (Quad-Core; 6 MB Cache; até 3.80GHz)
• Memória RAM: 16GB DDR4-2400 (2x 8GB)
• Disco Rígido: 1 TB SATA 7200RPM; 128GB SSD M.2
• Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1050 Ti com 4GB GDDR5
• Ecrã: 15.6" IPS Full HD (1920 x 1080)
• Áudio: Bang & Olufsen; HP Audio Boost
• Rede: LAN 10/100/1000 Mbps; WiFi  802.11b/g/n/ac (2x2); Bluetooth 4.2
• Webcam: HP Wide Vision HD com microfone digital de matriz dupla integrado
• Portas: 1x USB 3.1 Type-C, 3x USB 3.1, 1x HDMI, 1x RJ-45, 1x entrada micro, 1x combo auscultadores/microfone
• Bateria: Iões de lítio de 4 células, 70 Wh (até 11 horas e 30 minutos)
• Dimensões: 38,85 x 27,55 x 2,48 cm
• Peso: 2.62 kg
• Software pré-instalado: OMEN Control, HP Audio Switch, HP CoolSense, HP JumpStart, HP Sure ConnectMcAfee LiveSafe (demonstração de 12 meses), Netflix

Design

Na série anterior, os notebooks Omen não fugiam muito ao aspeto da linha Pavillion da HP. É certo que eram portáteis de cor preta, onde sobressaía o teclado com iluminação vermelha, mas as linhas eram praticamente as mesmas da restante gama de portáteis da marca norte-americana.

Os novos portáteis Omen by HP surgem agora com um design renovado, com linhas mais "agressivas" e apelativas, ainda que muito semelhante a outros modelos de gaming que encontramos no mercado. As curvas e arredondados da série anterior dão lugar a linhas retas, e entradas de ar que parecem inspiradas nos super-carros desportivos.

Numa caixa onde predominam as cores preto e vermelho, salta à vista o teclado retroiluminado e uma nova tampa com acabamentos em alumínio escovado e padrão de fibra de carbono, onde também surge o símbolo da Omen e quatro frisos vermelhos em forma de X que, embora subtis, assentam muito bem nesta tampa.

Quando pensamos num portátil para gaming, pensamos naturalmente que este poderá estar sugeito a uma utilização mais intensa e desgastante. Para atender a estas exigências, será necessário que a máquina seja robusta e firme, duas caraterísticas que encontramos no Omen 15-ce013np. Para além de uma zona de trabalho (teclado e área envolvente) ser revestida a alumínio, todo o portátil oferece uma grande estabilidade e firmeza, algo que queremos ter quando jogamos mais a sério.

Quanto a ligações, Omen 15-ce013np coloca à nossa disposição duas porta USB 3.1 e um leitor de cartões de memória no lado direito, enquanto que no lado esquerdo temos a terceira porta USB 3.1, uma porta USB 3.1 Type-C, uma saída de vídeo HDMI, uma porta RJ-45 para ligar um cabo de rede, e as duas ligações de áudio.

Um aspeto que muitas vezes é desvalorizado num computador portátil, é o acesso ao hardware do mesmo. No caso desta nova série Omen, a HP quis facilitar a vida dos utilizadores que queiram substituir algum componente, instalando uma porta de acesso de grandes dimensões na parte inferior do portátil. Esta porta pode ser facilmente desmontada, pois está afixada com apenas alguns parafusos.

Caraterísticas

No inicio desta análise, apresentámos as especificações técnicas deste Omen 15-ce013np. Agora, vamos aprofundar um pouco mais cada um dos componentes que equipam este portátil e qual o contributo para o seu funcionamento.

No coração do Omen 15-ce013np está um poderoso processador Intel Core i7-7700HQ que pode chegar aos 3.80 GHz com a tecnologia Intel Turbo Boost, auxiliado por duas rápidas memórias de 8 GB DDR4, o que é um ótimo ponto de partida para um computador de gaming. Os gráficos ficam a cargo de uma Nvidia Geforce GTX 1050Ti com 4GB de memória dedicada GDDR5, um placa gráfica versátil com capacidade suficiente para executar a maioria dos jogos em FullHD 1080p, que é precisamente a resolução que nos é oferecida pelo ecrã IPS antirreflexo com retroiluminação WLED deste portátil.

Algo que nos agradou bastante, mas que ainda assim começa a ser cada vez mais utilizado pelos fabricantes (e ainda bem), é a combinação de dois discos rigidos: um SSD de 128 GB e um HDD de 1 TB. O primeiro garante-nos um arranque em poucos segundos e um acesso mais rápido às aplicações e jogos, enquanto que o segundo nos oferece espaço para mais jogos e toda a "tralha" que gostamos de acumular.  

A capacidade de áudio é algo que os fabricantes tem vindo a dar cada vez mais atenção, e a colaboração entre a HP e a Bang & Olufsen tem dado os seus frutos. As duas colunas do portátil não são da prestigiada marca dinamarquesa, mas sim da própria HP, mas todo o áudio foi aperfeiçoado por especialistas da Bang & Olufsen, o que se reflete num qualidade e potência sonora verdadeiramente impressionante.

A juntar às conexões que já referimos anteriormente, temos no topo do ecrã uma webcam HD com microfone integrado, que oferece uma qualidade suficiente para realizar videoconferência ou algo relacionado.

Experiência de utilização

É verdade que há muita coisa que é possível num computador portátil, mas quando este Omen 15-ce013np chegou às nossas mãos pensámos imediatamente em instalar-lhes uns quantos jogos. Aproveitámos que estava a decorrer a fase de testes beta do Destiny 2 e, para além de conhecer o jogo, tentámos percebemos se este portátil estava à altura das exigências. Chegar aos 4K a 60 fps está fora de questão, mas em Full HD a máquina nos permite obter uma boa experiência.  Outro jogo que também "puxa bem pela máquina" é o GTA V, que também correu no Omen 15-ce013np sem grandes problemas, embora baixando algumas configurações gráficas.

Ambos os jogos fizeram as ventoinhas do sistema de refrigeração trabalhar com intensidade, sentindo-se um ligeiro aumento de temperatura na área por cima do teclado. De qualquer forma, nunca houve problemas de estabilidade ou bloqueios do sistema.

O sistema de áudio também ajuda a compor o conjunto, e tudo o que o Omen 15-ce013np é uma potência de som bastante interessante para um computador portátil, acompanhada da qualidade que é assegurada pela Bang & Olufsen. Quer seja através das colunas do porrtátil ou através das saídas que nos permitem ligar uns auscultadores, serão sempre marcadas por áudio de qualidade.

Um elemento em destaque neste portátil é sem dúvida o teclado retroiluminado. A retroiluminação pode ser ajustada através da aplicação HP OMEN Control, que nos permite ajustar o teclado com 9 zonas de iluminação e 4 modos de cores. No próprio teclado também existe a possibilidade de ativar e desativar a retroiluminação por completo, ou deixar apenas as teclas WASD iluminadas, que mesmo sem iluminação se distinguem das restantes teclas. No ambiente onde testámos o portátil, sentimos sempre a necessidade de manter a iluminação ativada em todas as teclas, ainda que com uma intensidade mais baixa.

Testes

No testes de benchmark, optámos pelo 3DMark e pelo PC Mark, ambos da Futuremark. No teste "Time Spy" do 3D mark, optivemos 2510 pontos, com 15.52 e 13.26 FPS nos testes gráficos, e 14.11 FPS no teste ao CPU, o que coloca este computador na média das máquinas de gaming, ainda que um pouco longe dos valores recomendados para 4K e VR.



Nos testes do PC Mark, obtivemos 4214 pontos, o que equivale a dizer que temos aqui um computador com um bom desempenho e produtividade nas tarefas básicas e mais exigentes.

 

Conclusão

Ficámos agradados ao conhecer de perto o design renovado desta nova série de portáteis Omen by HP, que se destaca, finalmente, dos portáteis da série Pavilion, e alguns dos conceitos inovadores implementados pela marca, como o acesso facilitado ao hadware da máquina.

Neste HP Omen 15-ce013np encontrámos tudo isso e um conjunto de recursos capaz de satisfazer as necessidades dos gamers que procuram um PC para competir ao mais alto nível.

O preço da máquina que analisámos ronda os 1500€, mas a nova série de computadores portáteis Omen by HP tem modelos a partir dos 999€.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 576 vezes Modificado em Set. 30, 2017
Tagged em

Itens relacionados

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top