A Sony, a famosa empresa japonesa que dispensa apresentações, é conhecida pelo desenvolvimento de inúmeras soluções tecnológicas. Uma das famílias de equipamentos que mais notoriedade possui é a das colunas de som, dispondo de um rol “gigantesco” de produtos no mercado.

Recentemente a empresa japonesa lançou no mercado uma nova linha de equipamentos, onde se destacam as colunas portáteis, que tanto têm dado de que falar, em particular, junto dos mais novos. A Wintech foi brindada com um dos exemplares que chegou ultimamente ao mercado para levar a cabo mais uma análise, falamos, pois, da Sony SRS-XB10.

Na Embalagem

Acondicionada numa pequena embalagem, onde apenas cabe (praticamente) esta coluna da Sony, a SRS-XB10 vem acompanhada de um pequeno cabo USB (que permite a ligação a um computador para ser carregada), manual e certificado de garantia.

 

 

Primeira impressão

Como já é característico por parte da Sony, esta coluna apresenta um design bastante jovem sendo dotada de um formato cilíndrico,aborrachado, possuindo desde logo um pormenor que salta a vista: uma pequena alça que permite uma fixação fácil no sentido de facilitar o seu transporte.

A Sony SRS-XB10 possui um design cilíndrico, estando o altifalante de som no topo da coluna. Na lateral da coluna está localizado (sob uma pequena tampa) uma entrada de áudio no formato de jack de 3,5mm, um pequeno botão de reset e uma ligação micro-USB. Ao lado deste compartimento está um pequeno LED que permite perceber o nível de carga de bateria, um microfone, dois LED’s de identificação de canais esquerdo e direto (porque esta coluna permite ser emparelhada com outras e formar um sistema de som mais complexo) assim como uma serie de botões (touch) que permitem controlar as faixas de som, o volume e ligar ou desligar a coluna.

Em termos de características, a Sony dotou esta coluna com as seguintes:

  • Dimensões: 112 x 86 x 84 mm
  • Peso: 260g
  • Frequência de resposta: 20 Hz – 20 000 Hz
  • Conectividade: NFC, Bluetooth 4.2 | Alcance 10 metros, Minitomada estéreo (IN)
  • Número de Canais:  1
  • Bateria: Interna
  • Autonomia (Estimativa): Até 16h
  • Acessórios: Cabo USB, Alça
  • Outros: Resistente à água (IPX5)
  • Preço: 60€

 

 HomePage : Sony SRS XB10

 

Experiência de utilização

Em termos de configuração, a Sony SRS-XB10 é extremamente simples de pôr a funcionar, basta ativar o Bluetooth e o modo de emparelhamento (basta ficar a pressionar o botão “Add” durante uns segundos para que fique neste modo). De seguida basta, no equipamento que pretendemos emparelhar, pesquisar por dispositivos e, uma vez encontrado, selecionar a coluna.

O volume pode ser controlado pelos dispositivos usados para o emparelhamento, ou seja, tanto pode ser feito, por exemplo, por um computador ou smartphone assim como é possível fazê-lo diretamente pela coluna.

A deteção e ligação ao computador é extremamente rápida ficando pronta a funcionar em apenas dois segundos.

O som apresentado pela Sony SRS-XB10 foi mesmo um dos fatores que nos surpreendeu, apresentando uma boa qualidade sonora, em particular por esta ser uma coluna de pequena dimensão e que, ainda assim proporciona uma excelente qualidade de som.

Conclusão

Em jeito de conclusão, podemos dizer que esta solução da Sony é uma excelente opção para quem quer uma coluna de pequena dimensão, com qualidade, dotada de múltiplas ligações (NFC, Bluetooth e jack 3,5mm) permitindo a sua ligação a inúmeros dispositivos sejam eles mp3’s, smartphones, tablets ou computadores. A destacar ainda o facto de uma vez emparelhado com smartphone, é possível usar a coluna como um verdadeiro Kit de mãos livres, sendo que, neste modo, a qualidade sonora oferecida permite, na perfeição, a comunicação em alta voz.

Apesar da relação entre a qualidade do material e a qualidade de som ser, no nosso entender, uma excelente associação, pode apresentar um valor demasiado alto para os 59€ pedidos pela marca.

Uma nota para a resistência à agua (salpicos), que pode ser uma mais valia, em particular para os fãs de atividades próximas de agua. Destaque ainda para a autonomia que nos pareceu bastante interessante, podendo chegar as 16 horas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 376 vezes Modificado em Set. 25, 2017
Tagged em

Itens relacionados

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top