A HP é conhecida mundialmente por ser especialista no desenvolvimento de soluções de impressão.

Ao longo da sua longa história, esta empresa tem vindo a apresentar ativamente alguns produtos inovadores no que à impressão diz respeito. Recentemente, a empresa decidiu lançar uma das suas inovações com a colocação no mercado da HP Sprocket, uma impressora compacta e que tem como objetivo principal ajudar todos os fãs da fotografia obtidas através de “dispositivos móveis”.

Esta solução chegou, entretanto, aos nossos laboratórios, onde foi testada. Os resultados destes testes podem agora ser vistos nesta análise.

 

Primeiras impressões

Na pequena caixa que acondiciona a impressora, podemos encontrar a HP Sprocket, um cabo USB que serve de alimentação, um pequeno conjunto com dez folhas de impressão e um guia rápido de instalação.

Desde logo salta a vista a dimensão desta impressora, apresentando-se ainda mais pequena que um disco rígido externo de 2,5”.

Instalação e experiência de utilização

Dirigida a um publico proprietário de dispositivos móveis Android e iOS, torna-se obrigatória a instalação da App que permite a ligação à impressora (que se conecta por Bluetooth).  Esta App pode ser obtida através do site da HP Sprocket (http://www8.hp.com/pt/pt/printers/sprocket.html) estando disponível, como referimos, tanto para dispositivos Android como para dispositivos iOS.

Depois de instalada a App, é altura de abrirmos a impressora e colocar o papel. Para isso, basta fazer deslizar a tampa superior para que se tenha acesso ao compartimento onde pode ser colocado papel de impressão. Uma vez colocado o papel, basta voltar a fechar a impressora e liga-la à energia.

Após esta preparação, é hora de abrir a App da HP Sprocket. Na App, existe um menu (situado no canto superior esquerdo) que dá acesso a diversas opções como é o caso da opção (obrigatória) que permite associar a impressora ao dispositivo (lembramos que é necessário ter o Bluetooth ativo e impressora emparelhada), algumas opções de ajuda que permite, por exemplo, saber onde comprar o papel ou simplesmente ajuda na configuração e instalação da impressora. Mais abaixo estão ainda abertos alguns campos que permitem ao utilizador associar o acesso as contas do Facebook, Instagram e Google assim como o acesso fácil às fotografias alojadas na galeria do dispositivo móvel.

Uma vez escolhida a fotografia, o utilizador é levado a uma interface que permite aplicar alguns filtros, molduras, efeitos engraçados, atribuir texto, entre outras opções de personalização da fotografia.

Feito isto, basta dar ordem de impressão para que, em poucos segundos (menos de um minuto), seja impressa uma fotografia em 2x3”, o mesmo é dizer de 5x7,6cm. De notar que este papel é autocolante, o que aufere ainda uma maior possibilidade de utilização e podendo ser usado o resultado final para decorar todo o tipo de objetos…

Bateria

A HP Sprocket é dotada de uma bateria de 2 celulas de 500 mAh, sendo carregada em cerca de hora e meia que permite obter uma autonomia capaz de imprimir entre 20 a 30 fotografias…

 

Conclusão

A HP Sprocket tem um nicho de mercado bem definido: jovens que se façam acompanhar permanentemente do seu smartphone e que querem registar os bons momentos.

A simplicidade de utilização da impressora é um dos pontos fortes do equipamento que, associado à rapidez de configuração, impressão e resultado final tornam este produto muito apetecível, em particular quando comparado com as maquinas fotográficas instantâneas que, por norma, tem um preço de venda aproximado e onde os resultados não são tão bons.

É de bom tom fazer notar que o resultado obtido pela impressora pode estar condicionado pela qualidade da camara do dispositivo móvel usado sendo que, nos testes efetuados, os resultados foram bastante bons porem, em virtude da tecnologia Zink que incorpora a HP Sprocket, as cores surgem um pouco esbatidas, algo que, certamente, poderá (e deverá) ser corrigida numa versão 2.0 da Sprocket…

Classifique este item
(2 votos)
Ler 357 vezes Modificado em Ago. 28, 2017
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top