Os jogos de construção de cidades já nos levaram até ilhas tropicais, para enormes metrópoles com grandes arranha-céus e trânsito caótico, mas poucos foram os que nos permitiram concretizar um dos grandes fascinios da humanidade: colonizar um planeta desconhecido. 


Desenvolvido para PC, PS4 e Xbox One pelo estúdio texano Mothership Entertainment e publicado pela Team17, Aven Colony é um jogo de estratégia, gestão e construção de cidades desenrolado num mundo de ficção cientifica.

O jogo coloca-nos na pele de líder de um grupo de colonos enviado numa expedição para Aven Prime, o primeiro planeta habitável a ser explorado pela humanidade. Este é um mundo extraterrestre hostil repleto de desertos, tundras e pântanos a muitos anos-luz da Terra.

Jogabilidade

A jogabilidade de Aven Colony gira em torno de uma campanha a solo, com diferentes missões que são desbloqueadas quando concluímos a anterior. As primeiras missões funcionam como tutoriais que nos dão a conhecer as mecânicas do jogo, enquanto que nas seguintes somos convidados a superar uma série de desafios para avançar para a próxima missão.

Passando por diferentes cenários, que vão desde desertos a zonas pantanosas, de tundras geladas a florestas verdejantes, a campanha de Aven Colony coloca-nos na pele do governador da primeira colónia da humanidade num planeta extraterrestre. Para expandir a colónia, garantir a sobrevivência dos seus habitantes e mantê-los satisfeitos, temos de gerir uma série de fatores essenciais, como a energia elétrica, água potável, alimento, qualidade do ar, um pouco de lazer, e até a distância que têm de percorrer para ir trabalhar.

A expansão da colónia é feita através da construção de módulos, que têm obrigatoriamente de estar ligados entre si ou através de túneis. Estes túneis são utilizados pelos colonos para se movimentarem, assim como para levar ar respirável e energia para os edifícios. Em Aven Colony não existe propriamente uma moeda de troca, mas existe um recurso que é bastante valioso, o "Nanite". Fabricados na colónia a partir de metais minerados, são necessárias várias unidade de "Nanite para construir cada um dos edifícios e túneis.

A construção dos edifícios ou túneis é realizada por drones, que apenas trabalham numa área junto à sua base, ou HUB. Logo, a expansão da colónia passa pela construção de novos hubs destes drones na área que queremos explorar. Para além dos drones de construção, existem ainda os drones que garantem a segurança dos habitantes da colónia e os que mantêm os edifícios saudáveis.

Como já referimos, cada missão tem a sua própria configuração e desafios. Para além de cenários com poucos recursos e Invernos rigorosos que impedem as plantações de fornecer alimentos e reduzem a energia solar para metade, temos ainda alguns contratempos que surgem para nos dificultar a vida. Entre eles temos os ataques de seres alienigeas, como por exemplo minhocas de areia gigantes que cospem fogo ou aliens que infetam os edifícios, assim como tempestades de raios e outras adversidades naturais que podem danificar a colónia.

Em cada cenário, encontramos diferentes terrenos onde nem todas os alimentos crescem. Aliás, em muitos deles, são escassas as zonas verdes onde podemos colocar uma plantação. Assim, é sempre importante perceber a melhor zona para colocar uma quinta ou estufa, uma vez que a quantidade de alimentos produzida em cada uma delas pode ser afetada por um mau posicionamento, embora sejamos sempre auxiliados por um grafismo que nos informa onde podemos obter uma maior quantidade de alimentos.

Um aspeto importante em Aven Colony é a economia da colónia. Para além de fazerem parte de cada uma das missões, a troca de bens realizada no entreposto comercial é, muitas vezes, essencial para adquirir recursos que não estão à nossa disposição no mapa. Assim, podemos sempre propor a troca de recursos que temos em abundância na colónia por outros que escasseiam, ou até por "Nanites", sempre úteis para construir mais edifícios. 

Gráficos e Som

Quando começámos a jogar Aven Colony, ainda numa versão em desenvolvimento, ficámos um pouco receosos em relação à qualidade gráfica do jogo. No entanto, com as atualizações que antecederam o lançamento oficial, Aven Colony ganhou uma nova vida com a chegada de novas animações, texturas mais definidas, e efeitos visuais muito mais apelativos. 

Dito isto, Aven Colony é um jogo com visuais bastante interessantes, de onde destacamos os detalhes dos edifícios e veículos, as paisagens de cada cenário, ou até os colonos que podem ser seguidos no seu dia-a-dia. 

Quanto ao som, a banda sonora do jogo é bastante relaxante, por vezes até demais, e os efeitos de áudio adequam-se na perfeição ao tema e atividades que surgem no jogo.

Conclusão

A possibilidade de existir vida para além da Terra e haver um planeta longínquo que possa ser habitado pela humanidade, desde há muito tempo que inspira cientistas e autores de obras de ficção cientifica. Aven Colony oferece-nos a oportunidade de viver um pouco desse sonho, colocando-nos na pele de um dos primeiros colonos a chegar e a habitar um planeta desconhecido.

Embora a base de Aven Colony seja a construção, são inúmeras as situações que temos de gerir, tudo para garantir a sobrevivência da humanidade num ambiente hostil, repleto de desafios e adversidades. Juntando tudo isto e algum fascínio pelo desconhecido, temos em Aven Colony argumentos mais do que suficientes para garantir muitas horas de diversão.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 244 vezes

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top