A crescente preocupação por parte da população mundial em torno da sua saúde e bem-estar tem feito com que os fabricantes de dispositivos móveis optem por criar soluções capazes de ajudar os seus clientes nas práticas de vida saudável. A Huawei tem sido, desde a primeira hora, uma das empresas a colocar no mercado estas soluções, tendo lançado há alguns meses o Huawei Fit.


Este smartwatch chegou até à redação da Wintech há algumas semanas e ao longo deste tempo tem vindo a ser de forma regular.

 

 

Na embalagem

Na embalagem que transporta o Huawei FIT está o smartwatch, cabo de carregamento que conecta a pequena base ao computador e manuais de instruções.

 

 

Características técnicas e primeiras impressões

 

O design do novo Huawei Fit apresenta-se com um design minimalista, sendo dotada de uma um bracelete de mudança fácil e um corpo de alumínio de qualidade. Com uma dimensão de 39.5mm x 9.99mm e 35g de peso, este wearable é extremamente leve. O ecrã touch de 1.04 polegadas (monocromático) apresenta-se muito sensível ao toque e responsivo.

 

 

Especificações

 

Ecrã:  1,04” LCD, touch screen com resolução de 208*208, 200PPI

Ligação: Bluetooth; BLE

Sensores: 6-axis A+G sensor, Ambient light sensor, PPG Heart rate sensor, CAP-Sensor

Bateria: 80 mAh

Resistência: IP68  (água até 5 metros de profundidade)

Compatibilidade: Android 4.4 e iOS 8

 

 HomePage : Huawei FIT

 

 

 

Experiencia de utilização

 

Em primeiro lugar, e como em qualquer dispositivo deste género, é essencial que seja instalada uma aplicação que permita a simbiose entre o dispositivo e o smartphone. Nesta aplicação é possível saber algumas informações relacionadas com o dispositivo como por exemplo, a autonomia, gerir notificações e definir algumas configurações a gosto do utilizador.

 

A instalação da aplicação pode ser feita diretamente da Google App Store, sendo que a sincronização com o dispositivo é feita de forma bastante fácil e sem complicações.

 

O Huawei Fit possui um ecrã touch (monocromático) de 1,04 polegadas que se apresenta bastante responsivo, ou seja, basta um simples deslizar (para cima ou para baixo) no ecrã para aceder às opções sendo que podemos confirmar a opção dando um simples toque (seco) no ecrã. Para volta atras basta fazer o movimento deslizando da esquerda para a direita.

 

 

O Huawei Fit suporta múltiplos formatos de exercício, incluindo caminhada, corrida, ciclismo, natação e corrida em passadeira, com diferentes modos de monitorização e leitura de diversos tipos de dados. Faz uma identificação automática do status de caminhada e corrida e grava os dados, incluindo objetivos como distância, duração e calorias queimadas.

O wearable da Huawei apresenta, ainda, uma análise detalhada ao sono, monitorizando não só os períodos de descanso e os tempos em que o utilizador acorda, bem como os estágios de sono incluindo sono ligeiro e sono profundo.

Para todos os utilizadores que procuram otimizar os seus níveis de fitness, o Huawei Fit integra programas alargados de corrida baseados na capacidade de resistência e objetivos de treino. Os programas de treino suportam 5 km, 10 km, meia maratona e maratona. Após a corrida ou prova, o wearable apresenta estatísticas como distância percorrida, duração, passos, calorias queimadas e média do ritmo cardíaco, além do VO2 máximo, tempo de recuperação e avaliação do treino.

 

O Huawei Fit oferece uma medição dos batimentos, podendo ser medidos manualmente, acedendo à funcionalidade no ecrã, de forma automática durante a prática de exercício físico ou de forma contínua ao longo do dia, com uma visualização completa da frequência cardíaca e que pode ser acedida na App Huawei Saúde.

 

 

Durante os modos de exercício ou treino, a frequência cardíaca é registada em tempo real. Existem cinco zonas que são medidas de acordo com a atividade em questão: aquecimento, cardio, exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, e esforço máximo. Os utilizadores podem, facilmente, verificar a intensidade dos exercícios por zona de frequência cardíaca para uma melhor gestão do treino. Quando a frequência cardíaca se aproxima da zona de esforço máximo, o wearable emite um alerta de vibração ao utilizador.

 

 

Combinado com a app Huawei Wear para Android e iOS, os utilizadores podem visualizar uma linha diária da sua frequência cardíaca com picos de máximos e mínimos, bem como de descanso. Pode, ainda, facultar uma avaliação do exercício com base nas estatísticas do ritmo cardíaco ao longo do tempo.

 

 

 

Destacamos ainda o facto de, apesar de apresentar distancias percorridas, que este Huawei Fit não possui um GPS integrado, algo que pode ser irrelevante se o utilizador tiver o seu smartphone consigo e os equipamentos emparelhados pois a monitorização do percurso percorrido pode ser feita através do smartphone. No entanto, se o utilizador quiser sair para a rua sem mais apetrechos, pode sentir essa necessidade, um ponto que considerámos positivo no, também aqui analisado, Samsung Gear Fit 2.

 

No que diz respeito às notificações no Huawei Fit, estas surgem diretamente no ecrã acompanhadas de um ligeiro “vibrar”, no entanto não é possível, por exemplo, aceitar uma chamada diretamente a partir do equipamento, apesar de recebermos a notificação no Huawei Fit, uma solução que nos parece bastante simples de integrar e que pode facilitar (e muito) a vida ao utilizador…

 

O acelerómetro e giroscópio integrado permite que consigamos interagir com o equipamento com um simples girar do pulso, ou seja, basta podemos, ao girar o pulso, navegar pelas opções do equipamento…

 

Autonomia

 

A bateria do Huawei Fit é um dos pontos que mais surpreendeu, pois com atividades regulares conseguimos usar o wearable ao longo de, praticamente, uma semana sem que houvesse necessidade de o carregar, cumprindo-se assim as estimativas da marca que apontava uma autonomia de 6 dias para uma utilização normal podendo mesmo chegar aos 30 dias estando em standby.

O carregamento é feito através de uma base com ligação USB, podendo ser usado o carregador de tomada do smartphone, por exemplo, ou de uma ligação a um computador.

 

Conclusão

 

O Huawei Fit é um equipamento simples e com um design muito bem conseguido para quem gosta de um wearable discreto (apesar de existir numa versão com bracelete laranja)…

O facto de ser um equipamento dotado de um medido de batimentos cardíacos, resistente à agua e possuir uma bateria de longa duração, tornam-no num equipamento muito interessante, porém o facto de não possuir um GPS integrado e de apenas ser possível monitorizar distancias percorridas quando está emparelhado com um smartphone, pode ser um ponto menos positivo neste equipamento.

No computo geral, pensamos que este é uma excelente opção para quem procura um dispositivo deste género vindo de uma marca de prestigio, dotado de muitas funcionalidades sendo uma solução muito boa para quem não pretende gastar muito dinheiro (149€).

 

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 401 vezes Modificado em Ago. 06, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top