Segundo um estudo realizado em 2005, cerca de 40% dos estudantes admitiram fazer trabalhos com base em cópias de outros colegas ou de múltiplas fontes.  No final dos anos 90, este numero era apenas de 10%, sendo que é muito provável que nos dias de hoje os números sejam substancialmente superiores registados em 2005, muito por culpa do crescimento da utilização da internet.

 

O site Plag.pt, pertencente à plataforma Plagramme, é assim uma ferramenta gratuita (num sistema de Freemium – em que utilizador paga para aceder a determinadas funcionalidades) que permite detetar conteúdos copiados, sendo uma opção a ter em conta por estudantes, professores ou qualquer instituição.

 

Dotado de um motor extremamente eficaz, www.plag.pt ,  permite identificar conteúdos que tenham sido copiados e que sejam, na realidade, plagiados.

 

Interface

Com uma interface bastante simples e intuitivo, é possível ao utilizador efetuar o upload do documento para verificação diretamente na interface apresentada. Uma das funcionalidades que mais apreciamos prende-se com o facto de identificar as partes mais relevantes do documento, o que vai permitir facilmente identificar outros documentos ou artigos que possam ter sido copiados.



Toda a informação relevante está colocada no top do ecrã, e inclui uma cotação atribuída ao documento, a possibilidade de descarregar o conteúdo editado, verificar o numero de vezes que os documentos foram verificados, entre outras informações.

 

Sistema inteligente de classificação

Um dos pontos fortes do Plag é o seu sistema inteligente de classificação que é capaz de detetar de forma eficaz todo o conteúdo, ou algumas partes, de material suscetível de ser copiado ou plagiado.

A interface apresentada é assim acompanhada com um sistema de classificação solido e de grande facilidade de interpretação. Após verificação, o sistema indica quantos casos existem de plagio do documento, e classifica-o com um sistema de estrelas que determina o risco de plágio.

 

Professores e instituições

Esta ferramenta é uma excelente opção tanto para utilizadores domésticos, existem algumas ferramentas que estão apenas disponíveis para alguns tipos de utilizadores, em particular professores.

Caso o utilizador possua uma conta de professor, de onde se destaca a hipótese de efetuar realizar pesquisa prioritária de conteúdos plagiado que vai permitir obter resultados de forma rápida.

Mas além dos professores, as instituições possuem também alguns benefícios, sendo que neste caso podem efetuar múltiplos documentos e fazer a respetiva verificação de uma só vez. Em média, esta verificação, fica pronta em cerca de 3 ou 4 minutos sendo que é capaz de efetuar a pesquisa de conteúdo copiado em mais de 120 idiomas.

 

Conclusão

Esta ferramenta (disponível em https://www.plag.pt/) é gratuita e pode ser uma excelente opção tanto para estudantes como para professores ou instituições.

Possui um bom código que se apresenta muito eficaz, sendo alicerçado por uma excelente interface de fácil utilização, e um sistema de classificação de leitura simples.

Se é um estudante, professor ou representa uma instituição, recomendamos que dê uma olhadela neste produto, tire as suas próprias conclusões e confirme se este é o melhor sistema de deteção gratuito de conteúdo plagiado.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 5526 vezes Modificado em Mar. 28, 2017
Top