A Cooler Master, líder fabricante de componentes para PC e periféricos, disponibilizou, no passado mês de setembro, um novo “combo” composto por um teclado e rato com fios. O MasterKeys Lite L Combo inclui, como já referimos, um teclado RGB resistente à água com switches mem-chanical e rato, ambos, segundo a empresa, preparados para os verdadeiros jogadores que passam longas horas em frente ao PC. Tanto o teclado como o rato têm a capacidade de exibir efeitos de iluminação RGB, como ondas, ondulações, e muito mais. 

 

Antes de seguirmos com a análise às características e desempenho do Cooler Master MasterKeys Lite L Combo, vamos conferir as suas especificações técnicas:

 

Características Teclado

Switch Type

Cooler Master Mem-chanical

Cor

Preto

Cores dos Leds

RGB

Taxa de repetição

Normal 1x / Turbo 8x

Sistema On-the-fly

Lighting / Multimedia / Win LK / Full Keys LK

Cabo

Não destacável em borracha

Ligação

USB 2.0

Comprimento

1.8m

Dimensões

439 x 129 x 41mm

Peso

967 g

Garantia

2 anos

 

Características Rato

Sensor

Optico AVAGO 3050

Tipo de Switch

Omron 10M

Cor

Black

Cores dos LED

RGB

Sistema On-the-fly

Lighting / DPI

Cabo

Non-Detachable Rubber Cable

Ligação

USB 2.0

Comprimento

1.8 Meters

Dimensões

114 x 64 x 39mm

Peso

91 g

Garantia

2 anos

 

Design

 

Dotado de um formato bastante compacto e pesado (perto de 1Kg) , o teclado MasterKeys Lite L  apresenta-se todo em plástico preto, com linhas direitas e simples. Composto por 104 teclas ANSI, a aposta da Cooler Master para cativar os seus clientes passa pela integração de um sistema de LED’s que permite dar mais vida e cor ao teclado.

Localizadas no topo do MasterKeys estão as teclas F. Esta teclas representam os atalhos de personalização dos efeitos visuais. Existem ainda teclas para controlo multimédia que podem ser usadas, por exemplo, para colocar a musica em pausa, avançar a musica, etc.

Além de ser possível personalizar a forma com o teclado MasterKeys Lite L apresenta a sua vasta gama de cores (até 16,7 milhões de cores), o utilizador pode variar entre vários efeitos visuais iluminados, podendo ainda remover as teclas de forma fácil e que facilita, por exemplo, a sua limpeza.

A conceção do teclado MasterKeys Lite L é, aparentemente, sólida, e o teclar é suave e firme. Graças ao seu peso, é possível teclar ou jogar sem que o teclado comece a fugir e dessa forma garantir uma melhor experiencia na sua utilização.

Precisamente por falar em teclar, este teclado possui características muito próprias como é caso dos switches "Mem-Chanical" que foram desenhados para que o utilizador sinta esta experiencia como um toque mecânico. Cada tecla fornece um toque num tom agradável mesmo em jogo intenso, algo que contrasta com outros teclados Gaming onde o som se torna deveras irritante.

Além destas características, a Cooler Master destaca que o MasterKeys Lite L possui um revestimento bastante resistente que lhe confere uma proteção extra a líquidos.

 

{gallery.start}{gallery.end}


O rato também se apresenta com um design bastante comum sendo que o seu formato o torna bastante confortável e que se ajusta perfeitamente à mão do utilizador. No entanto, a presença de dois botões na lateral esquerda do rato torna-o apenas um produto exclusivo de utilizadores destros. No total, o rato, possui seis botões: click direito e esquerdo, roda, botão frontal e traseiro e botão de DPI. O botão direito e esquerdo usam micro-switches mecânicos Omron.


Tal como o teclado, também o rato é retroiluminado e possui iluminação RGB, ou seja, pode ser iluminado em vermelho, azul, roxo, amarelo, verde, laranja e branco. Os utilizadores podem utilizar uma só cor ou ir alternando entre elas. A iluminação é apresentada na traseira do rato e na zona da roda de scroll.

Dotado de um sensor Avago 3050, de elevada precisão, este rato possui um sensor que pode chegar até aos 3500 DPI e que são ajustáveis on-the-fly (500 / 1000 / 2000 / 3500).

 

{gallery.start}{gallery.end}

 

Desempenho e experiência de utilizador

O teclado Cooler Master MasterKeys Lite L é um periférico que é bastante diferente dos teclados mais vulgares, pois pode ser usado, sem problema, em qualquer tipo de ambiente, ou seja, a presença de LEDs de iluminação das teclas confere-lhe a possibilidade de poder ser usado tanto em ambientes mais iluminados como em ambientes mais escuros e desprovidos de luz.

Como já referenciamos, o teclar do MasterKeys Lite L é bastante suave, mas firme, tornando-o perfeito quer seja para jogar, como para trabalhar ou, simplesmente, escrever em chats's.  O facto de ser um teclado “pesado” acaba por lhe dar uma aderência extra e que se pode revelar mais útil na altura em que jogamos efusivamente a um jogo FPS…

A presença das teclas personalizadas são soluções muito uteis, em particular para quem gosta de simplicidade de que, por vezes, dispensa a utilização do rato para funcionalidades multimédia como a simples reprodução de uma playlist musical.

 

O rato que integra este combo possui as dimensões exatas para conseguir “receber” a mão do seu utilizador com total conforto e que, caso seja destro, pode ainda usar as duas teclas existentes na lateral esquerda do rato e bem à medida do dedo polegar.

A personalização das cores RGB características deste rato assim como a sensibilidade (que varia entre os 500 e os 3500 DPI’s podem ser facilmente alteradas bastando usar algumas conjugações dos botões do rato.

O sensor ótico do rato apresenta um bom nível de precisão, e os dois principais botões de ação possuem um clicar firme. Já os botões adicionais, têm um clicar suave e pouco firme. A destacar o facto da posição dos dois botões que ficam junto ao dedo polegar estarem, quanto a nós, bem posicionadas sendo que, dessa forma, impedem que o utilizador lhe dê um toque involuntário.

Conclusão

Por um valor pouco acima dos 60€, este é um kit de teclado e rato que oferecer uma boa relação entre o preço e as funcionalidades que possui e serão, certamente, do agrado dos gamers. A diferente personalização dos efeitos visuais, assim como a retroiluminação do rato e do teclado são uteis, em particular, em ambientes pouco iluminados ao mesmo tempo que conferem ao gamer um status especial por possuir um produto Cooler Master.

O peso do teclado garante uma maior aderência à superfície usada para jogar, e o facto do teclado estar protegido dos líquidos, garantem uma maior resistência e uma maior imunidade para os utilizadores mais descuidados…

O rato possui características interessantes, ao mesmo tempo que é dotado de uma ergonomia que não cansa o utilizador. A sensibilidade disponibilizada por este rato é bastante boa.

Consideramos apenas que, visto que estamos a falar de periféricos com ligação USB, poderiam muito bem ser complementados com um software que permitisse mais efeitos visuais e uma maior personalização, por exemplo, das teclas existentes tanto no teclado como no rato. Algo que esperamos possa vir a ser implementado pela Cooler Master numa próxima versão do produto.

Por tudo isto, consideramos este Cooler Master MasterKeys Lite L Combo é um produto a ter em conta tanto por jogadores mais experientes, como por aqueles jogadores que se estão a iniciar nestas lides e que querem ter à sua disposição um Kit de qualidade e de uma marca de referencia.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2988 vezes Modificado em Nov. 08, 2016
Top