Desde as consolas mais antigas como é o caso da PlayStation 3 e da Xbox 360 deixaram de ser vistas apenas como simples maquinas de jogos e começaram também a ser usadas como centros multimédia ou até mesmo como pequenos computadores que permitem, por exemplo, a navegação na internet.

Com a chegada das poderosas PlayStation 4 e Xbox One, estas consolas começaram a ser vista, cada vez mais, como verdadeiros centros de entretenimento, em particular o produto da Microsoft que integra um sistema operativo que gradualmente tem vindo a ganhar características e funcionalidades de computador como é o caso da instalação de jogos e aplicações através da loja da Microsoft.

 

Talvez tenha sido por isso, e por esta associação cada vez fazer mais sentido na consola da Microsoft, a empresa norte-americana decidiu colocar no mercado um comando à distancia precisamente para auxiliar os utilizadores na tarefa de utilização das funcionalidades que não seja o simples jogar.

O Xbox One Media Remote é assim a solução idealizada pela Microsoft para este tipo de utilizadores que, desta forma, podem dispensar o controlador de jogo para ligar e desligar a sua consola e, por exemplo, reproduzirem um filme ou executarem a App do Netflix…

 

Na embalagem

O Xbox One Media Remote vem acompanhado de duas pilhas AAA, os manuais de instruções e o certificado de garantia.

 

youtube.com/watch?v=xCtT8sAHYQg

 

Primeiras impressões e experiência de utilização

Com um preço a rondar os 25€, o Xbox One Media Remote é um comando à distancia de pequenas dimensões, apresentando uma tampa traseira curva e criada num plástico aveludado que se adapta facilmente à mão, tornando-se extremamente ergonómico e confortável de utilizar.

Assim que foram colocadas as pilhas, os botões do comando ficam iluminados, sendo que não foi preciso efetuar qualquer configuração de ajuste à consola. Bastou pressionar o botão com o símbolo da Xbox para que a nossa consola se ligasse e ficasse pronta a usar.

O Xbox One Media Remote possui ainda alguns dos botões (ligeiramente salientes) que estão presentes nos controladores de jogo da consola como é o caso do “Start” ou do “View Button”. Além destes obrigatórios comandos, existe um esquema de setas (cima, baixo, esquerda, direita) que estão em torno de um botão de comando (OK) que valida as opções para onde navegamos. Possui igualmente botões de volume, “Mute”, programa (cima e baixo) e os tracionais botões multimédia como o “Play/Pause”, “Forward”, “Rewind”, etc.

O comando tem um sensor que reage ao movimento, ou seja, assim que pegamos no comando, rapidamente as teclas que o compõe são iluminadas, ficando assim pronto a usar, em particular, em situações de pouca luz.

A utilização do comando é bastante simples e extremamente funcional, sem que haja, como referimos, de qualquer configuração adicional a fazer. Basta apontar à consola e navegar confortavelmente pelos menus da Xbox One.

 

{gallery.start}{gallery.end}

 

Conclusão

Se usa uma Xbox One (ou One S) para funcionalidades multimédia, como a utilização do Netflix ou visualização de vídeo em Blu-Ray ou DVD, esta solução da Microsoft é uma excelente alternativa ao controlador de jogo, pois torna-se muito mais intuitivo e funcional que o joystick da consola para este tipo de tarefas.

Caso o utilizador possua uma consola ligada ao sintonizador externo existente para a Xbox One, então esta é uma das formas mais simples de interagir com essa funcionalidade, permitindo um acesso fácil e rápido as tradicionais funções de mudar de canal ou aumentar e diminuir o volume.

O facto de se iluminar sempre que interagimos é, quanto a nós, um ponto muito positivo, que vai agradar a quem gosta de assistir a filmes ou séries em ambiente mais escuro e que necessita, por vezes, de por a pelicula em pausa e quer evitar ligar a luz…

Esta é uma opção obrigatória, em particular, para agregados familiares que possuem membros que não dominam as tecnologias e o ambiente Gaming e que, como referimos, muitas das vezes recorrem às funcionalidades de centro multimédia do que ao jogo propriamente dito.

 

 HomePage : Xbox One Media Remote

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2895 vezes Modificado em Nov. 06, 2016
Top