Em complemento ao nosso passatempo do Advanced System Care, hoje a Wintech oferece aos seus leitores uma análise do programa que promete trazer uma nova vida ao vosso Windows.

O Advanced System Care da iObit, tem sido ao longo dos anos uma marca de referência no que toca à manutenção e otimização do Windows. A cada versão, mais e melhoradas funcionalidades aparecem – sempre com o intuito de melhorar a prestação do sistema e mante-lo limpo e estável.

 


Logo após a instalação do programa somos levados a uma análise inicial completa. Essa análise pode ser realizada, ou interrompida a qualquer altura, permitindo o utilizador aceder à interface inicial.
 
 
Nesta interface/janela inicial temos acesso ao estado do computador, às diversas funções e análises existentes assim como a um menu que nos permite ver todas as funções do programa como uma lista.
 
 
Voltando à interface inicial, existem então 4 “grandes” itens. Quando o rato passa por cima dos botões/texto, estes expandem com um bonito efeito e mostram mais informações acerca das funções que estão ativas, das ferramentas mais utilizadas, e permitem iniciar tarefas manualmente – como uma verificação e limpeza automática, por exemplo.
 
 
 
 
No Advanced SystemCare existem duas manutenções principais: A manutenção rápida – que faz uma limpeza rápida, mais superficial e apenas das áreas mais comuns a gerarem “problemas”, e a manutenção profunda que verifica o sistema a fundo, à procura de ficheiros inúteis, erros no registo, malware etc.
 
Temos ainda acesso a ferramentas específicas – que, nas manutenções acima mencionadas, são utilizadas em conjunto – caso queiramos apenas verificar determinada zona do sistema.
Em igualdade com outras suites de manutenção, o Advanced System Care trás também um “ modo boost” para o sistema – chamado de Turbo Boost – que desativa diversos componentes do Windows que reduzem a sua performance e otimiza todas as funcionalidades do sistema para que este corra com a maior rapidez possível – de notar que este modo não deve estar permanentemente ativado pois alguns dos elementos desativados são importantes para o sistema a longo prazo.
 
Manutenções
A manutenção rápida do Advanced SystemCare “afeta” 5 áreas principais do sistema: Existência de Malware, reparação do registo, reparação de atalhos, limpeza de privacidade e limpeza de ficheiros inúteis.
 
 
Assim que a verificação está concluída, podemos então mandar o programa corrigir os diversos problemas encontrados.
Caso o utilizador não queira estar a “mandar corrigir”, ambas as manutenções – a rápida e a profunda – têm uma opção de analisar e corrigir, que funciona de forma autónoma sem intervenção do utilizador.
 
Focando agora a manutenção profunda, esta análise é muito mais abrangente e permite corrigir problemas e otimizar o sistema de uma forma muito mais ampla.
A manutenção profunda faz: remoção completa de malware, reparação profunda do registo, desfragmentação do registo, otimização do sistema, otimização do arranque, reparação de atalhos, limpeza de ficheiros inúteis, defesa de segurança (para prevenir a instalação de malware no sistema), análise de erros no disco, reparação de vulnerabilidades e desfragmentação do disco.
 
 
Uma das grandes “bandeiras” do Advanced System Care, que a nosso ver é uma mais-valia, é a verificação do sistema no aspeto da segurança. O programa permite corrigir vulnerabilidades, proteger áreas do sistema e remover os tipos de malware mais comuns.
 
Apesar de não ser um antivírus – o Advanced System Care não pode ser utilizado como software de proteção, pois trata-se de um complemento – o programa ajuda imenso a livrar o computador de diversos spywares que se espalham pela internet, e que nem sempre os programas antivírus conseguem detetar/remover.

Ferramentas
As funcionalidades do Advanced Sytem Care são mesmo muitas. O programa trás um autêntico armamento de otimização e reparação, pronto para satisfazer as necessidades dos utilizadores mais exigentes. Eis algumas das mais importantes:

“Limpar Registo” – verifica o registo do Windows e remove os diversos erros que nele podem existir.
 

 
“Limpador de disco” – Remove ficheiros inúteis, desnecessários para o funcionamento do sistema.
 
 
“Disk Doctor” – Analisa e corrigir problemas no disco.
 

 
“Win Fix” – Permite analisar e corrigir diversos problemas do Windows, assim como repor imensas configurações de origem.


 
ActiveBoost
O Advanced System Care trás também um sistema que otimiza o Windows em tempo real. Isto é feito através da aceleração dos mais variados processos do Windows, e das aplicações que estão instaladas na máquina.

Temos acesso ao estado dessa função, na janela principal do Advanced System Care, na zona inferior central da janela. Quando clicado, temos acesso a um histórico de otimizações efetuadas.
 
 
 
Com tantas funcionalidades, torna-se claro que, possivelmente, algo poderá correr mal – Apesar do cuidado da parte dos desenvolvedores em manter o programa longe dos registos e configurações importantes, uma manutenção poderá remover itens do registo necessários para o funcionamento de determinado programa e, dessa forma, causar transtornos ao utilizador. No entanto, tudo isso é minimizado com o “Centro de Recuperação”.

Ao clicar no botão “Recuperar” na interface principal do Advanced SystemCare, temos acesso a uma interface que nos permite restaurar manutenções ao registo feitas pelo programa, assim como criar pontos de restauro do Windows – ou iniciar um processo de restauro do mesmo.
 

 
O Advanced SystemCare trás ainda um grande leque de opções e configurações. É possível instalar temas e configurar o funcionamento das diversas ferramentas, tudo a partir de uma só janela.
 

 
O programa tem ainda atualizações automáticas, suporte técnico online e uma ligação “à nuvem” para manter o programa atualizado com as mais recentes regras dos novos programas que aparecem, e definições de malware que vão sendo adicionadas.

Versão Free e versão Pro
O Advanced System Care está disponível em versão Free e em versão Pro. A versão Free tem diversas limitações e algumas ferramentas estão desativadas – como, por exemplo, o Acelerador de Internet, o desfragmentador de disco, o analisador de ficheiros iguais (clonados) e o limpador de registo.

Considerações finais.
O Advanced SystemCare é um verdadeiro canivete suíço para a manutenção, limpeza e otimização do Windows. As suas funções são tantas que o utilizador irá, muito provavelmente, sentir-se perdido nos primeiros momentos de contacto com o programa. No entanto, a sua interface intuitiva faz com que tudo se torne mais fácil após uma breve exploração do que este tem para oferecer.
 
No nosso PC de teste, a diferença foi tremenda. Ao fim de 2 horas a usar o Advanced SystemCare o computador demonstrava uma performance bastante superior e tempos de resposta há muito não vistos.

Apesar de tentarmos explicar o mais possível acerca do Advanced SystemCare, acreditamos que apenas “arranhamos” um pouco do que o programa tem para oferecer. Por isso, convidamos os nossos leitores a experimentarem o programa e tirarem as suas próprias conclusões e opiniões acerca do Advanced SystemCare, de certo que o vosso computador agradece.
 
Pontos Positivos
- Excelente abrangência de manutenção e reparação do Windows.
- Fantásticas utilidades para configurar e personalizar determinadas partes do sistema.
- Interface bonita e intuitiva.
- Leve no sistema durante a utilização em background.
- Funções autónomas.
- Otimização em tempo real.
- Aceleração do Windows em tempo real.
- Excelente tempo de abertura

Pontos negativos

Apesar das imensas funcionalidades e possibilidades que o Advanced System Care nos proporciona, encontrámos diversos pontos que deveriam receber mais atenção por parte da equipa de desenvolvimento:
- A tradução para Português está boa, no entanto, muitos campos de texto no programa encontram-se “cortados” devido a terem sido pensados para a língua inglesa em que as palavras ocupam menos espaço.
- Durante as verificações das manutenções, o PC quase que bloqueia totalmente devido à extrema utilização do processador. (Intel P6100 2.0Ghz, 4Gb Ram ddr3, Seagate 320Gb Sata-II 3gb/s 7200rpm), sendo que para poder correr a verificação sem qualquer problema, foi necessário fechar praticamente todos os programas abertos.
- Algumas partes do programa ainda se encontram em Inglês.
- O ícone “Pro” é visível no explorador de ferramentas, mesmo estando a versão Pro ativada, o que pode induzir alguns utilizadores em erro.
 
 Mais Informações : IObit Advance System Care
 Download : IObit Advanced System Care Free
 Passatempo : Ganha 1 Licença do IObit Advanced System Care Pro
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 7463 vezes Modificado em Mar. 28, 2012
Top