O Ensino Português vai estar em destaque na BETT 2018, uma das maiores feiras de educação do mundo, em conjunto com a Microsoft. A BETT realiza-se desde 1985 e nesta edição conta com 850 empresas, mais de 100 startups que desenvolvem soluções de educação baseadas em tecnologia e mais de 34.700 participantes de 131 países da comunidade global de educação.

A escolaglobal@® vai partilhar o seu caso de sucesso no painel Solutions Showcase, que se realiza no dia 24 entre as 14h30 e as 15h15.

A missão portuguesa vai apresentar uma reflexão sobre o projeto TeK.escolaglobal, desenvolvido em parceria com a Microsoft e com a ACER. Todos os 650 alunos do agrupamento de escolas - que inclui o Externato Paraíso dos Pequeninos e o Colégio das Terras de Santa Maria - desde a creche até ao final do ensino secundário - têm um computador portátil com Windows 10, Office 365, Skype, Yammer, Sway, OneNote, OneDrive, OfficeMix e outras ferramentas de utilização diária, na escola e em casa, de forma a potenciar e promover o desenvolvimento das suas competências educativas.

“A tecnologia é integrada a 100% nas aulas desde os 2 aos 17 anos, uma vez que este método imprime uma dinâmica totalmente distinta à aprendizagem, instando a criatividade e incrementando a motivação dos alunos. Dado o sucesso deste método de ensino, não se trata de um projeto piloto, mas de um projeto a longo prazo e muito nos honra poder mostrá-lo a agentes de educação de todo o mundo”, refere Nuno Moutinho, Diretor da escolaglobal@®.

“Além das aulas presenciais onde a tecnologia é essencial, são realizadas vídeo-aulas que permitem aos alunos rever a matéria em casa, as vezes necessárias. Desta forma, são envolvidos não só os professores, os alunos, os encarregados de educação e a própria Direção da escola. Com estas vídeo-aulas fomentamos também a vertente prática e a discussão dos temas em sala de aula desde muito cedo”, conclui o responsável.

A escolaglobal@® é uma Microsoft Showcase School desde 2015 e inaugurou, em junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL), uma sala de aula do futuro, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas “soft skills” ou competências do séc. XXI. Neste ano letivo, a escola passou a incorporar atividades STEM no currículo dos seus alunos, da Creche ao Secundário, utilizando os notebooks com Windows 10.

Para Vânia Neto, diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, “a utilização de tecnologias na Educação tem contribuído para uma nova dinâmica no Ensino, quer por parte dos professores quer por parte dos alunos que se sentem motivados. Acreditamos que podemos liderar pelo exemplo na Educação em Portugal, motivo pelo qual nos empenhámos por garantir a presença de um caso português numa das maiores feiras de educação do mundo. A modernização das metodologias de ensino e dos espaços de aprendizagem é decisiva para formar cidadãos mais capazes e melhor preparados para responder aos desafios de uma era cada vez mais global e exigente”.

Além deste caso de sucesso português, na agenda da BETT 2018 está ainda prevista a participação do Professor Inovador Kyriakos Koursaris, que vai apresentar um workshop sobre como ensinar Música através do Minecraft: Education Edition, no dia 26, pelas 15h00.

A equipa mundial de Educação da Microsoft irá também partilhar com a audiência tendências, experiências, revelar os produtos e serviços desenhados especificamente para a área de educação e desvendar como estas soluções estão a ser aplicadas um pouco por todo o mundo com resultados ímpares. Anthony Salcito, vice-presidente da área de Educação da Microsoft e Barbara Holzapfel, diretora-geral para a área de Educação serão os keynotes speakers e darão a conhecer os últimos estudos sobre o que as salas de aula de 2030 precisarão para ser bem-sucedidas e a forma como a tecnologia tem alterado o sistema de Ensino.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 251 vezes

1 comentário

  • Ligação de comentário Maria Glória Gomes Maria Glória Gomes Jan. 25, 2018

    10:34 de 25-01-2018
    De:Maria Glória Gomes
    maria_gloria@portugalmail.pt-tudo minusculo
    Exmos Srs,

    Exma Senhora Vânia Neto

    Eu, Maria Glória vivo no Norte, formadora após ter conhecimento via online da inovação tecnológica Santa Maria, pretendo se possível estar de perto via CD/outros no ensino e Workshop na música com a Senhora Professora Kyriakos Koursaris através De Minecraft e Btt 2018.
    Fico a aguardar uma informação logo que possível,
    Atentamente,
    MGlória

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top