Se tem alguma coluna da Sonos ou da Bose ligada à sua rede Wi-Fi doméstica e já ouviu alguns sons estranhos, a boa notícia é que a sua coluna não está assombrada. No entanto, a má notícia é que alguém pode ter conseguido aceder remotamente ao seu sistema de som. Importa salientar que somente uma pequena fração das colunas Sonos e Bose estão vulneráveis.

A questão foi identificada pela primeira vez por investigadores da Trend Micro e relatada pela Wired. Certas colunas Bose e Sonos podem ser encontradas on-line através de uma análise muito superficial. Embora apenas uma fração destes sistemas esteja vulnerável, os criminosos podem aceder a diversos serviços conectados, como o Spotify e Pandora, para além de poderem também interagir com sistemas inteligentes que se encontrem nas proximidades, como o Amazon Echo ou o Google Home.

A Sonos esclareceu num e-mail que enviou para a conhecida revista Wired que os altifalantes que se encontram expostos a este problema, estão a ser utilizados em redes domésticas mal configuradas. Ainda assim, a empresa lançou uma atualização de software que limita a quantidade de dados a que um utilizador pode aceder neste tipo de hack. No que diz respeito à Bose ainda não existe até este momento, qualquer posição oficial.

Mais uma vez, importa considerar que isto afeta um conjunto muito pequeno de utilizadores. Ainda assim é um aviso para a importância de se ter sempre um router bem configurado e pouco exposto ao mundo da Internet. É que o perigo está à espreita em cada esquina.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 143 vezes
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top