A Apple confirmou a presença de uma falha de segurança no macOS. De acordo com a informação disponibilizada, a vulnerabilidade está presente no MacOS High Sierra e permite que qualquer pessoa com acesso ao computador obtenha privilégios de root, ou seja de administração, sem que haja necessidade de ter uma palavra-passe. Tudo o que é necessitário é colocar root no campo do nome de utilizador, deixar a palavra-passe em branco e posteriormente carregar na tecla Enter várias vezes (ou dar um clique várias vezes no botão login).  Deste modo, vai conseguir aceder à máquina como super utilizador, o que significa que terá privilégios de leitura e gravação em todos os ficheiros do sistema, incluindo em tudo o que está noutras contas do MacOS.

No entanto, e como solução alternativa (enquanto a Apple não disponibiliza uma correção para o problema) basta que o utilizador defina uma palavra-passe de root. Assim, neste caso, basta que o utilizador vá até ao terminal e após a janela se abrir, escreva “sudo passwd -u root” (sem as aspas). De seguida basta inserir a palavra-passe atual e definir uma nova password para o utilizador root. A partir deste momento já não estão à mercê desta falha.

A Apple já fez saber que está ao corrente deste problema, estando já a trabalhar na sua correção.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 232 vezes

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top