“A inteligência artificial já está a ter um impacto profundo nas estratégias comerciais tradicionais e na investigação científica e a maioria dos administradores de empresas assumem-na como uma prioridade para o futuro. Para realmente se tirar partido da grande quantidade de dados disponível no dia-a-dia, os nossos clientes devem adotar a IA como um veículo para atingir o sucesso dentro do mundo competitivo que predomina na atualidade”, afirma Kirk Skaugen, presidente do Data Center Group da Lenovo. “Com o nosso centro de inovação global de IA recém-inaugurado, proporcionaremos uma ampla gama de produtos e serviços com a qual ajudaremos a levar e a implementar os avanços da IA na vida real”.
A Lenovo e os seus clientes fazem da IA uma realidade para melhorar negócios e resultados sociais
A Lenovo está a associar-se a clientes enquanto estes exploram a capacidade da IA no sentido de permitir uma investigação verdadeiramente inovadora e avançar nos esforços humanitários realizados a nível global, tanto na identificação de curas para doenças, como na compreensão do verdadeiro impacto das alterações climáticas.
Na agricultura, por exemplo, 70% do total da água consumida em todo o mundo é água doce, e até 2050, espera-se que sejam necessários mais 10% dos recursos hídricos disponíveis para suportar o aumento no abastecimento de alimentos necessário para satisfazer o crescimento considerável esperado na população. Como a disponibilidade de água doce para a agricultura é cada vez mais escassa, torna-se fundamental identificar as áreas de escassez de alto risco antecipadamente e administrar os recursos hídricos existentes para minimizar os efeitos negativos sobre a produção de alimentos, tanto em benefício da sociedade como para o trabalho dos agricultores locais no geral.
Os investigadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte (NCSU), em colaboração com a Lenovo, estão implicados neste desafio global. Através de um processo de análise de imagens geoespaciais baseado na IA, a NCSU aplica algoritmos de aprendizagem profunda para reconhecer as terras agrícolas, identificar cultivos agrícolas, monitorizar as condições do solo e calcular a água necessária para a criação de mapas de determinação de zonas de seca. As mesmas técnicas de IA ajudam os agricultores locais e globais a examinar a saúde das suas culturas e solos para uma gestão eficiente dos recursos hídricos e energéticos durante a rega e melhorar desta forma a rentabilidade e conservação dos recursos naturais, que são, em muitas ocasiões, escassos.
Na University College London (UCL), os investigadores estão a reconstruir eventos de colisão de partículas de alta energia com a experiência ATLAS do Grande Colisor de Átomos (LHC) do CERN, o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo. Este trabalho é fundamental para abordar algumas das questões mais fundamentais sobre a origem do universo. No entanto, a crescente intensidade de colisões no LHC tem vindo a desafiar as técnicas de reconhecimento tradicional, que exigiam, ocasionalmente, quantidades fora do alcance dos recursos informáticos atuais.
Através da colaboração com a Lenovo, os investigadores da UCL assumiram o objetivo de aplicar a IA para reconstruir as trajetórias das partículas, usando dados gráficos proporcionados pelo ATLAS, de forma muito mais eficiente que os métodos tradicionais. Este enfoque otimiza os recursos tecnológicos e também pode ajudar a UCL a avançar com a sua investigação na reconstrução de eventos muito mais complexos.
A Lenovo ajuda os clientes a descobrir como a IA permite a transformação digital
Através do aumento do investimento da Lenovo em novas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em IA em mil milhões de euros, o Lenovo Data Center Group está a gerir três novos centros de inovação em AI em Morrisville na Carolina do Norte, Estugarda na Alemanha e Pequim, na China. Todos estes centros foram concebidos para ajudar os seus clientes a descobrir a forma como a IA pode ajudar a gerir grandes negócios ou desafios humanitários. Mais de 100 cientistas da Lenovo especializados em dados e desenvolvimento de IA, já estão a trabalhar para criar soluções habilitadas para esta tecnologia, como a função de poder analisar e detetar tumores através de imagens, ajudando os médicos a determinar o melhor tratamento. Os clientes da Lenovo podem aceder aos serviços oferecidos pelo centro de inovação de forma remota, além de terem a oportunidade de testar e aperfeiçoar aplicações e cargas de trabalho dentro de uma variedade de sistemas, otimizada para alto rendimento. Além disso, podem unir-se a uma comunidade repleta de parceiros especialistas e cientistas de dados, bem como outros clientes, para partilhar perspetivas e aprendizagens com o objetivo de ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo.
A Lenovo usa a IA para se concentrar no cliente
Com uma parte significativa da adoção da IA a ser desenvolvida a partir da inteligência, a Lenovo tem experiência suficiente para tornar realidade os projetos de IA dos clientes. A Lenovo vê o percurso dos clientes para a inteligência artificial como um processo de três fases:
- Descobrir: Ajudar a descobrir o potencial e os benefícios da IA para a aplicar num vasto conjunto de casos;
- Desenvolvimento: Proporcionar um hardware otimizado de IA e a seleção de trabalhos de IA para levar a cabo o desenvolvimento de aplicações de IA
- Implantação: Implantação acelerada com soluções “end-to-end” simplificadas e um serviço profissional especializado
“Acreditamos que as máquinas não substituirão os seres humanos e que permitirão aumentar e ajudar nas nossas ações em todos os aspetos da vida, uma visão a que chamamos de inteligência aumentada. Trabalhar com IA é uma tarefa complexa. Requer uma potência de processamento significativa e um nível de conhecimentos técnicos que não costuma estar disponível nos nossos clientes”, diz Madhu Matta, Vice-Presidente e Diretor-Geral do departamento de IA e HPC da Lenovo DCG.
“Criámos um ecossistema “end-to-end” que nos permite apoiar os nossos clientes em cada passo que dão, para explorar estratégias de IA e aplicar o poder da inteligência aumentada”.
Fornecer capacidades de IA com soluções e serviços informáticos completos e de alto desempenho
A inteligência artificial, a aprendizagem automática e as cargas de trabalho de aprendizagem profundas exigem uma base flexível, ágil e de alto rendimento tecnológico (HPC) – infraestruturas otimizadas para operar. Para capacitar os clientes que procuram estas capacidades transformadoras, a Lenovo anunciou uma oferta específica para estas futuras cargas de trabalho:
- Novos GPUs para ThinkSystem SD530, incluindo assistência para os mais recentes aceleradores NVIDIA® Volta Tesla® V100 GPU e processadores Intel Xeon Scalable Systems Family. O ThinkSystem SD530 é facilmente adaptável para os clientes que procuram o poder e a escala em grandes e complexos entornos como a computação de alto rendimento ou definidos por software. Como o novo Tesla V100, o ThinkSystem SD530 converte-se numa potente opção para aplicações de IA, incluindo cargas de trabalho em escala.
- Lenovo Intelligent Computing Orchestrator (LiCO), uma gestão potente com um interface intuitivo que ajuda a acelerar o desenvolvimento de aplicações de IA. A LiCO inclui os recursos mais conhecidos em código aberto de IA, supervisiona a formação de redes neuronais, horários de carga de trabalho de IA em múltiplos entornos e é capaz de trabalhar através de provedores com soluções diferentes.
Com os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software na HCP da Lenovo, além da abertura dos seus três centros de inovação globais para consultas e testes de IA, a Lenovo oferece aos seus clientes, independentemente do seu tamanho, uma rota para conseguir uma implantação completa, “end-to-end” e rentável de IA.