A Altice/PT, concretizando a sua estratégia de desenvolvimento de redes de acesso de nova geração, tem vindo a investir de forma sustentada na modernização da sua rede móvel, preparando o caminho para a implementação do 5G em Portugal, posicionando o país como pioneiro nesta tecnologia e cumprindo os compromissos da Agenda Digital Europeia.

A maximização do investimento que o grupo está a fazer em Portugal na modernização da rede móvel, possibilita agora a evolução para o 4G+, que permite velocidades de acesso de até 1Gbps. Até ao final do ano, mais de 50% da população de Portugal Continental estará coberta com esta tecnologia de agregação de portadoras, tendo neste momento já cobertura as zonas do Algarve, Grande Lisboa e Grande Porto, Santarém, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Santa Maria da Feira, entre outras. Durante a semana em que se realiza o Web Summit em Lisboa, todas as linhas da rede do Metro de Lisboa serão dotadas de 4G+, sendo que a primeira linha onde esta solução será implementada é a linha vermelha, já no arranque do evento.

Hoje, no Web Summit 2017, a Altice/PT demonstra em ambiente comercial o potencial do 4G+, ao atingir velocidades de débito até 1Gbps num conjunto de terminais topo de gama e de última geração de vários fabricantes, como o Huawei Mate10 Pro, voltando a quebrar barreiras de velocidade de transferências de dados móveis na rede LTE.

O caminho para o 5G faz-se de uma forma evolutiva e gradual e, a par do investimento em 4G+, a Altice/PT está a trabalhar na implementação do “Programa 4,5G”. No ano passado, no Web Summit, a Altice/PT fez uma das primeiras demonstrações no mundo de 4,5G, em ambiente de laboratório, juntamente com a Huawei, tendo atingido velocidades de 1.7Gbps. De recordar ainda que em janeiro de 2017, a Altice Labs e a Ericsson celebraram um MoU que vem materializar a vontade de as duas entidades trabalharem no sentido de promover a adoção de tecnologias 5G. 

Hoje, graças à rápida evolução da tecnologia de redes móveis e dos terminais, a rede da Altice PT já suporta 4G+, tendo a mesma sido a base da cobertura móvel implementada pela Altice PT para o WebSummitt 2017 em particular na Altice Arena e na FIL, bem como no Metropolitano de Lisboa.

A Altice/PT tem sido pioneira na implementação e desenvolvimento das redes de nova geração em fibra ótica (este ano assinalam--se 10 anos de instalação do primeiro cliente de fibra da PT) e redes móveis em Portugal, onde são de assinalar o lançamento do primeiro pré-pago, da rede 3G, da primeira videochamada móvel, do primeiro teste em Portugal de 4G e na implementação da rede 4G.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 147 vezes
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top