A multinacional de tecnologia aumentou a sua quota respeitante ao jato de tinta profissional na Europa, alcançando 40% do mercado durante o primeiro trimestre deste ano.

O mercado de impressão profissional na região EMEA está já valorizado em 38 mil milhões de euros, de acordo com o IDC.

 A Epson, conhecida pela sua vasta experiência em tecnologias de impressão digital, comunicação visual, wearables e robótica, está a realizar uma forte aposta na tecnologia de jato de tinta, contando já com 40% do mercado europeu de jato de tinta profissional, segundo dados relativos ao primeiro trimestre de 20171.

A multinacional tecnológica focou-se em impulsionar o jato de tinta como uma tecnologia altamente flexível e eficiente, que proporciona vantagens específicas para as empresas e mostra-se mais benéfica do que outras tecnologias presentes no mercado atualmente. Um segmento no qual a empresa prevê continuar a crescer durante os próximos anos.

A importante aposta da Epson no jato de tinta, suportada por um investimento de 400 milhões de euros em novas unidades de produção no Japão e noutros mercados, recebeu um impulso adicional com um investimento de mais 185 milhões de euros. Este investimento destinou-se a desenvolver a tecnologia de jato de tinta da Epson, PrecisionCore, ao longo dos próximos anos. O lançamento, no início deste ano, da gama Epson Workforce Enterprise, contribuiu também para reforçar o mercado da tecnologia de jato de tinta de alta velocidade – que se prevê que venha a produzir excelentes resultados, segundo dados da IDC2.

Ernest Quingles, Vice-Presidente de Business Sales da Epson Europe e CEO da Epson Portugal, Espanha e França, afirma: “O nosso compromisso com a I&D, o nosso forte investimento e a nossa estratégia comercial estão firmemente associados ao jato de tinta, uma vez que este continua a dar provas da sua resiliência e do seu valor acrescentado enquanto tecnologia ideal para as empresas. A reinvenção que esta tecnologia tem vivido nos últimos anos, permitiu consolidá-la e mantê-la relevante durante quase 70 anos. Acredito firmemente que o jato de tinta continuará a ganhar terreno no mercado profissional, pelas suas vantagens ambientais e em termos de redução de custos”.

Esta posição constitui a base da estratégia da Epson para continuar a aumentar a sua quota no setor da impressão profissional na região EMEA, um mercado que representa já 38 mil milhões de euros, segundo previsão da IDC3. “À medida que o setor se consolida, algumas marcas desaparecerão e formar-se-ão vencedores e perdedores no mercado”, adverte Phil Sargeant, da IDC.

A IDC prevê ainda que o mercado de impressão a jato de tinta global cresça a um ritmo de 5,6% na Europa Ocidental até 20214. Segundo a empresa, o impacto da tecnologia de jato de tinta no mercado empresarial continuará a conquistar espaço às impressoras a laser que se espera que, nas categorias monocromáticas e a cores, diminuam 5,1% e 4,3%, respetivamente. Neste contexto, a Epson registou um aumento de 15% da sua quota de mercado no jato de tinta profissional em apenas dois anos, passando de cerca de 25% no primeiro trimestre de 2015 para 40% no primeiro trimestre de 20175.

“Os relatórios, testes e comparações no setor mostram hoje aquilo em que sempre acreditámos: a tecnologia de jato de tinta está a ultrapassar as suas concorrentes em termos de desempenho e eficiência. Com a impressão a continuar a ocupar um importante lugar nas nossas vidas – em casa e no escritório – as empresas que optarem por investir na tecnologia de jato de tinta podem reduzir até 99% a produção de resíduos, baixar em 96% o consumo energético e dedicar 98% menos de tempo à manutenção e intervenções nos equipamento6”, afirma Ernest Quingles. “As inovações no jato de tinta conseguem dar resposta direta às necessidades atuais das empresas e, como resultado disso, estamos a assistir a uma mudança da tecnologia laser para o jato de tinta no mercado da impressão profissional na Europa. As empresas estão a tornar-se conscientes das vantagens financeiras, ambientais e sociais que esta tecnologia oferece, o que se reflete nas vendas do mercado europeu de impressão a jato de tinta”, acrescenta.

Para além da impressão no ambiente empresarial, a tecnologia de jato de tinta tem revelado a sua adaptabilidade às diferentes necessidades do mercado e está a protagonizar mudanças radicais em vários segmentos profissionais, como a produção de moda e tecidos decorativos, a impressão de packaging inovador e de sinalética de grande formato, permitindo processos de produção de pequena tiragem, ao mesmo tempo que reduz os custos e o desperdício.

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