Baptizado com o nome de LSST (Large Synoptic Survey Project) o novo telescópio começa a captar imagens a partir de 2013 e a sua câmara de três mil megapíxeis é o maior instrumento digital jamais desenhado garantindo que, a cada noite, o equipamento possa acumular 30 terabytes de informação gráfica.

Bill Gates, o multimilionário fundador da Microsoft, visitou o projecto na Universidade do Arizona e, rendido pelas capacidades deste aparelho pioneiro, doou de imediato dez milhões de dólares (cerca de 6,76 milhões de euros) para ajudar ao seu desenvolvimento.

O LSST ficará situado numa cúpula com 40 metros de altura, no topo do Cerro Pachón, no Norte do Chile (nos Andes), 2682 metros acima do nível do mar.

Concebido por uma equipa de 50 astrónomos de 23 universidades dos Estados Unidos, o megatelescópio LSST permite, através de três lentes refractárias e um espelho gigante de 8,4 metros de diâmetro, obter um panorama detalhado de todo o universo visível, algo nunca antes conseguido.

O telescópio permitirá ainda traçar um mapa tridimensional da Via Láctea, investigar o Cinturão de Kuiper - conjunto de corpos celestes que giram na órbita do Sol - e fará o rastreio dos asteróides mais próximos da Terra.

 Fonte : Exame Informática

 Publicidade :
{mosgoogle}

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2012 vezes
Top