A Fujitsu na Finlândia está a apoiar uma nova iniciativa, tirando partido da inteligência artificial de modo a melhorar a detecção e tratamento da diabetes durante a gravidez. O projecto pretende melhorar o tratamento e monitorização das grávidas usando uma aplicação móvel para rastrear e medir factores chave relacionados com o estilo de vida e dados de glucose no sangue. A Fujitsu disponibiliza serviços de integração de dados e modelação, além de criar uma interface de utilização que permite que os profissionais de saúde visualizem os dados dos pacientes, de maneira a poderem recomendar tratamentos personalizados.

A diabetes gestacional ocorre quando o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina – uma hormona que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – para ir ao encontro das necessidades adicionais que surgem durante a gravidez. Regra geral, não provoca quaisquer sintomas, mas pode levar a partos prematuros ou a dificuldades durante o nascimento da criança. O novo projecto está a ser executado através da CleverHealth Network finlandesa e é coordenado pelo Hospital Universitário de Helsínquia, que pertence ao Centro Hospitalar de Helsínquia e Uusimaa (HUS). Através de Machine Learning é possível analisar dados de cuidados de saúde e fornecer aos profissionais desse sector informações mais detalhadas sobre a saúde das futuras mães que poderão estar em risco acrescido de sofrer de diabetes durante a gravidez, além de fornecer orientação e tratamento à medida dos perfis de risco e das necessidades individuais.

De acordo com o HUS, das 52.000 mulheres que dão à luz na Finlândia todos os anos, aproximadamente 18 por cento – quase 10.000 – são diagnosticadas com diabetes gestacional. Destas, cerca de metade desenvolve mais tarde diabetes de tipo 2, na qual o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina. Isto representa 5.000 novos diabéticos por ano, cujo tratamento total custa um acumulado de 28 milhões de euros. O projecto da CleverHealth Network pretende melhorar o tratamento e a monitorização da diabetes gestacional. Para o fazer, está a desenvolver uma aplicação móvel para medir e armazenar dados relacionados com os níveis de glucose no sangue da mãe, a sua actividade física, nutrição, pulsação e peso diário – e disponibilizá-los aos profissionais de saúde em tempo real.

A Fujitsu é responsável por disponibilizar serviços de integração de dados e modelação de modo a garantir que os dados são compatíveis tanto com o sistema de dados do HUS como com o Registo Nacional de Saúde Pessoal da Finlândia (Kanta PHR). Este é um repositório nacional de dados ao qual cada cidadão pode aceder de modo a gerir os seus próprios registos de saúde. A Fujitsu também está a desenhar uma interface de utilizador que irá permitir que os profissionais de saúde interpretem facilmente a informação.

Mikko Lampinen, Responsável pelas Vendas de Sector Público e de Cuidados de Saúde da Fujitsu Finland, afirma: “Este projecto envolve a combinação de múltiplas tecnologias desenvolvidas pela Fujitsu no Japão e na Finlândia, de modo a criar uma nova plataforma de serviço que aproveita dados de sensores e análises. Além de ser possível extrair informações úteis, é importante apresentar os dados de forma significativa e clara, proporcionando uma análise passível de ser utilizada pelos profissionais de saúde. Consequentemente, estamos a desenhar uma interface que sinaliza claramente quaisquer anomalias, além de mostrar todos os dados principais num único relance.”

O projecto está a usar Machine Learning para fornecer orientação e tratamento à medida das necessidades individuais de cada paciente, tendo por base o seu perfil de risco único. A implementação da IA também torna possível prever tanto a saúde futura da mãe como do bebé de uma forma sem precedentes. Por exemplo, informações obtidas através da IA podem prever os níveis futuros de glucose no sangue de uma mãe, além do peso e do índice de massa corporal (IMC) que a sua criança terá ao nascer, o que torna possível fornecer conselhos preventivos bastante direccionados relativamente ao estilo de vida e às escolhas alimentares.

Aki Lindén, CEO do HUS, afirma: “Os dados únicos recolhidos a partir do HUS e pela maternidade do Hospital da Universidade de Helsínquia – um dos maiores da Europa – é um excelente ponto de partida para a colaboração entre vários stakeholders. Temos uma oportunidade notável de revisitar como podemos prevenir e tratar muitos problemas médicos através da integração de investigação de alta qualidade na prática clínica de modo a desenvolver um serviço totalmente novo. A agilidade do ecossistema CleverHealth Network tem-nos permitido avançar rapidamente e agora estamos a começar a desenvolver novos serviços para este primeiro projecto de desenvolvimento."

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2496 vezes
Top