A Philips Lighting líder mundial em iluminação, acaba de disponibilizar a Light Fidelity (LiFi), uma tecnologia na qual a iluminação LED de alta qualidade proporciona uma ligação à Internet de banda larga através das ondas de luz. Sendo a empresa de iluminação da Internet das Coisas, a Philips Lighting é a primeira empresa global de iluminação a disponibilizar luminárias preparadas para a LiFi no seu atual portefólio de luminárias de escritório.

"O potencial da LiFi na atual era digital é enorme, e, enquanto empresa líder mundial na área da iluminação, orgulhamo-nos de sermos pioneiros na oferta de serviços novos e inovadores aos nossos clientes", afirmou Olivia Qiu, Diretora de Inovação, Philips Lighting.

"Ao contrário das frequências de rádio, que estão a ficar congestionadas, o espetro da luz visível é um recurso inexplorado, com uma grande largura de banda adequada à ligação estável e simultânea de um grande número e tipo de dispositivos da Internet das Coisas. Enquanto empresa de iluminação, garantimos que os nossos clientes desfrutam de uma luz de grande qualidade e eficiência energética, acompanhadas de uma conectividade da última geração.

Ligação à Internet de banda larga e iluminação de qualidade em simultâneo

A LiFi é uma tecnologia sem fios bidirecional e de alta velocidade semelhante ao WiFi, mas que utiliza as ondas de luz em vez das de rádio para transmitir dados. As luminárias de escritório da Philips Lighting dotadas da tecnologia LiFi garantem uma ligação de banda larga à velocidade de 30 Mb por segundo (Mb/s) sem comprometerem a qualidade da iluminação. A 30 Mb/s, os utilizadores podem transmitir vários vídeos com qualidade HD, em simultâneo e durante as suas videoconferências.

A Icade, uma empresa francesa de investimento imobiliário, está a conduzir um programa piloto desta tecnologia inovadora no seu escritório inteligente no La Defense, em Paris. "A LiFi é capaz de inovar radicalmente os escritórios. Enquanto líderes do nosso mercado, queríamos explorar as possibilidades desta tecnologia para os clientes atuais e futuros. Queremos demonstrar a tecnologia no nosso escritório inteligente no La Defense, portanto, e para além da conectividade estável, a qualidade da luz é crucial para nós", afirmou Emmanuelle Boulin, Responsável pela Divisão de Investimento em Património Comercial da Icade.  

 

Vantagens da LiFi

A LiFi tem vantagens em relação ao WiFi, porque pode ser usada em locais nos quais as radiofrequências possam interferir com o equipamento, como os hospitais, ou onde os sinais WiFi não tenham alcance ou potência suficientes, como no subsolo. Outros exemplos de utilização incluem ambientes que exijam segurança elevada; por exemplo, a secção administrativa de uma instituição financeira ou de um serviço estatal. A LiFi acrescenta uma camada adicional de segurança, uma vez que a luz não pode atravessar paredes sólidas e deverá estar sempre na linha de visão para se poder aceder à rede.

Como é que a LiFi funciona?

Todas as luminárias estão equipadas com um modem integrado que modula a luz a velocidades impercetíveis ao olho humano. A luz é detetada por uma chave/dongle USB de LiFi, ligada à tomada ou porta de um computador portátil ou tablet (esta tecnologia deverá vir a estar incorporada nos computadores portáteis e demais dispositivos). O dongle USB (ou chave anticópia) de LiFi passa os dados à luminária através de uma ligação de infravermelhos. Graças às luminárias Philips preparadas para a LiFi, os clientes beneficiam da dupla vantagem de terem uma boa luz LED energeticamente eficiente e uma ligação altamente segura, estável e robusta, uma vez que a LiFi possui um espetro 10 000 vezes maior que o do WiFi.

Porquê Usar a LiFi da Philips Lighting?

A Philips Lighting é pioneira na disponibilização de passagens ininterruptas entre pontos de luz; isto significa que, quando os utilizadores se deslocam de um lado de um grande escritório para outro, nunca perdem a sua ligação, uma vez que a transição entre pontos de luz se faz de modo contínuo. A zona de cobertura garantida pelas luminárias Philips preparadas para a LiFi é, de resto, tida como a mais larga do mercado. A empresa tem luminárias normais de escritório preparadas para a LiFi que fornecem luz de grande qualidade e eficiência energética.

A Philips Lighting dispõe das luminárias de iluminação descendente Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace, ambas preparadas para a LiFi. 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2333 vezes
Tagged em
Top