Alguma vez retardou o início de uma viagem de carro até ter escolhido a música adequada para a mesma? Joe Goddard, da banda Hot Chip, tem a resposta.

A sua nova canção “Momentum” incorpora o último pensamento científico sobre as seleções musicais que podem melhorar o nosso estado de espírito nos percursos diários de condução.
 
Segundo um estudo encomendado pela Ford com a Spotify e a Universidade de Nova Iorque (NYU), a música com um ritmo propício para conduzir é a melhor. Surpreendentemente, canções tristes que têm um tom melancólico funcionam igualmente bem como as que são alegres.
 
Para esta canção, Goddard consultou Amy Belfi, uma neurocientista cognitiva da NYU, que conduziu esta nova investigação sobre a ciência do som e emoção quando em movimento. O tema resultante é uma homenagem do elemento dos Hot Chip ao seu amor pelas grandes bandas sonoras ao volante.
 
“Inspirei-me para criar uma peça de música que fosse tranquilamente otimista no estado de espírito em vez de totalmente eufórica,” disse Goddard. “Comecei a pensar em ocasiões em que regressava a casa tarde depois de ter estado em eventos DJ ao longo de todo o Reino Unido. Ouvir música no carro quando não temos interrupções e podemos aumentar o volume, foi quando tive algumas das melhores experiências musicais de sempre.”
 
“Eu queria tornar a canção bastante livre e dar essa sensação de energia coletiva que pode fazer uma audiência perder a cabeça quando bem feira.”
 
Goddard também compilou uma exclusiva playlist para usar ao volante para a Ford e a Spotify, com artistas tão diversos como Gladys Knight and the Pips, Depeche Mode e Yellow Magic Orchestra. Esta lista pode ser acedida no Spotify em http://spoti.fi/2u7Rbbd .
 
A investigação realizada por Belfi revelou que eleger a música certa para a deslocação no automóvel pela manhã pode aumentar o ânimo do condutor até duas horas. Seguir-se-ão outras músicas criadas para colocar um sorriso duradouro nos nossos rostos nas nossas deslocações para e de regresso do trabalho do duo alemão de música de dança eletrónica, Mat.Joe e da cantora britânica NAO. Cada composição será acompanhada por um vídeo produzido por VICE, que mostrará a evolução de cada canção.
 
“Estamos empolgados por poder partilhar os resultados deste estudo científico com os artistas, dando-lhes a oportunidade de criarem algo especial,” disse Marcel Breker, engenheiro da Ford Europa. “O sistema imersivo B&O PLAY no novo Fiesta oferece aos condutores o espaço perfeito para ouvir estas novas aventuras sonoras”.

A titulo de curiosidade, a Ford revela que o sistema áudio premium do novo Fiesta B&O PLAY integra 10 altifalantes e tweeters estrategicamente colocados no tablier do veículo e em redor do interior para criar um efeito de som de 360 graus. O sistema de 675 watts está otimizado com um processador digital de som e com um subwoofer de 200 mm, produzindo um som que parece ser muito maior que o próprio veículo. O sistema é gerido pelo Ford SYNC 3 Navigation e um ecrã táctil de 8 polegadas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 428 vezes
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top