Agora que o tempo começa a aquecer, é usual começarem-se a sentir os primeiros problemas relacionados com o aquecimento de computadores.

Uma das formas de manter o seu computador portátil mais fresco é optar pela aquisição de uma base de refrigeração, porém esta opção pode não ser suficiente, pois se por um lado permite manter a base do seu PC mais fresco, por outro lado pode ser uma forma de passar pó para o seu interior de forma mais direta. É precisamente este pó que pode muitas das vezes ser o causador do problema de sobreaquecimento do computador. Perante isto, torna-se ainda maior a necessidade de se limpar a ventoinha que se encontra no dissipador de calor e que tem tendência a acumular muito pó.


Este pequeno guia vai explicar passo-a-passo como limpar esta ventoinha permitindo assim manter o computador mais fresco, no entanto, ressalvamos o facto deste tipo de intervenção poder variar de modelo para modelo e de marca para marca.

 
Para começar devemos ter à mão duas pequenas ferramentas : um pequeno pincel e uma chave de parafusos.

Agora que já dispõe deste material vamos avançar com a abertura do chassi do computador. Em primeiro lugar assegure-se que o computador portátil está desligado. Depois vire-o. Vai verificar de seguida que existe uma tampa "selada" com pequenos parafusos.
 
Comece por abrir o computador.
 
Desaperte estes parafusos e abra-a com calma (sem fazer grandes pressões). Lembre-se que ainda vai ter de a fechar...

Depois deste pequeno procedimento ficamos com acesso direto à ventoinha. Como é possivel ver neste computador (que utilizámos como exemplo), o pó acumulou-se na ventoinha impedindo que esta funcionasse de forma eficiente. Esta ventoinha está fixa com três pequenos parafusos. Vamos desapertá-los.

De seguida retire a ligação que a ventoinha possui à motherboard do computador. Tire a ventoinha e limpe-a com o pincel. Aconselhamos que faça este trabalho no exterior, pois será mais fácil de limpar e evitar que fique no interior do local onde trabalha.

 Desligue a ventoinha do computador e tire os parafusos...

Agora que a ventoinha está limpa, devemos verificar se o respirador que dá acesso ao exterior do computador se encontra devidamente “desobstruído”. Caso verifique a existência de pó deverá então (com a ajuda do pincel) limpar a sujidade desse local do computador. Esta tarefa poderá ser um pouco complexa localização dessa área  e ao modo como o pincel deverá tirar o pó para fora do computador. Caso possua uma lata de ar comprimido então deverá usá-la para forçar a saida deste pó.
 

 Muito pó acumulado prejudica a saude do computador !
 Aqui temos os respiradores completamente entupidos...Limpe-os !

Finalizado este trabalho está na hora de voltar a encaixar tudo de novo. Assim, encaixe novamente a ventoinha no sitio e ligue-a à motherboard. Depois aparafuse-a. Depois feche novamento o chassi do computador.
 
 Nem parece a mesma. Limpinha !
 Está novinho, hem ???
 Volte a ligar e aparafuse a ventoinha novamente ao computador.

Depois deste pequeno procedimento (que poderá levar mais ou menos tempo consoante a experiência do utilizador) o seu computador “respira livremente” novamente,  melhorando a saúde do mesmo. Deverá ter o cuidado de efetuar esta limpeza de seis em seis meses ou uma vez por ano (consoante o tipo de utilização dada ao portátil).

 

Pretendemos que com este pequeno guia desmistificar o facto de ser considerado muito difícil limpar as "entranhas" do computador portátil, no entanto sempre que suspeitar de sobreaquecimento no seu computador e não esteja familiarizado com este tipo de procedimentos é recomendável que leve o seu equipamento a uma loja da especialidade para que seja limpo.

 

Nota : Se o seu computador estiver dentro da garantia (que na Europa é de dois anos) deverá contactar o fabricante para que seja ele a resolver o problema de sobreaquecimento. NÃO RECOMENDAMOS QUE ABRA O COMPUTADOR CASO ESTEJA EM SITUAÇÃO DE GARANTIA !

 

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis!

 
Classifique este item
(0 votos)
Ler 12343 vezes Modificado em Jul. 09, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top