Para além do Surface Laptop, os utilizadores poderão encontrar o Windows 10 S pré-instalado noutros PCs de fabricantes OEM como a Toshiba, HP, Dell, Asus, etc. Como já tive oportunidade de referir, o Windows 10 S é uma configuração específica do Windows 10 Pro que oferece uma experiência familiar e produtiva do Windows, simplificada em termos de segurança e desempenho.

Ao utilizar exclusivamente aplicações da Microsoft Store e garantir que navega em segurança com o Microsoft Edge, o Windows 10 S oferece rapidez e segurança de execução dia após o dia.

As limitações em termos da utilização exclusiva de UWP App, a impossibilidade de usar a Linha de Comandos e PowerShell, entre outras, pode, para alguns utilizadores, ser um motivo muito forte para os fazer ponderar adquirir equipamentos com este SKU do Windows 10.

Para satisfazer também estes utilizadores, a Microsoft oferece o upgrade gratuito para o Windows 10 Pro até 01/04/2018 no caso do Surface Laptop. Para outros equipamentos ou depois daquela data, o upgrade tem um custo associado de 75€.

Se está a pensar adquirir um destes equipamentos, mas pretende usar o Windows 10 Pro, veja nos passos seguintes como fazer o upgrade:

Vamos através da combinação de teclas “Win + I” abrir as “Definições” e clicar em “Atualizar & Segurança”.

No painel esquerdo vamos clicar em “Ativação” e no painel direito em “Ir para a Loja”.

Uma vez na Microsoft Store, vamos clicar em “Get”. Caso seja mostrado um preço junto ao botão, então o equipamento não é elegível para o upgrade gratuito e o mesmo terá que ser pago.

Depois deste passo e para que não haja perdas de dados para o utilizador, o assistente de atualização pede que todos os ficheiros de trabalho sejam guardados. Quando estiver tudo ok, vamos clicar em “Yes, let’s go”.

O PC vai então iniciar o processo de upgrade e passado alguns minutos vai reiniciar para instalar o Windows 10 Pro.

O tempo de atualização é muito rápido, não demorando mais de 3 minutos entre o inicio do processo e o reboot para aplicar as alterações. Durante este procedimento os ficheiros e personalizações feitas pelo utilizador não sofrem quaisquer alterações.

O upgrade para a versão Pro é um processo unidirecional, ou seja, depois de atualizar não é possível fazer o downgrade para Windows 10 S. Para que isso, os utilizadores deverão voltar a instalar a imagem do Windows 10 S através das ferramentas de recuperação disponibilizadas pelos fabricantes. A licença digital do Windows 10 Pro obtida pode ser utilizada novamente no equipamento, já que esta fica associada à Microsoft Account do utilizador.

No caso de já possuir uma chave de produto do Windows 10 Pro, poderá selecionar a opção “Alterar chave de produto” nas “Definições” ou “I have a Windows 10 Pro product key” na Microsoft Store.

Neste caso, será aberta uma nova janela onde deverá introduzir a mesma para que seja validada. Depois disso, basta seguir os passos do assistente de atualização.

Como sempre, esperamos que este guia seja útil a quem segue a Wintech.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 11451 vezes
Top