Sempre que decidimos reinstalar o Windows, em regra geral temos que proceder à instalação de alguns drivers, seja porque os fornecidos nativamente não se adequam ao hardware instalado ou porque não estão disponíveis no Windows Update.

Normalmente isto não constitui nenhum problema quando fizemos previamente o download dos drivers ou porque possuímos a media física fornecida pelos fabricantes.

Ainda assim, acontece com frequência não sabermos onde guardamos estes ficheiros ou ter algum componente de hardware cujo driver não é fácil obter.

No Windows 10, podemos criar um backup de todos drivers instalados na configuração atual para repor após a reinstalação do sistema operativo. Para isso podemos utilizar ferramentas disponibilizadas nativamente e assim dispensar a instalação de ferramentas de terceiros.

Uma dessas ferramentas é o DISM. Através desta, podemos exportar todos os drivers para uma pasta à nossa escolha e após a reinstalação do sistema operativo fazer a importação a partir da mesma.

Este método de backup suporta apenas os drivers com extensão .inf. Os drivers instalados através do Windows Installer (MSI) ou outro tipo de executáveis não serão copiados através deste método.

Como proceder ?

Vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégio de administrador e escrever o seguinte comando seguido de Enter:

dism /online /export-driver /destination:E:\MyDrivers

Na localização deverão indicar o caminho para uma pasta criada previamente (ou uma drive externa) à vossa escolha. O caminho “E:\MyDrivers” é meramente ilustrativo.

Através do argumento “/online /export-driver”, o DISM vai então procurar e exportar todos os drivers existentes em “C:\Windows\System32\DriverStore”.

Depois de executar o comando, podemos acompanhar na janela da linha de comandos a evolução da exportação assim como o número de pastas que serão exportadas.

 

Da próxima vez que o Windows 10 for reinstalado, podemos fazer a reposição dos drivers da seguinte forma:

Vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégio de administrador e escrever o seguinte comando seguido de Enter:

 

Dism /online /Add-Driver /Driver:D:\MyDrivers /Recurse

 

 

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que nos visitam.

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 687 vezes Modificado em Set. 10, 2017
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top