Quer jogue no PC ou numa consola, quer utilize tecnologia wireless ou por cabo, há algumas prestações que o seu router deve oferecer para que a sua experiência de jogo seja a melhor. Enfrentar problemas como a espera, o desfasamento, ou o colapso da largura de banda fazem parte da rotina diária dos “gamers” que não possuem um router adequado. Este pequeno guia que hoje publicamos pretende destacar as seis características que o router para gamers deve possuir para que possa usufruir de uma experiência de jogo sem precedentes.

 

 

1. Processadores de núcleo duplo  

O processador é o coração do seu router; por isso se este não for capaz de gerir tarefas que requeiram uso intensivo de largura de banda ou níveis de tráfego elevados, a sua experiência de jogo será afetada. É conveniente que esteja equipado com um router com CPU de núcleo duplo ("dual core") para obter o rendimento ultra-rápido, estável e sem demoras que pretende.

 

2.    Standard 11ac

Quando joga através de redes sem fios é absolutamente necessário ter um router que opere na nova norma Wi-Fi 11 ac. A norma anterior, 11n, alcança apenas os 300 Mbps enquanto a norma "ac" está a ser constantemente atualizada e funciona a uma velocidade três vezes superior

 

3.    Dual-band 5GHz

Para jogar via wireless é essencial dispor da banda de 5 GHz uma vez que na atualidade existem muito menos dispositivos a operar nesta frequência, e portanto, este canal está menos congestionado do que o de 2,4 GHz. A dual-band é especialmente útil se o seu router também tiver de suportar o resto das atividades online em sua casa como seja a navegação na Internet.

 

 4.    Beamforming

Beamforming é uma tecnologia que concentra de forma automática o sinal Wi-Fi nos dispositivos que estão em funcionamento, levando-o onde mais necessita. O router procura o dispositivo e envia diretamente a informação na sua direção, o que se traduz numa ligação muito eficiente e direcionada.

 

5.    Portas Gigabit

As portas standard oferecem velocidades de transferência de 100Mbps enquanto nas portas Gigabit a prestação é de 1000Mbps. Tal significa um incremento de dez vezes da velocidade e, portanto, um ‘must’ que o seu router deve incluir. As consolas de última geração já vêm equipadas com portas Gigabit. Mesmo que jogue através de PC pode atualizá-lo facilmente introduzindo um cartão PCI de extensão de rede a Gigabit para conseguir a máxima velocidade.

 

6.    Qualidade do serviço

A qualidade do serviço (QoS) tem um papel fundamental nos jogos online. QoS é priorização de tráfego e esta prestação pode, facilmente, ser configurada no router, de modo a que este dê prioridade ao tráfego de determinados dispositivos. Desta forma, o router é capaz de gerir a disponibilização de largura de banda necessária para as aplicações que necessitam de mais recursos e a sua experiência de jogo não será afetada.

 

 

Como referirmos estas são apenas alguns dos pontos (leia-se caracteristicas) a ter em conta quando for adquirir um router em que a aplicação mais importante passa pelo jogo online. A conciliar a isto existe também os preços e as respetivas marcas, e neste caso é tudo uma questão de "budget" disponível e de alguma simpatia pelas marcas. Como exemplo, damos o caso da TP-Link que tem no seu cardex os modelos Archer C8 e o Archer C9 como equipamentos que preenchem estes requisitos. Fica a dica !

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2514 vezes Modificado em Jun. 28, 2015

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top