No passado dia 7 de março, a Huawei levou um lote de jornalistas nacionais até a um evento privado que serviu de “preview” ao lançamento da recém-anunciada gama de smartphones P20.

Conjuntamente com alguns dos media mais famosos de Portugal, a Wintech foi convidada a participar nessa curta “expedição”, mas que nos permitiu ter, em primeira mão, o equipamento que hoje foi anunciado e que promete dar muito que falar.

Num evento apresentado por Arne Herkelmann, Head of Smartphone Portfólio e Planning da Europa, foram revelados alguns números impressionantes sobre o antecessor deste equipamento hoje anunciado com o anuncio que, no global, foram vendidos 153 milhões de P10, um numero deveras interessante face ao facto de este ser, até ontem, o equipamento de “bandeira” da marca asiática.

As principais novidades do P20

Após esta revelação, Arne, revelou-nos aquilo que hoje foi divulgado publicamente em relação ao badalado Huawei P20 Pro com destaque claro para a parceria Leica que permitiu a inclusão de três camaras traseiras e que, segundo o responsável da marca, vai “renovar a fotografia”. Esta afirmação é sustentada pelo facto da Huawei revelar que as camaras vão funcionar em total parceria com as tecnologias de inteligência artificial que o equipamento possui.

De acordo com a informação disponibilizada, esta é a primeira câmara tripla da Leica e que foi desenhada para simplificar a arte da fotografia. Uma das lentes é monocromática de 20MP, que funciona em conjunto com a câmara RGB de 40MP e uma lente telescópica de 8MP. A auxiliar esta camara existe um laser que ajuda o utilizador na focagem e no registo da foto.

A camara é, sem duvida, o ponto forte deste equipamento, sendo dotada de lente Vario-summilux 1:1.6-2.4 capaz de fazer um zoom 27-80 asph. Esta camara permite assim uma abertura de 1,6f com tecnologia Fusion que lhe permite capturar mais 4x de luminosidade em relação ao que é normal.

Mas as surpresas em relação à camara não ficam por aqui, e a Huawei anunciou também que o P20 Pro é capaz de tirar uma fotografia em 0.3 segundos e realizar a captura de um vídeo em super slow motion a 960fps.

Como referimos, o Huawei P20 Pro tem como “casamento perfeito” a união entre a camara tripla com o selo da qualidade Leica e as tecnologias de inteligência artificial que lhe permite oferecer ao utilizador a possibilidade de registar fotografias de qualidade de forma fácil, muito ao estilo do “apontar e disparar”, fazendo a deteção automática do que está a ser registado na foto.

 


Os três modelos que vão chegar ao mercado

A gama Huawei P20 é composta por três modelos diferentes, o P20 Lite, o P20 e o P20 Pro. Enquanto os dois primeiros não apresentam grandes diferenças ao nível da dimensão do ecrã, com o P20 Lite a apresentar um ecrã de 5.84” e o P20 a apresentar um ecrã de 5.8”, o P20 Pro possui um ecrã ligeiramente maior com umas generosas 6.1”. A resolução dos ecrãs também pouco difere com o P20 Lite a possuir um ecrã com 2280×1080 pixéis, e o P20 e P20 Pro a apresentar ecrãs com 2240×1080 pixéis.

Nas restantes características técnicas, podemos adiantar que o P20 Lite tem um processador Kirin 659, enquanto o P20 e P20 Pro possuem o processador Kirin 970, o mesmo que equipa o Mate 10 Pro.

A titulo de exemplo, o Kirin 659 é o mesmo processador que está, por exemplo, no Honor 7X e Mate 10 Lite e que se destaca pelos oito núcleos ARM Cortex-A53. Quatro são mais poupados em termos energéticos e por isso operam até 1.7GHz e outros quatro com maior desempenho operam até 2.36GH. É um processador bem equilibrado e que é suficiente para garantir um desempenho sem soluços em dispositivos de gama média.

No entanto, quem merece verdadeiro destaque é o processador integrado no Huawei P20 e P20 Pro e que aposta na inteligência artificial como aspeto diferenciador.

A plataforma de IA é executada numa Unidade de Processamento Neural dedicada (NPU), ou seja, um hardware que é muito bom na execução de redes neurais. Quando comparado com o processador, o NPU garante até 25 vezes o desempenho com uma eficiência até 50 vezes maior. Por outras palavras, o NPU do Huawei Kirin 970 pode executar as mesmas tarefas de processamento de IA mais rapidamente e com menos energia. Por exemplo, ao nível dos testes de reconhecimento de imagem, o Kirin 970 processa 2.000 imagens por minuto, cerca de 20 vezes mais rápido do que se todo o processo tivesse de ser suportado pelo CPU.

Processador à parte, outra das caraterísticas a que os utilizadores dão muita importância é a capacidade de memória que os equipamentos possuem, e neste campo, podemos dizer que o Huawei P20 Lite e o P20 vêm com 4GB de memória, sendo que a versão Pro do P20 integra 6 GB de memória RAM.

No que diz respeito ao armazenamento, este também apresenta algumas diferenças com a versão Lite a ser dotada de 64 GB, enquanto o P20 e P20 Pro possuem 128 GB.

A nossa (curta) experiência de utilização

Como referimos no inicio deste artigo, a Wintech foi convidada a viajar até Londres onde teve a oportunidade de experimentar este equipamento em diversas situações e, podemos afirmar, que, é sem dúvida alguma, este é um dos melhores equipamentos de sempre no que à fotografia diz respeito. De forma resumida, fomos convidados a experimentar o comportamento do equipamento em várias situações, sendo que destacamos a capacidade que este dispositivo tem para lidar com condições onde a luz é reduzida, podendo mesmo numa sala, praticamente com zero pontos de luz, conseguir obter uma fotografia de qualidade. Outra das caraterísticas, e que já aqui reforçámos, é a forma como é utilizada a inteligência artificial e também dos sensores, para conseguir detetar elementos onde normalmente não se veria nada, por existir, por exemplo, demasiada luz num elemento que queremos fotografar.

Para finalizar, e porque esta foi uma simples “preview” ao equipamento, finalizamos com a informação da capacidade da bateria que, tal como acontece no Mate 10 Pro, é de 4000 mAh.

 

Preços e disponibilidade

O Huawei P20 está disponível por 699,99 Euros, o P20 Pro por 899,99 e o P20 Lite por 399,99.  De notar que, nesta fase, apenas o P20 e P20 Lite estão nas lojas, sendo que a versão Pro chegará dentro de algumas semanas.

 

 Mais informações : Huawei P20 e P20 Pro são anunciados oficialmente

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3307 vezes Modificado em Mar. 27, 2018
Top