A Wintech, a convite da LG Electronics, teve a oportunidade de experienciar como pode ser a vida de um “navegador solitário”. Para tal, embarcámos numa pequena aventura pelo Rio Tejo com o conhecido Ricardo Diniz (o “Navegador Solitário”) que nos contou um pouco como espera que seja o seu próximo desafio, o Ostar Race (Original Singlehanded Transatlantic Race).  

 

Este desafio, que terá início no dia 29 de maio, com a duração prevista de 23 dias sendo que a chegada deverá acontecer no final do mês de junho, será levado a cabo por Ricardo Diniz, o primeiro português a participar nesta expedição que tem como conceito “One man-One boat”.

 

Ao longo de pouco mais de uma hora em que navegámos pelo Rio Tejo, e para percebermos melhor o que é estar a bordo desta embarcação, tivemos hipótese de ter uma conversa bastante animada e descontraída com o Ricardo Diniz que nos contou o quanto é complicado estar afastado de terra e do quanto é dura a vida enquanto se navega no mar. Ricardo Diniz contou-nos que nasceu em Lisboa há 40 anos. Com apenas cinco juntou-se ao pai, que trabalhava em Londres, e ali fez os seus primeiros estudos.


Com 8 anos a família levou-o a Greenwich, num passeio de fim de semana. A ideia era mostrar-lhe a “Cutty Sark”, um navio que séculos antes ostentara a bandeira de Portugal. Mas o bom do Ricardo não ligou muito àquela embarcação, preferindo a “Gipsy Moth IV”, ali mesmo ao lado, um pequeno veleiro com quem essa lenda da vela, Sir Francis Chichester, realizou – sozinho a bordo – a primeira volta ao mundo à vela, faz agora 50 anos. Com a curiosidade própria de uma criança, o Ricardo quis saber tudo sobre aquele homem e sobre aquele veleiro. E quando dali saiu garantiu, firme nas suas convicções: “Um dia também hei-de fazer uma volta ao mundo à vela sozinho!”


Até hoje Ricardo Diniz já navegou o equivalente a quase quatro voltas ao mundo à vela, com mais de 100 000 milhas navegadas.

 

youtube.com/watch?v=sBm5h28TiDQ

 

Ricardo contou-nos também que realizou inúmeras expedições, confirmando a sua tremenda paixão pelo Mar e, acima de tudo, por Portugal: fez o Lisboa-Dakar à vela, ao mesmo tempo que o famoso rally; levou uma garrafa de Porto (Taylor’s, obviamente por ser o seu principal parceiro e patrocinador) à Rainha Isabel II, para sublinhar os seus 80 anos de vida, quando se assinalavam os 250 anos da criação da Região Demarcada do Douro; circum-navegou a nossa Zona Económica Exclusiva durante 24 dias, para mostrar a importância daquele Mar, tão Português; ligou Lisboa a Salvador da Bahia (42 dias), num tributo à Seleção Nacional, presente no Mundial de Futebol, a quem ofertou uma Bandeira de Portugal e uma garrafa em cortiça, cheia de mensagens de apoio de Portugueses de todo o mundo. Todas estas viagens sempre a solo.


Em 2007 Ricardo Diniz foi nomeado, pela Comissão Europeia, Embaixador Europeu dos Oceanos.

 

Ricardo Diniz é ainda orador em palestras sobre superação, trabalho de equipa, vendas, estratégia e marketing, expressando-se em Português ou em Inglês (que domina na perfeição), em função do perfil da sua audiência. Ricardo é regularmente convidado para palestras em escolas, universidades e empresas em Portugal, Brasil, Hungria, Estados Unidos e Japão sendo considerado um dos mais brilhantes oradores nascidos em Portugal.

 

A LG, também ela parceira desde a primeira hora do Ricardo Diniz, disponibilizou um conjunto de equipamentos inovadores que permitem tornar o dia-a-dia da sua viagem o mais agradável e simples possível. O navegador conta assim com o suporte técnico necessário a este seu desafio através dos Laptops LG ultraleves - LG GRAM, um Monitor LG e Tablets 4G – GPAD. Para as suas comunicações e gravação dos com certeza inesquecíveis momentos que irá encontrar nesta travessia, irá estar munido do novíssimo topo de gama - LG G6 e de uma câmara LG 360°.

 

E porque nestas aventuras em alto mar é importante que haja alguns (ainda que poucos) momentos de lazer, o Ricardo Diniz poderá ouvir as suas músicas preferidas através da coluna bluetooth Sound Candle - PH3 ou, se estiver ao leme do seu barco, do Headset LG Tone Sport.

 

{gallery.start}{gallery.end}

 

A jornada foi oficializada com o batismo de barco, no passado dia 6 de abril, iniciando-se a corrida no dia 29 de maio a partir de Plymouth. Durante os cerca de 23 dias seguintes de competição a LG irá acompanhar esta aventura de Ricardo Diniz ajudando através de conteúdo digital a contar a história desta travessia transatlântica. A chegada a Newport está prevista para finais de junho.

 

Agradecimento à LG Portugal pelo convite endereçado à Wintech e ao Tiago Maia pelo envio das fantásticas fotografias.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 451 vezes Modificado em Abr. 11, 2017

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top