A Picma – startup portuguesa apoiada pelo Vodafone Power Lab – instalou esta semana um piloto da sua solução Coulomb na Sede da Vodafone Portugal, em Lisboa. Este dispositivo IoT vai monitorizar 22 painéis fotovoltaicos do Edifício, detetando a necessidade de manutenção ou limpeza dos mesmos, evitando assim a perda de eficiência da produção de energia. Esta monitorização é feita através da identificação de anomalias que podem vir a prejudicar o normal funcionamento dos painéis.

De acordo com estudos internacionais, estima-se que, em média, as instalações fotovoltaicas estejam entre 15% a 70% abaixo da sua produção máxima. A par disso, a demora na deteção de problemas nos painéis está diretamente associada a perdas significativas na produção energética do sistema e, consequentemente, prejuízos para o proprietário. Face a estas dificuldades, a Picma desenvolveu uma solução que permite otimizar a produção de energia destas instalações, garantindo que os painéis operam sempre com o seu potencial máximo e que o investimento se revela proveitoso para os proprietários. 

Este dispositivo, denominado Coulomb, opera sob um algoritmo de inteligência artificial que identifica os diferentes tipos de anomalias e falhas – disponíveis numa plataforma online que reúne toda a informação sobre o funcionamento dos painéis que estão a ser monitorizados –, e envia alertas caso se registe algum parâmetro fora do normal. A monitorização constante e a receção de alertas em caso de anomalia permitirão aos proprietários das instalações originar poupanças significativas.

O Coulomb monitoriza a atividade dos painéis tendo em conta fatores meteorológicos e, ainda, o estado dos próprios painéis, tais como sujidade excessiva ou danos na estrutura do painel. Além da monitorização, o dispositivo permite aos responsáveis pelas instalações entrar em contacto, de forma rápida e direta, com serviços certificados de manutenção.

Este piloto vai permitir à Picma implementar a sua solução em ambiente real e corrigir eventuais fragilidades antes de introduzir o produto no mercado. Para a Vodafone, este piloto representa o seu compromisso em apoiar jovens empreendedores e novas empresas, que se materializa nas startups apoiadas pelo Vodafone Power Lab e nas oportunidades criadas para que possam testar as suas soluções num contexto real. 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 108 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top