Rita Piçarra é a nova Diretora Financeira da Microsoft Portugal. Na empresa desde 2005, e com uma experiência profissional superior a 17 anos, tem desempenhado funções transversais e distintas na empresa.

Rita Piçarra já percorreu o mundo com Microsoft, com os diversos cargos que desempenhou, sempre na área Financeira, a levarem-na a destinos como Madrid (Espanha), Miami (EUA), São Paulo (Brasil), Paris (França) e Redmond (EUA). Nas suas palavras e, honrando o ditado “o bom filho a casa torna”, Rita Piçarra regressou assim a território nacional, tendo na bagagem - além da vasta experiência internacional – múltiplas distinções, como Melhor Gestora Financeira da Microsoft América Latina (região constituída por 35 escritórios, de 20 países, e mais de dois mil colaboradores).

Como ambição para o novo cargo, a gestora tenciona contribuir ativamente para o cumprimento da missão da tecnológica no país, que se propõe a aumentar a literacia digital dos portugueses e potenciar a Transformação Digital das organizações, criando experiências mais pessoais, desenvolvendo uma plataforma de cloud inteligente e reinventando a produtividade e os processos de negócio.

Com fortes competências de liderança e eficiência em projetos que conduziram ao crescimento da empresa, - através do desenvolvimento e implementação de modelos de controlo financeiros -, Rita Piçarra é uma profissional ágil, estratégica e focada. Possui fortes competências de liderança, comunicação e relações interpessoais. Fala fluentemente inglês e espanhol. 

A nova CFO da Microsoft Portugal, tem como responsabilidade liderar o departamento financeiro da tecnológica, tendo a seu cargo decisões de investimento em negócios. Como marca profissional tem o culto da relação de proximidade com clientes finais, com o propósito de levar aos homólogos das organizações o know-how da tecnológica, alavancando assim o negócio da Microsoft Portugal na nuvem. Está ainda encarregue de conduzir a estratégia financeira da empresa, em estreita colaboração com as equipas de Negócio (vendas) e Compliance.

“Estou muito feliz por poder regressar à subsidiária portuguesa, empresa onde iniciei a minha carreira profissional. A experiência internacional que a Microsoft me proporcionou nos últimos anos é uma mais-valia para o desempenho desta nova e desafiante função, e irá contribuir para ajudar as nossas equipas a alcançar os objetivos de negócio a que nos propomos. A título pessoal importa para mim frisar que é um enorme prazer perceber que 13 anos de plano de desenvolvimento de carreira me permitiram chegar à função dos meus sonhos”, refere a responsável.

Com um Master em Auditoria, detém também um Bacharelato em Contabilidade e Administração, ambos pelo ISCAL. É também Contabilista Certificada pela Ordem de Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

Rita Piçarra é casada e tem uma filha de cinco anos, também já fluente em inglês.

Federada em Surf desde os 18 anos, foi campeã regional, envergando o fato da Associação de Surf da Costa de Caparica. Amante também de artes marciais, foi praticante de KickBoxing, tendo-se sagrado Campeã Nacional, em 1997, na categoria de seniores - 50KG.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2060 vezes
Top