A Dell Technologies dá a conhecer a sua visão e estratégia de Internet das Coisas - Internet of Things (IoT) – assim como uma nova divisão de IoT e novos produtos IoT, laboratórios, programa de parceiros e modelos de consumo. O anúncio sublinha o compromisso da Dell Technologies em ajudar os clientes a materializarem o seu futuro digital navegando em segurança no complexo e amiúde fragmentado cenário de IoT.

 

IoT, um novo modelo distribuído para computação

Numa altura em que cada vez mais clientes querem fazer uma transformação digital nos seus negócios, um novo modelo de computação está a revelar-se. Nos últimos 15 anos, a indústria de TI deu a conhecer o Cloud Computing, um modelo altamente centralizado para a disponibilização dos serviços de TI. Mas numa era em que todos os tipos de dispositivos, desde telefones a carros passando por lâmpadas e termóstatos ou monitores cardíacos estão “vivos” e são inteligentes, há a necessidade de um processamento de informação em tempo real e distribuída. Estes dispositivos não podem simplesmente esperar por uma resposta de uma infraestrutura de cloud centralizada que pode estar á distância de segundos.

“A IoT está a mudar tudo na forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona”, disse Michael Dell, Presidente e chief executive officer da Dell Technologies. “A Dell Technologies lidera o caminho dos nossos clientes com uma nova arquitetura de computação distribuída que junta a IoT e a inteligência artificial num único ecossistema independente do edge até ao core e à cloud. As implicações para a sociedade globalizada serão muito profundas”.

Os clientes exprimiram uma crescente necessidade de ver a empresa a aproveitar todas as soluções de IoT que podem ser implementadas dentro da organização. A abrangente abordagem à IoT baseia-se na tecnologia e serviços líderes de mercado e num ecossistema de parceiros cuidadosamente acompanhado desenhado para facultar valor aos clientes nos dias de hoje e para os preparar para o futuro.

 

Nova divisão de IoT da Dell Technologies

A nova divisão de IoT da empresa será liderada pelo CTO da VMware, Ray O’Farrell, e está encarregada de orquestrar o desenvolvimento de produtos e serviços de IoT na família da Dell Technologies. A IoT Solutions Division irá combinar tecnologias desenvolvidas internamente com ofertas do vasto ecossistema da Dell Technologies para facultar soluções completas ao cliente.

“A Dell Technologies vislumbrou há muito a oportunidade que se apresenta dentro do mundo de IoT, dada a sua rica história no mercado de computação edge”, explicou Ray O’Farrell, VMware EVP & CTO, e general manager da divisão IoT da Dell Technologies.

“A nossa nova divisão de IoT vai aproveitar as mais-valias na família da Dell Technologies para assegurar que conseguimos facultar a solução correta – em combinação com o nosso vasto ecossistema de parceiros – para responder às necessidades dos nossos clientes e ajudá-los a implementar com maior facilidade sistemas IoT integrados”.

 

Investimentos orgânicos para o nosso futuro de IoT – Produtos, Labs, Programa de Parceiros

Nos próximos três anos, a Dell Technologies vai investir mil milhões de dólares e novos produtos, soluções, laboratórios, programa de parceiros e ecossistema de IoT.

Hoje, a Dell Technologies já faculta Gateways Edge, cuja segurança e gestão fica a cargo do VMware IoT Control Center. Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram melhorados para batch training e machine learning como parte do core distribuído. O Dell EMC Isilon e a Elastic Cloud Storage disponibilizam armazenamento de ficheiros e objetos para enormes quantidades de dados e permite analítica através de HDFS. A Pivotal Cloud Foundry (PCF) e o Pivotal Container Service (PKS) disponibilizam uma plataforma ideal para o desenvolvimento de novas aplicações de analítica baseadas na cloud. O PCF Service da Virtustream oferece um Pivotal Cloud Foundry Service gerido que simplifica a implementação e a operação de workloads cloud mission-critical na Virtustream Enterprise Cloud, enquanto a Virtustream Storage Cloud está disponível para armazenamento cloud de objetos dentro do perímetro da empresa. Finalmente, o Dell Boomi liga diretamente os dados relevantes para melhorar a analítica baseada na cloud e para deep learning.

 

Entre as novas iniciativas de desenvolvimento de novos produtos, destaque para:

  • Dell EMC ‘Project Nautilus’: Software que permite a alimentação e o querying de streams de dados de gateways IoT em tempo real. Os dados podem ser subsequentemente arquivados para ficheiros ou para armazenamento de objetos para uma analítica mais avançada;
  • ‘Project Fire’: uma plataforma híper-convergente que faz parte da família VMware Pulse de soluções IoT que inclui uma gestão simplificada, computação local, armazenamento e aplicações de IoT como analítica em tempo real. O ‘Project Fire’ permite que as empresas façam o roll-out de casos de utilização de IoT mas rapidamente e garante um software de infraestrutura consistente desde o edge ao core à cloud;
  • ‘Project IRIS’ da RSA: atualmente em desenvolvimento nos RSA Labs, o Iris estende a capacidade de Security Analytics para oferecer visibilidade e monitorização de ameaças no edge;
  • Tecnologias disruptivas como aceleração de processadores vão aumentar a velocidade da analítica perto do edge. A colaboração com líderes de indústria como a VMware, Intel e NVIDIA e o investimento da Dell Technologies Capital na Graphcore refletem oportunidades de otimização de servidores para IA, machine learning e deep learning performance.

Os clientes podem agora também visitar um dos redesenhados Labs IoT da Dell Technologies.

Entre as novas iniciativas de serviços IoT, destaque para:

  • Serviços de consultadoria para estratégia e definição de objetivos de negócio, direção e estratégia, design de infraestruturas, implementação e serviços de suporte.
  • Implementação de ‘Worldwide Herd’, serviços de consultoria para analítica de performance de dados geograficamente dispersos – cada vez mais importantes para permitir deep learning de datasets que não podem ser movidos por razões de dimensão, privacidade ou preocupações regulatórias.

 

Além disso, com o enfoque em tecnologia e serviços, a estratégia da Dell Technologies passa pelo crescimento da pegada de IoT através de um sólido programa de parceiros e ecossistema.

  • O premiado da Dell foi alvo de muita atenção. É um programa multi-tiered com mais de 90 parceiros, onde participam empresas como a Intel, Microsoft e SAP, e start-ups como Action Point, IMS Evolve, FogHorn e Zingbox.
  • O programa vai agora apoiar parceiros em todos os negócios da Dell Technologies, permitindo uma colaboração mais fácil e a simplificação da implementação de designs.
  • Um exemplo da aplicação deste ecossistema de parceiros é o recente anúncio de que a VMware e a SAP estão a colaborar para a criação de uma solução integrada para analítica IoT e aplicações verticais. A solução utiliza o VMware Pulse IoT Center, a SAP Cloud Platform e ao SAP Leonardo e foi desenhada para ajudar os clientes a disponibilizarem casos de uso de IoT mais rapidamente e com superiores capacidades de escala.

 

A Dell Technologies assume o contínuo compromisso com a abertura e a estandardização no IoT ao participar em iniciativas como a EdgeX Foundry, o Industrial Internet Consortium (IIC) e o OpenFog Consortium. Com base no código fonte Dell, a EdgeX Foundry é um projeto open source agnóstico face a fabricantes para a construção de uma rede comum de interoperabilidade para facilitar um ecossistema para edge computing. Desde o seu lançamento em Abril de 2017, a EdgeX Foundry conta já nas suas fileiras com mais de 60 organizações-membro. O projeto anunciou recentemente o seu primeiro marco com a disponibilização do código ‘Barcelona’, assim como uma aliança com o IIC que visa a colaboração em testes.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 232 vezes
Tagged em

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top