As consequências que o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) terá na atividade das empresas do setor e os desafios que as organizações terão, necessariamente, que enfrentar, deram o mote para este evento, que teve como oradores João Ferreira Pinto, Sócio da Antas da Cunha ECIJA, e Márcia Machado, Diretora de Relações Institucionais da Altitude Software. Tendo contado com a presença de mais de meia centena de pessoas, entre parceiros e clientes da Altitude, o evento teve o apoio da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) e com a Associação de Profissionais de Customer Service (APROcs).
“O novo regulamento é aplicado em todos os estados-membros, num total de mais de 500 milhões de cidadãos, e obrigará a um importante esforço de adaptação das instituições e da legislação interna para cumprir as exigências de um texto que é de aplicação direta nos ordenamentos nacionais”, referiu João Ferreira Pinto, acrescentando que “esta legislação vem introduzir uma mudança de paradigma na forma como todos os intervenientes olham para a proteção de dados pessoais – dos próprios cidadãos às empresas que processam os dados, passando pelos profissionais do direito”,
A Márcia Machado coube a missão de mostrar a todos os presentes o que a Altitude Software tem vindo a desenvolver no sentido de garantir que os dados dos clientes dos contact centers permanecem protegidos e seguros. Para a Diretora de Relações Institucionais, “a difusão deliberada ou acidental de dados sensíveis nos contact center é um problema com consequências de grande alcance, já que as empresas estão cada vez mais sujeitas a regulamentação que as obriga a tomar medidas técnicas, físicas e organizacionais para garantir a segurança da informação mais sensível”.