A Aptoide, uma das maiores App Store para Android, atingiu os 200 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Com perto de um milhão de apps disponíveis na loja, a Aptoide revela que já foram realizados mais de quatro mil milhões de downloads. Para o corrente ano, a start-up prevê superar o recorde anual de downloads, ultrapassando um mil milhões de apps descarregadas.

Álvaro Pinto, COO e Co-fundador da Aptoide, explica que “a maior parte dos utilizadores são provenientes de mercados emergentes, representando estes países mais de 60% do total”. Atualmente a maior aposta da Aptoide recaí sobre os mercados emergentes, sobretudo em países como o Brasil, Índia, México e Venezuela. Uma das razões pelas quais é tão popular na Ásia, América Latina e Médio Oriente é o facto de oferecer métodos de pagamento alternativos ao cartão de crédito. Com estes mercados em mente, a Aptoide já desenvolveu soluções como a Aptoide Lite, que permitem que os seus utilizadores usufruam de uma versão da app store que consome menos dados móveis e espaço de memória. 

Uma app store a pensar no utilizador

Para atingir estes números, a Aptoide conta com o facto de ser uma aplicação completamente orientada para a vertente social, que disponibiliza vários produtos (Aptoide TV, VR, Aptoide Lite) que respondem às necessidades dos clientes dispersos por geografia diferentes. Além disso, a tecnológica tem vindo a estabelecer parcerias em todo o mundo com fabricantes de telemóveis e operadores de telecomunicações.

Dos 200 milhões de utilizadores que já fazem parte da start-up portuguesa, o destaque vai para o facto da maioria dos utilizadores ser um público mais jovem. A aplicação é totalmente desenhada a pensar neste público em específico, uma vez o download das apps e jogos pode ser realizado sem que o utilizador tenha de inserir qualquer tipo de dados pessoais. 

Aptoide: um percurso de sucesso

O projeto que mais tarde deu origem à Aptoide começou em 2009 como um programa de Verão na empresa Caixa Mágica, iniciado por um dos fundadores, Paulo Trezentos. A proposta era criar uma plataforma que visava desenvolver um mercado de aplicações no sistema operativo Android. A empresa Aptoide foi criada em Setembro de 2011, como spin-off da Caixa Mágica Software. Em 2012, Álvaro Pinto juntou-se ao projeto como co-fundador.

A Aptoide é uma loja independente de aplicações que permite aos utilizadores fazerem upload de apps, criarem e partilharem-nas com outros utilizadores. Qualquer utilizador pode criar a sua aplicação, à semelhança de uma playlist num canal do Youtube. O objetivo dos fundadores foi criar uma plataforma que funcionasse como uma comunidade em que programadores (developers), OEMs, integradores e empresas de telecomunicações pudessem criar e gerir a sua própria loja de aplicações.

Em 2013, a Portugal Ventures investiu um milhão de euros na Aptoide, através da iniciativa “Call For Entrepreneurship”. Em janeiro de 2016, a Aptoide realizou uma ronda de angariação de financiamento, que lhe valeu 4,5 milhões de euros, com participação da e.ventures, Gobi Partners, Golden Gate Ventures e Portugal Ventures.

Em 2015, a Aptoide atingiu o break-even operacional o que prova que este é um projeto viável através da comercialização de publicidade associada às aplicações móveis. No ano passado, a Aptoide faturou 3,6 milhões de euros.

A start-up nasceu com uma ambição global e, por essa razão, um dos requisitos da contratação dos recursos humanos é a globalização. Desde 2015, o número de colaboradores tem vindo a triplicar, e, atualmente, 85% dos colaboradores são portugueses e 15% estrangeiros, dividindo-se por três escritórios: Lisboa, Singapura e Shenzhen. A orientação global também parte do produto em si, que está disponível em mais de 40 línguas.

Hoje a tecnológica portuguesa conta mais de 60 parceiros empresariais e oferece App Stores  Stores para smartphones, tablets, Kids App Storespara gadgets de crianças e TV App Stores para smart TVs que usam o sistema operativo Android.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 380 vezes

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Ultimos comentários

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top