A IBM lançou ontem em Portugal as novas ofertas IBM Cloud Data Services que, através de soluções de analítica em cloud, tiram partido dos dados internos, externos e em movimento das organizações, por forma a melhorar a sua capacidade de gestão e permitir uma tomada de decisão mais inteligente e eficaz.

“Os dados tornaram-se o recurso natural mais importante para criar valor digital e superar a concorrência”, destacou Nuno Moura Pinheiro, IBM Analytics Software Leader da IBM Portugal para a área da Banca, Seguros e Retalho. “Porém, apenas 15% das organizações têm capacidade de aproveitar os dados e realizar análises avançadas para toda a organização”.



Com este lançamento, a IBM procura ajudar os seus clientes a explorar o potencial dos dados disponíveis, proporcionando-lhes vantagens competitivas para inovar de forma rápida e ágil. Por outro lado, possibilita a redução dos custos estruturais graças ao modelo de pagamento as a service, tornando possível obter uma infraestrutura mais elástica que não exige grandes investimentos e permite um ajuste das soluções consoante as necessidades da empresa. E garante ainda a segurança e a privacidade dos dados em cada projeto, com uma redução clara do risco de falhas.

"Assente na sua estratégia de Soluções Cognitivas e Plataforma Cloud e tirando partido de sistemas cognitivos que têm a capacidade de aprender, a IBM continua assim a trabalhar para transformar os processos de negócio corporativos, potenciar o aparecimento de novos modelos de negócio e melhorar o time-to-market”, sublinhou Nuno Maximiano, IBM Analytics Software Leader da IBM Portugal para a área de E&U, Governo e Telco. “Com estas soluções, a IBM irá também promover uma melhor experiência para programadores, cientistas de dados e engenheiros de dados, baseada num conjunto abrangente de serviços de gestão de dados, conteúdos e analítica integrados na cloud”, acrescentou ainda.

Por outro lado, a IBM continua a apostar significativamente em Open Source também na Cloud, disponibilizando várias tecnologias open source as a service (Spark, Hadoop, MongoDB, Elasticsearch), a par dos serviços proprietários da Companhia que adicionam um nível superior de segurança, robustez e escalabilidade a estas ofertas open source.

“Estamos a fazer um investimento forte em Open Source na Cloud, fazendo aquisições chave nestas áreas, como a Compose, uma plataforma de gestão na cloud de DbaaS, para potenciar a nova era de soluções de mobile, web e Internet das Coisas”, concluiu Pilar Liñan, Cloud Data Services Sales Leader, IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

De entre as soluções de IBM Cloud Data Services, destacam-se:

Watson Analytics - Permite realizar análises complexas de informação estruturada e não estruturada por utilizadores sem conhecimentos especializados em tecnologias de informação. É o sistema ideal para encontrar as respostas necessárias para os desafios do dia a dia do negócio, recorrendo a mecanismos de analítica avançada, através de um navegador da internet e assente num interface com o utilizador, muito simples e acessível.

IBM Cloudant - É uma base de dados as a service (DBaaS) NoSQL totalmente gerida, que permite crescer globalmente, escalar para grandes volumes de dados e trabalhar em modo offline. Disponibiliza funcionalidades avançadas, tais como tratamento de informação geo-referenciada, pesquisa de texto, replicação e sincronização. Reduz substancialmente a necessidade de gestão por parte do cliente, que poderá focar-se na criação de valor para o seu negócio.

IBM dashDB -  É um data warehouse as a service, com funcionalidades analíticas avançadas incluídas na base de dados e com capacidade para gerir grandes volumes de dados. Disponibiliza processamento em memória, processamento massivo paralelo para obtenção de resultados analíticos num curto espaço de tempo. Reduz os custos de um data warehouse tradicional, permite crescer consoante as necessidades e alinhar os custos com o valor obtido da análise da informação.

IBM BigInsights - Motor hadoop open source da IBM que permite processar e analisar grandes volumes de informação estruturada e não estruturada. Inclui funcionalidades de valor acrescentado pela IBM, que permitem aumentar a abrangência desta plataforma.

Spark for Apache - Motor computacional open source para processamento de dados em larga escala em memória. Permite acelerar substancialmente a velocidade de análise dos dados, quando comparado com a plataforma hadoop tradicional.

Mais informações sobre estas soluções aqui .

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1325 vezes Modificado em maio 19, 2016
Top