Google+
Guias
Obter para Microsoft
catid=107
OUT 02
WINTECH GUIA
Guia : Como ajustar a luminosidade do ecrã no Windows 10
por Nuno Silva

Considerando o numero de horas diárias que passamos em frente ao PC ou a utilizar um smartphone, é inevitável que o cansaço nos olhos se faça sentir. Para atenuar estes sintomas, para além dos óculos com lentes antirreflexo e as pausas ao longo do dia, podemos tirar partido das funcionalidades que os próprios sistemas operativos e aplicações oferecem.

Funcionalidades como o Dark Mode do Microsoft Edge ou o Dark Theme do Windows 10, para além de permitirem um melhor aproveitamento dos recursos utilizados (poupança bateria), ajudam a preservar a nossa visão em determinados ambientes.

 

Outra opção importante é a luminosidade do ecrã e que devemos ajustar sempre de acordo com o ambiente onde nos encontramos.

Para ajustar a luminosidade no Windows 10, os utilizadores podem recorrer a métodos diferentes. Vejamos quais:

 

Painel de Controlo

Vamos abrir o Painel de Controlo clássico (Win + X e selecionar a opção Painel de Controlo) e clicar em “Opções de Energia”.

 

captura-de-ecra-351

 

Em alternativa, podemos clicar no ícone da energia localizada na barra de tarefas e selecionar a opção “Ajustar a luminosidade do ecrã”.

 

 

No final da janela das opções de energia, vamos encontrar a opção “Luminosidade do Ecrã”. Vamos mover o slider para a esquerda para diminuir ou para a direita para aumentarluminosidade.

 

captura-de-ecra-353

 

App Definições

Vamos abrir as Definições (WIN + I) e clicar em Sistema.

 

No painel esquerdo vamos clicar em “Ecrã” e no painel direito no fundo da página, vamos na opção “Ajustar nível de luminosidade” mover o slider para a esquerda para diminuir ou para a direita para aumentar.

 

captura-de-ecra-357

 

Centro de Ação

Vamos abrir o Centro de Ação através da combinação de teclas “WIN + A” ou clicando no ícone localizado na barra de tarefas.

 

 

Em seguida vamos localizar o ícone “Luminosidade” e clicar no mesmo para ajustar os níveis. Se tivermos o ajuste 50%, ao clicar o mesmo passa para 75% e assim sucessivamente.

captura-de-ecra-358 

Teclado

Para ajustar a luminosidade do ecrã através do teclado, podemos recorrer às “hotkeys”. A maioria dos equipamentos possuem teclas exclusivas para esta função e que normalmente são usadas em conjunto com a tecla FN, variando apenas a posição das mesmas de fabricante para fabricante.

No teclado do Surface 3 por exemplo, o ajuste é feito através da combinação “FN + F5/F6”. Já em alguns modelos Acer, é utilizada a combinação “FN + Teclas navegação direita/esquerda”.

 

wp_20160921_13_10_40_pro

 

Luminosidade adaptável (Adaptive britness)

Nos equipamentos que possuem sensores de luz ambiente, o Windows 10 pode ajustar automaticamente luminosidade. Para que isso seja possível, os utilizadores terão de ativar a opção “Luminosidade adaptável” caso esta não venha ativada nativamente.

Para ativar a “Luminosidade adaptável”, vamos abrir o Painel de Controlo e aceder às “Opções de energia” como descrito no primeiro método.

Em seguida vamos no perfil de energia que temos ativado, clicar na opção “Alterar definições do esquema” ou clicar no painel esquerdo em “Escolher quando desligar o ecrã”.

 

captura-de-ecra-353

 

Na janela de edição das definições do plano, vamos clicar em “Alterar definições avançadas de energia”.

 

captura-de-ecra-355

 

Nas definições avançadas, vamos clicar em “Visualização” > “Ativar Luminosidade adaptável” e em seguida,mudar para “Ligado” nas opções “Bateria” e “Ligado à corrente”. Por ultimo, clicamos em “OK” para gravar as alterações.

 

 

E pronto, através de um destes 5 simples métodos podemos ter sempre a luminosidade do ecrã ajustada às nossas necessidades.

Sobre o autor
Nuno Silva
Author: Nuno Silva
IT Pro e Blogger desde 2009, possui um gosto especial por tecnologias Microsoft. Foi reconhecido como Microsoft MVP Windows Experience entre 2014 e 2016 e mais recentemente, Windows Insider MVP. É ainda proprietário do site IT-Online (http://itonlineblog.wordpress.com/).

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.