Google+
Guias
Obter para Microsoft
catid=107
AGO 13
WINTECH GUIA
Guia : Recuperar espaço após instalação do Anniver. Update
por Nuno Silva

Durante o processo de instalação do Anniversary Update  (Build 1607), o Windows 10 cria automáticamente a pasta Windows.old onde irá manter uma cópia da Build 1511 e que será a utilizada pelo sistema, caso os utilizadores por qualquer motivo queiram reverteratualização.

Considerando que esta cópia irá ocupar vários GB, depois de termos a instalação concluída e o sistema a funcionar sem qualquer problema, deveremos ponderar se realmente necessitamos da mesma ou se simplesmente a podemos eliminar.Neste caso temos duas opções, ou aguardamos 10 dias após a instalação da Build 1607 para que o Windows elimine automaticamente a pasta Windows.old (menos 21 dias que na Build 1511), ou eliminamos  manualmente recorrendo às ferramentas disponibilizadas pelo sistema.

 

Screenshot (86)

 

 

Então, se fez a instalação do Anniversary Update nos primeiros dias e não pensa reverter para a Build 1511, veja quais os passos para recuperar espaço em disco:

 

Através da combinação de teclas “WIN + I” vamos aceder a “Settings” e clicar em “System”.No painel esquerdo vamos clicar em “Storage” e no painel direito, vamos clicar na Drive onde o Windows 10 está instalado, normalmente C:.

 

Screenshot (77)

 

Depois de calculado todo o espaço ocupado em C:, vamos clicar na opção “Temporary files”.

 

A seguir, vamos marcar a opção “Previous version of Windows” e clicar em “Remove Files” para libertar o espaço indicado, neste caso 17.1 GB.

 

Screenshot (85)

Caso queira utilizar o método clássico (Disk Cleanup), poderá proceder da seguinte forma:

 

Vamos abrir o File Explorer através da combinação de teclas “WIN + E”.

 

Vamos clicar com o botão direito do rato no Disco C: e em seguida, clicar em “Properties”.

 

Screenshot (81)

 

Vamos clicar em “Disk Cleanup” e aguardar que o espaço a libertar seja calculado.

 

Depois deste passo, vamos clicar em “Cleanup system files”.

 

Depois de recalculado novamente o espaço a libertar, vamos marcar as opções “Previous Windows installation(s)”e “Temporary Windows installation files” e por fim, clicar em OK para iniciar a limpeza destes ficheiros. Neste caso o espaço recuperado rondará os 23 GB.

 

 

Sobre o autor
Nuno Silva
Author: Nuno Silva
IT Pro e Blogger desde 2009, possui um gosto especial por tecnologias Microsoft. Foi reconhecido como Microsoft MVP Windows Experience entre 2014 e 2016 e mais recentemente, Windows Insider MVP. É ainda proprietário do site IT-Online (http://itonlineblog.wordpress.com/).

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.