Google+
Guias
Obter para Microsoft
catid=107
JUL 28
WINTECH GUIA
Guia : Criar uma PEN de arranque e instalação do Windows 10
por João Fernandes

O Windows 10 continua a ser atualizado e quem participa no programa de testes Windows Insider tem necessidade, por vezes, de criar um disco de instalação do sistema operativo. Na altura de lançamento do sistema operativo já tínhamos divulgado uma forma de criar uma PEN de instalação do Windows 10 recorrendo ao Media Creation Tool, no entanto existe um processo que consideramos mais rápido e pratico que este. O método que apresentamos hoje permite, de forma fácil e sem complicações, criar uma PEN de arranque e instalação do Windows 10 bastando uma imagem ISO do sistema operativo e que é disponibilizada gratuitamente pela própria Microsoft. 

 

Assim, em primeiro lugar, deveremos descarregar o sistema operativo a partir do ficheiro ISO, disponível em https://www.microsoft.com/en-us/software-download/techbench .

Para descarregar a versão pretendida devemos seguir os passos que são pedidos: escolher a versão (imagem 1), o idioma (imagem 2) e se é um sistema de 32 ou 64 bits (imagem 3).

 

Imagem 1 - Escolher a versão do Windows

 

Imagem 2 - Escolher o idioma do Windows

 

Imagem 3 - Versão de 32 ou 64 Bits

 

Depois deste passo, é altura de descarregarmos a aplicação que vai permitir criar a PEN de forma fácil. A ferramenta foi lançada há uns anos, na altura da disponibilidade do Windows 7, porém continua a funcionar na perfeição e, no nosso entender, é uma das soluções mais praticas para criar um disco de arranque independentemente do sistema operativo Windows usado (seja 7, 8, 8.1 ou 10).  O Windows 7 USB/DVD Download Tool é uma solução gratuita e pode ser descarregada a partir deste endereço : http://wudt.codeplex.com/ .

 

Depois de descarregada e instalada no sistema, é altura de a executar. Em apenas 4 passos será possível criar o disco de arranque e de instalação do sistema Windows .

 

O primeiro passo é indicar qual o local onde está guardada a imagem ISO do sistema operativo.

 

Em segundo lugar, devemos escolher qual a media usada para criar o disco de arranque : PEN USB ou DVD. No nosso caso vamos indicar que é uma PEN USB.

 

De seguida é apresentada uma lista de dispositivos USB que podem ser usados neste processo.

 

Caso exista informação na PEN USB escolhida, é apresentada uma informação onde é sugerido que seja feita a formatação para que seja possível criar o disco de arranque e instalação do sistema operativo.

 

De seguida, é iniciado e a PEN criada.

 


No final, basta, no computador (normalmente através da BIOS), escolher como disco de arranque a PEN USB para que o sistema operativo arranque e possa ser feita a instalação de raiz do sistema operativo.

 

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.