Os Planificadores – extremamente metódicos na sua abordagem de trabalho, gostam de planear o sucesso de forma cautelosa. Numa perspetiva ambiciosa, nunca acreditam que as coisas são o que parecem e fazem sempre muitas perguntas. O seu objetivo é gostar do que fazem e serem donos do seu próprio destino. Valorizam mais as pessoas que a tecnologia, mas contam com a tecnologia paga para assegurar que se mantém à frente da concorrência e para chegar aos seus consumidores.
- 66% de homens contra 33% de mulheres
- Perfil comum entre os jovens empresários portugueses
- Em grande quantidade na Nigéria, África do Sul e Canadá
- Valorizam os valores pessoais, mas são ambiciosos
Os Tecnológicos – adoram o que fazem e não suportam a ideia de estarem sentados de braços cruzados. Acreditam no poder e eficiência da tecnologia inovadora para se manterem um passo à frente da concorrência e acreditam fortemente nas suas capacidades para rastrear com precisão os seus atuais e futuros clientes. Valorizam mais a tecnologia que as pessoas para o perfeito funcionamento do seu negócio, acreditam fortemente na qualidade da tecnologia gratuita e que as redes sociais são fundamentais para o sucesso.
- 53% de homens contra 47% de mulheres
- Mais comuns na África do Sul, USA e Canadá
- Anseiam por partilhar as suas ideias com o mundo
Os Exploradores – ousados, adoram o desconhecido, bem como descobrir territórios inexplorados. Confiam nos seus instintos e mantém-se fiéis às suas armas. Para estes, ter uma imagem moderna é de extrema importância, porque deixa um legado que todos irão recordar. Apesar de adorarem tecnologia e confiarem na mesma para networking, não a consideram crucial para o sucesso do negócio. Acreditam ser criativos o suficiente para não ter que depender da tecnologia para o sucesso. Para eles, fazer dinheiro é mais importante que honrar os valores pessoais e sociais. Acima de tudo, querem ser famosos e querem que o seu negócio seja um grande sucesso.
- 67% de homens contra 33% de mulheres
- Maioritariamente no Brasil, Austrália e Singapura
- Grande potencial para ter mais que um negócio
Os Realistas – extremamente criativos, mas confiam na tecnologia com vista ao sucesso – de preferência a gratuita. Quanto à sua abordagem ao trabalho e à tomada de decisões, tendem a alternar entre o instinto e as abordagens mais metódicas. Valorizam mais as pessoas que a tecnologia no funcionamento de uma empresa e preferem fazer negócios no mundo real que no mundo virtual. Escolhem a vida sobre o trabalho, mas orgulham-se de trabalhar muito bem e acreditam fortemente no poder das pessoas.
- 65% de homens contra 34% de mulheres
- Mais comuns em Portugal, Alemanha e Espanha
- Pretendem fazer crescer o negócio desde que continuem a trabalhar para si próprios
Os Aventureiros – aborrecem-se facilmente e estão sempre em busca do próximo desafio, não se preocupam nada com as aparências. Procuram formas mais sociais de trabalhar e trabalham melhor quando estão em locais com pessoas. Acreditam que o impacto social é sobrevalorizado e trabalham para manter os colaboradores felizes com quem tendem a partilhar as suas ambições e objetivos. Não se preocupam com a evolução da tecnologia e dizem que seriam capazes de gerir a sua empresa com a tecnologia existente há 20 anos atrás.
- 72% de homens contra 28% de mulheres
- Suíça, Bélgica e Polónia
- Querem ser ricos rapidamente e reformar-se cedo
“Os empresários Millennials desempenham um papel importantíssimo na economia start-up e estão a moldar os locais de trabalho atuais a um grande ritmo,” explica Stephen Kelly, CEO da Sage. “Mas não podem ser agrupados juntos como um estereótipo homogéneo. Estes jovens serão a nossa próxima geração de criadores de negócios, os heróis da economia, e perceber o que os move agora coloca-nos numa boa posição para o futuro. Isto aplica-se essencialmente às pessoas que querem fazer negócio com eles, adquirir algo deles, contratá-los ou criar políticas que os ajudem a crescer”.
A Sage é líder no mercado de soluções integradas de gestão, contabilidade, salários e sistemas de pagamentos, apoiando a ambição dos empreendedores de todo o mundo. A Sage começou como uma pequena empresa há 35 anos no Reino Unido e atualmente conta com 13.000 colaboradores que apoiam diariamente milhões de empresários por 23 países em seis continentes e, consequentemente, a economia global.