Google+
Escrito por João Fernandes a 27 Jun. 2012
Sample ImageSteve Wozniak, um dos fundadores da Apple, defende que Kim Dotcom, o criador do site de partilha de ficheiros Megaupload que está no centro de um complexo caso de pirataria informática, não deveria ir preso.

As afirmações de Steve Wozniak foram feitas em entrevista ao site CNet News, cerca de uma semana após Kim Dotcom ter publicado na Internet uma fotografia onde aparece ao lado do co-fundador da Apple.

Na altura da publicação da imagem Steve Wozniak não fez qualquer comentário sobre o assunto, mas veio agora a público defender a inocência do criador do Megaupload, que está a aguardar na Nova Zelândia, em prisão domiciliária, a decisão sobre um pedido de extradição para os EUA no âmbito de uma operação anti-pirataria informática.

Sobre o complicado processo o co-fundador da Apple considera que Kim Dotcom não deveria ser detido, pois compara com o envio de uma carta ao afirmar que «quando os crimes ocorrem por correio, não vamos fechar o posto dos Correios».

Steve Wozniak vai mais longe nas críticas às autoridades, ao afirmar que «quando os governos sonham com a acusação de 'extorsão' por parte de um normal tipo das Tecnologias que apenas está a operar um serviço de partilha de ficheiros, ou acusa-o de fraude postal porque ele disse que retirou os ficheiros [de alegados conteúdos protegidos por direitos de autor], quando ele apenas retirou os links para os conteúdos a pedido deles, isto prova de quão mal pensada é a tentativa de extraditá-lo».

O co-fundador da Apple lamenta que «os procuradores estejam a tentar aproveitar brechas» para alcançar o seu objetivo, e ironiza ao afirmar que «é pena para o Governo dos EUA que Dotcom viva na Nova Zelândia, que é melhor em matéria de direitos humanos».

Na entrevista ao CNet News Steve Wozniak refere ainda que «a violação dos direitos de autor é errada», tal como outras coisas como «conduzir acima do limite de velocidade».
«Mas não deixem isso parar o progresso da era digital», alerta, aconselhando a indústria do entretenimento a não seguirem a tática do «quando não conseguem parar algo com um rolo compressor, saiam da frente».

 Fonte : SOL
{mosgoogle}

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter