Google+
Análises
Obter para Microsoft
catid=17
DEZ 21
WINTECH REVIEW
Colunas Logitech Z120
por Tiago Russo
A Logitech é, provavelmente, das marcas associadas à tecnologia que é mais conhecida. Um dos produtos que recebemos recentemente para testes, foram as colunas Z120. Este modelo é dirigido a um público mais casual, que quer disfrutar de um som mais envolvente que aquele que nos é proporcionado pela generalidade dos portáteis, ou simplesmente procura uma boa solução de som para o seu equipamento sem caraterísticas demasiado técnicas ou um preço demasiado elevado. De facto, as Z120 da Logitech, apresentam-se como um modelo em tudo extremamente simples.

Na caixa

Começando pela embalagem, e respetivo conteúdo, as Z120 mostram ser um produto muito simplificado ao utilizador. A pequena caixa conta apenas com as duas colunas, que trazem desde logo os cabos todos incorporados, e não destacáveis, e o manual. E nada mais do que isto.

Design

As colunas Logitech Z120 apresentam-se em tom branco, num plástico texturado com muito pouco brilho. A parte da frente - correspondente à saída de som - é do mesmo material, mas em tom negro, com um anel de um plástico igualmente escuro mas bem mais espelhado à volta do speaker propriamente dito, que tem o seu centro em prateado. A forma, de linhas bem orgânicas, que define estas colunas, detém uma orientação mais vertical, abaulada ao centro da peça, formando uma maior "caixa", mas sempre muito fluída. Na sua base, as Z120 contam ainda com um anel de espuma, que permite não só uma boa aderência quando em contato com as mais variadas superfícies, como também uma boa base de apoio, livre de riscos.

 
A coluna esquerda (L), conta, na sua face frontal, com um pequeno símbolo da Logitech em relevo, na superfície negra sem brilho, enquanto que a coluna direita (R), conta, nesse mesmo local, com o botão rotativo para controlar o volume, que funciona também como "On/Off", quando rodado totalmente para esquerda, provocando uma pequena prisão e respetivo "clique". A este ligar e desligar das colunas está também associada uma pequena luz verde, pontual, que se acende junto a este botão - o único de toda a peça - informando o utilizador de que as colunas estão (ou não) ligadas.

A parte de trás da coluna direita conta ainda com uma placa com dois orifícios, que se destinam a aí prender os cabos, funcionando também como enrolador, garantindo assim uma maior comodidade e ótima arrumação das Logitech Z120 - caraterística esta que valoriza o transporte desta peça, pequena e leve, mas de aparência bastante robusta, de linhas suaves, simples e neutras.

 

Ligações e Utilização

Preparar e utilizar as colunas Z120 da Logitech é um ato extremamente simples. Aliás, denota-se que a Logitech teve o intuito de criar um produto extremamente fácil de manusear por parte de qualquer utilizador, sendo acessível às grandes massas. Desde logo, o cabo que liga uma coluna à outra é incorporado, não se pode desligar nem se tem de procurar quaisquer orifícios para cablagem. Este detém um comprimento de aproximadamente 60cm, permitindo assim uma boa área de abrangência para colocação de ambas as colunas. De resto, a coluna direita das Z120 conta ainda com 2 cabos, de 1m cada, e que correspondem a uma saída USB e uma ficha de áudio. E para que as nossas colunas funcionem, basta que liguemos ambos. O USB providencia a energia necessária para que as colunas funcionem, não sendo necessárias grandes fichas e tomadas, e o cabo de áudio permite ao utilizador passar o som do seu equipamento para as colunas, como que se de uns headphones se tratasse, podendo estas colunas ser ligadas a qualquer dispositivo que conte com uma saída de áudio, seja Computador, Tablet, Telemóvel, entre outros, desde que a ligação por USB esteja assegurada.

Estando estes dois cabos ligados, e com as Z120 prontas a utilizar, mais simples seria impossível. Basta então rodar o botão nas colunas, ligando-as e desse modo controlando o volume. Não existem configurações adicionais, nem perfis de som, nem equalizadores. Estas são umas colunas 2.0 para um uso muito direto, muito simplificado e geral, otimizado a quem simplesmente pretende ter um som envolvente e de qualidade proveniente de determinado equipamento.

Som

Nesse capítulo, o som das Logitech Z120 é bastante límpido. Para o modelo que é, e atendendo a esse pressuposto, o som mostra-se de muito boa qualidade, e mesmo com o volume num máximo absoluto, os agudos mantêm-se a um bom nível, notando-se apenas alguma (mas não muita) distorção nos graves. Todo o som é bastante envolvente, e globalizante. Mesmo com as colunas viradas em direções totalmente opostas ao utilizador, pode-se ouvir e disfrutar de um som com muito boa qualidade.

Conclusão

Em suma, as colunas Logitech Z120 mostram-se como um modelo de boa qualidade, com um elevado índice de portabilidade, e uma qualidade de som que se mostra bem apelativa, tendo em conta se considerarmos o preço destas colunas (14,99€). Criadas para o utilizador menos técnico e exigente no panorama sonoro, estas agradáveis e apelativas colunas destinam-se a todos os utilizadores que simplesmente quiserem disfrutar de forma fácil, simples, barata e direta, de som com boa qualidade proveniente do seu computador ou de outros equipamentos, ao qual é facilitado também o transporte deste produto, em que parece faltar somente uma gama de cores disponíveis, podendo desse modo adaptar-se a mais ambientes e utilizadores, tendo em conta o público ao qual estas colunas se dirigem.

 

 HomePage : Logitech Z120

Sobre o autor
Tiago Russo
Author: Tiago Russo
Apaixonado desde sempre pela tecnologia, foi no design que se formou. Adepto do ENORME Vitória Futebol Clube, apesar de residente em Inglaterra...

Classificação

Ótimo
"As colunas Logitech Z120 mostram-se como um modelo de boa qualidade, com um elevado índice de portabilidade, e uma qualidade de som que se mostra bem apelativa"
8,25
  • 8Design
  • 8Som
  • 7Material
  • 10Instalação
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.