Google+
Análises
Obter para Microsoft
catid=105
DEZ 10
WINTECH REVIEW
Microsoft Wireless Mobile Mouse 3500
por João Fernandes

A Microsoft tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos uma série de periféricos dirigidos aos utilizadores de computadores, sejam eles portáteis ou fixos. Um dos modelos presentes no mercado é o Microsoft Wireless Mobile Mouse 3500, um rato sem fios que acabou por nos chegar às mãos e que ao longo das próximas linhas vai ser esmiuçado.


A grande aposta da Microsoft nos ratos da empresa é a presença da tecnologia BlueTrack, que permite ao rato o seu funcionamento em cima de, praticamente, qualquer superfície. Outra das particularidades é de estarmos, desta vez, a falar de ratos com o selo de qualidade Microsoft com um preço abaixo do que é, por norma, esperado.

 

Na embalagem

 

Embalado num blister de cartão extremamente apelativo, destacamos desde logo a abertura fácil da embalagem. Dentro da embalagem encontramos o rato, o recetor, manual, software e, claro está, a pilha que vai fazer funcionar o rato.

 

 

 

Configuração e instalação

Agora que já desembalamos o rato, está na hora de inserir a pilha e ver como se comporta após ser ligado ao computador o pequeno recetor. Este pequeno recetor é de facto uma excelente solução e que a Microsoft decidiu finalmente adotar nos seus novos produtos, pois tem a particularidade de ser pequeno e graças ao seu diminuto tamanho pode facilmente ficar instalado "permanentemente" no computador portátil, mesmo no caso de ser necessário colocar o computador na mala de transporte.

Após termos conectado o pequeno recetor, o Windows depressa o deteta o Nano Recetor e configura automaticamente o equipamento. Uma das vantagens deste equipamento é que para funcionar não é necessário, e ao contrario de muitos ratos e teclados que existem no mercado, qualquer procedimento especial para "sincronizar" a radio frequência e desta forma "alinhavar" o rato a funcionar com o recetor/computador.

A colocação da pilha no rato revela-se bastante simples, basta abrir o compartimento que se encontra na parte inferior do rato e colocar a pilha na posição que é indicada. Assim que colocámos a pilha, desde logo se iluminou o rato, e foi nessa mesma altura que reparamos na presença de um "switch" que permite ligar ou desligar o rato. Este botão, e nos dias que correm, pode revelar-se extremamente útil, pois permitirá desligarmos o rato sempre que não necessitarmos proporcionando desta forma uma poupança de energia. Ainda em relação aos fatores energéticos, resta referir que existe uma pequena luz indicadora da falta de pilha e que nos ajuda a perceber quando a pilha está realmente a ficar em baixo. A autonomia prevista, pela Microsoft, é de oito meses. No entanto, e face ao tempo que tivemos o produto em analise não nos foi possível verificar este facto, ainda assim, e perante o facto de uma só pilha AA ter um tempo de utilização, médio, de 8 meses é de facto um fator bastante positivo.

 

Experiência de utilização

 

Em relação à ergonomia deste rato, podemos dizer que o seu tamanho "mediano" entre o grande e o pequeno adapta-se na perfeição à mão do utilizador. Este é também um rato que tanto pode ser utilizado por canhotos como por destros.

As teclas são suaves, à exceção da roda de scroll, que nos pareceu muito rígida. Ainda em relação à tecla de scroll, notamos que esta apenas serve de deslocação na vertical, ficando de fora a deslocação horizontal. Esta situação, confessamos que nos deixou surpreendido, pois hoje em dia a grande maioria dos ratos, com e sem fios, possuem esta possibilidade de deslocamento na horizontal e vertical.

A movimentação do rato apresenta-se muito fluida, e funciona, graças à tecnologia BlueTrack, em todas as superfícies com um alto nível de precisão.


Pouco mais há a adiantar em relação a este Wireless Mobile Mouse 3500, contudo não podemos esquecer um pequeno pormenor que poderia passar despercebido, quando estiver na "hora" de guardar o rato na mala, e caso seja necessário retirar o Nano Recetor, podemos facilmente guardar esse mesmo recetor no próprio rato numa pequena ranhura existente na base do Mouse e que serve, no fundo, para facilitar a vida ao seu utilizador neste tipo de situação.

 

Imagens


Em relação ao software, e tal como já dissemos logo no início desta análise, podemos adiantar que não é necessário qualquer tipo de instalação de aplicações. No nosso caso concreto instalamos o rato num sistema com o Windows 7 e foi desde logo instalado. De referir que este produto da Microsoft apresenta como requisito mínimo um computador equipado, obviamente, com uma porta USB, ter pelo menos o sistema operativo Windows XP (exceto versão de 64 bits) sendo por isso compatível com o Windows Vista, Windows 7, 8, 8.1 e 10. Contrariamente ao que é normal, ainda para mais num produto Microsoft, este rato é compatível com o sistema operativo da Apple, o Mac OS X (versão 10.4x ou superior).

Para terminar falta apenas dizer que este Microsoft Wireless Mobile Mouse 3500 têm um preço de venda ao público que ronda os 27 €.

 

Conclusão

A facilidade de configuração, o baixo consumo de energia (recordamos que a Microsoft estima que a pilha tenha uma duração de 8 meses), o sistema de arrumação do nano recetor, a tecnologia BlueTrack, e o preço bastante aceitável são argumentos mais que suficientes para elegermos este periférico como um produto a ter em conta.

Perante estes fatores, consideramos o Microsoft Wireless Mouse Mobile 3500 como sendo um rato ideal para quem procura um periférico de pequena dimensão sendo por isso um “parceiro” perfeito para acompanhar um computador portátil.

 HomePage : Microsoft Wireless Mouse Mobile 3500

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Classificação

Ótimo
"Consideramos o Microsoft Wireless Mouse Mobile 3500 como sendo um rato ideal para quem procura um periférico de pequena dimensão"
8,5
  • 10Design
  • 7Caracteristicas
  • 8Desempenho
  • 9Preço
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.