Google+
Análises
Obter para Microsoft
catid=105
FEV 20
WINTECH REVIEW
devolo GigaGate
por João Fernandes

A devolo é uma conhecida empresa alemã que se dedica ao desenvolvimento de produtos de ligação em rede, seja eles através de PowerLine (o negócio principal da empresa) seja através de equipamentos de rede Wi-Fi como é o caso deste novo dispositivo que apelidou de GigaGate.

Para este lançamento, a empresa alemã escolheu Portugal como o primeiro país a receber a tour de apresentação do produto, evento que se realizou no final do passado mês de janeiro, sendo que a Wintech recebeu desde logo um destes exemplares para testes e que teve em uso ao longo das últimas semanas.

 

 

Na embalagem

Na embalagem do devolo GigaGate, está o manual de instruções do equipamento, uma base, um satélite (equipamentos que iremos detalhar mais adiante), dois cabos de rede RJ45, e dois transformadores para ligação à base e ao satélite.

Especificações técnicas

  • Wi-Fi bridge
  • Starter kit inclui uma base e um satélite
  • Ligações da Base – 1x Gigabit Ethernet, 802.11ac (5GHz, 4x4 MIMO)
  • Ligações do Satélite – 1x Gigabit Ethernet, 4x 10/100 Gigabit, 802.11ac (5GHz, 4x4 MIMO), 802.11n (2.4GHz)
  • Dimensões (por unidade) – 150x140x30mm
  • Preço – 229,90€ (Kit Starter); 139,90€ (Satélite)

 

Instalação e experiência de utilização

Como referimos aquando da descrição do conteúdo da embalagem, este equipamento é, na realidade, composto por dois equipamentos, ou seja, é vendido num Kit inicial (tal como acontece com o PowerLine) e que pode ser complementado com vários “satélites”.

Basicamente, o que este kit permite é aumentar o sinal da rede Wi-Fi numa determinada área e ao mesmo tempo permitir a ligação por cabo a vários dispositivos em simultâneo.

Em termos de instalação, esta é bastante simples, bastando ligar a Base a um cabo de rede que tenha sinal de internet, sendo preferencialmente diretamente ao router que fornece o serviço.

Depois, no local onde queremos expandir a ligação Wi-Fi, é ligado o Satélite que permite a ligação até cinco dispositivos, como por exemplo, um sistema NAS, uma consola, uma PowerBox de TV ou um computador. Este Satélite, inclui uma porta gigabit e quatro portas multimédia (Fast Ethernet), oferece reservas de capacidade amplas e opções de ligação para todos os dispositivos multimédia com acesso à Internet no local de utilização. Além disso, o Satélite oferece WiFi a 2,4 GHz até 300 Mbps para dispositivos móveis como smartphones, tablets, etc.

Utilizando a ligação Wi-Fi de alta velocidade na banda de 5 GHz, a GigaGate Base conecta-se automaticamente ao Satélite através de uma técnica de processamento de sinal designada de beamformin). A comunicação entre os componentes GigaGate é encriptada usando WPA2, que neste caso, e especificamente, é AES de 128-bits.

Em poucos segundos é estabelecida a ligação entre os dois terminais permitindo assim a passar o sinal de rede de um “lado para o outro”.

Na nossa experiencia de utilização, e tendo em conta o nosso cenário de necessidade em que apenas precisávamos de substituir o nosso switch de rede, o processo decorreu sem problemas, bastando efetuar os dois “passos” que referenciámos anteriormente e que passou por ligar os dois dispositivos nos locais onde tínhamos a internet (base) e onde necessitávamos de ter o sinal a distribuir entre a Xbox One, a PowerBox e um computador (satélite).

Ainda nos testes que efetuámos, a ligação Wi-Fi gerada pelo satélite permitiu excelentes velocidades de acesso (muito por culpa da rede de 5GHz que é gerada) sendo que tanto os computadores como dispositivos móveis que acederam à rede, fizeram-no rapidamente sem sinal de perda de velocidade e com uma excelente captação de sinal.

Software

Como é apanágio dos produtos da devolo, a empresa alemã disponibiliza o software para PC, de nome Cockpit.

Apesar de não ser importante para o funcionamento do equipamento, graças a este software, passa a ser possível realizar algumas opções de configuração de forma bastante fácil como por exemplo atribuir o nome a base ou a cada satélite (permitindo assim uma forma fácil de identificar cada terminal caso existam vários na rede – num máximo de oito satélites possíveis de ligar a mesma Base) ou entrar na parte de configuração “de fundo” do GigaGate.


O download está disponível em vários idiomas e para os mais variados sistemas operativos (Windows, Mac e Linux), podendo ser encontrado aqui.


Neste caso concreto, e apesar de servir para expandir a ligação Wi-Fi, gostámos, em particular, da possibilidade de podermos desativar a configuração Wi-Fi, podendo usar o satélite apenas como sendo um “switch” de rede, algo que acaba por dar uma maior flexibilidade de utilização no equipamento.

 

Imagens

 

Conclusão

O Kit Starter devolo GigaGate apresenta-se com os mesmos argumentos dos outros produtos desta marca alemã, primando pela instalação simples, rápida e oferecendo um bom desempenho.

Este é um dos equipamentos mais fáceis de configurar que existem sendo totalmente “plug-and-play”, ou seja, é ligar e usar.  Ainda assim, apesar da sua simplicidade de configuração a devolo “artilhou” estes equipamentos com ferramentas de configuração muito uteis, como a possibilidade de ativar ou desativar a rede Wi-Fi gerada pelo satélite, mudar o nome da rede, o canal de frequência, entre muitas outras opções de personalização e configuração.

Uma nota final para o cuidado da marca em facilitar a utilização dos seus equipamentos por qualquer tipo de utilizador, seja ele mais ou menos conhecedor dos termos tecnológicos, dotando os seus manuais com ilustrações simples que tornam ainda mais fácil a configuração destes equipamentos.

 

 HomePage : devolo GigaGate

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Classificação

Espetacular
"Este é um dos equipamentos mais fáceis de configurar que existem sendo totalmente “plug-and-play”, ou seja, é ligar e usar"
9,5
  • 10Instalação e Configuração
  • 10Funcionalidades
  • 10Desempenho
  • 8Preço
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.