Google+
Análises
Obter para Microsoft
catid=105
DEZ 28
WINTECH REVIEW
Gamepad Razer Wildcat
por João Fernandes

A Razer é, provavelmente, o maior criador de soluções gaming do mundo, e continua a apresentar no mercado soluções capazes de cativar os milhões da gamers que existem um pouco por todo o globo.

Além das soluções desenvolvidas para PC’s e, recentemente, para PlayStation 4, a Razer possui alguns periféricos pensados nos milhares de jogadores que elegem a consola Xbox One como a sua plataforma de jogos de preferida.

O Razer Wildcat é um gamepad que esteve em testes na redação da Wintech ao longo de várias semanas, pelo que surge agora a oportunidade de darmos o nosso parecer a este produto da gigante do mundo dos periféricos gaming.

 

Antes de começarmos a detalhar este gamepad da Razer, vamos deixar aqui algumas das suas especificações técnicas.

Características

  • 2 bumpers Multifunção híper-resposta para topo
  • 2 triggers Multifunção híper-resposta removíveis
  • 4 botões de ação ABXY híper-resposta
  • 4 botões Painel de Controlo Rápido
  • Topos opcionais para tiros rápidos
  • Porta de áudio 3.5 mm para saída de áudio estéreo e entrada de microfone
  • Grips para a palma opcionais
  • Capas opcionais para analógicos
  • Caixa de transporte
  • Cabo leve entrançado em fibra com 3 m / 10 ft. removível com conector Micro-USB
  • Dimensões aproximadas: 106 mm / 4.17 in. (Comprimento) x 156 mm / 6.14 in. (Largura) x 66 mm / 2.60 in. (Altura)
  • Peso aproximado (sem cabo) : 260 gm / 0.57 lbs

 

 

Unboxing

Como é usual por parte da Razer, o gamepad Wildcat apresenta-se embalado dentro da sua caixa com particular atenção, vindo mesmo guardado dentro de uma caixa semirrígida, uma caixa de proteção que pretende dar ao jogador uma melhor proteção e arrumação a este gamepad. Ainda dentro desta caixa, está um kit de acessórios que é disponibilizado pela marca com a inclusão de uns “rubber palm grips” que permitem oferecer um maior conforto na utilização. Além disso, este kit de acessórios inclui também dois “analog stick rubber grip” que permitem dar um maior conforto aos controladores analógicos. Este kit de acessórios de personalização ao gamepad inclui também uma pequena chave de parafusos que permitirá alterar os “triggers” localizados na parte inferior do gamepad.

 

Além desta atenção por parte da Razer, o gamepad vem ainda acompanhado de um manual de instruções e os tradicionais autocolantes da marca.

 

 

 HomePage : Razer Wildcat

 

Design e Primeiras impressões

Com um design muito parecido ao comando da Xbox One, o Razer Wildcat possui o mesmo peso que com comando da consola da Microsoft, e é concebido num plástico rígido, no entanto possui os controladores analógicos em carbono, assim como dois “triggers” que podem ser programados para auxiliar o jogador enquanto joga. Além disso, o Wildcat inclui também um controlador composto por 4 botões na parte inferior do gamepad. Este controlador permite o acesso a algumas funções de otimização em jogo, como mudar o perfil de jogo, desligar o som ou controlar o áudio de forma direta e imediata.

 

 

Instalação

Funcional com Xbox One e computadores dotados com o Windows 10, a instalação do Razer Wildcat é extremamente fácil, seja numa plataforma ou noutro, bastando ao utilizador ligar este periférico à sua plataforma de jogos favorita para que seja automaticamente detetado.

 

Experiência de utilização

Depois de algumas horas de jogo em que tivemos o Wildcat nas nossas mãos rapidamente ficamos com a sensação que este é um dos controladores de jogo mais confortáveis do mercado, sendo que o seu peso é, em tudo, semelhante ao comando que é acompanhado com a consola Xbox One.

Os sticks analógicos apresentam-se bastante leves e responsivos, provavelmente devido ao facto de ser feitos em carbono em vez de serem em plástico, o que acaba por lhes oferecer uma maior sensibilidade e eficiência na sua utilização.

O D-Pad que o Razer Wildcat possui, apresenta-se ligeiramente saliente e é bastante preciso o que acaba por ser uma vantagem em jogos em que é necessário recorrer a este comando.

Os clássicos botões X Y A B estão alocados no lado direito do gamepad, como seria de esperar, no entanto apresentam-se menos resistentes que os que estão no comando da Xbox One, ou seja, apresenta uma sensibilidade em tudo semelhante ao que é comum, por exemplo, nos teclados mecânicos, permitindo assim uma maior experiencia de utilização.

O mesmo poderemos dizer nos botões conhecidos como “Bumpers” e “Triggers” (RB,LB, RT e LT) com uma sensibilidade muito boa e de grande conforto aquando da sua utilização. Além disto, a Razer, incluiu um conjunto extra de cada, ou seja, por baixo do local onde se encontram habitualmente os botões RB e LB, estão alojados um conjunto extra de “Bumpers” (M1 e M2).

Há primeira vista, poderemos concluir que este “sem numero” de botões poderiam representar uma complicação na sua utilização, no entanto, e apos termos usado o comando em jogos diferentes, podemos garantir que é tudo uma questão de habito, pois quase que naturalmente, os nossos dedos conseguem encontrar o caminho para a utilização destes recursos.

 

Uma vez que o Razer Wildcat permite que os utilizadores possam personalizar os botões do comando, é perfeitamente possível associar a algumas tarefas que normalmente têm de ser feitas com recurso a outras teclas, podendo desta forma facilitar (e muito) a vida a quem joga.

O mesmo se passa no que diz respeito aos “Triggers”, que também podem ser programados para atuar com diferentes pressões, bastando ativar ou desativar (de forma individual) os botões “Hair Trigger”, que, por sua vez, permite que o utilizador consiga ter o seu “cunho pessoal” enquanto joga, ou seja, num jogo FPS caso tenha uma arma não automática na sua posse, o jogador pode disparar mais rapidamente quando tem o “Hair Trigger” ativo…

Mas os botões que a Razer incluiu no seu Wildcat não se ficam por aqui, e adicionou na parte inferior do gamepad os “Triggers” M3 e M4 que, apesar de não ser permitido configurar a sua sensibilidade, podem ser uma excelente ajuda em determinados jogos, pois estão colocados numa posição extremamente ergonómica e que dessa forma podem ser usados de forma quase natural. Ainda assim, e caso o jogador considere que estes botões estão a mais, a Razer permite que estes sejam facilmente removidos, bastando usar a chave de parafusos que vem a acompanhar o gamepad no seu kit de acessórios.

Infelizmente este é um comando que funciona apenas ligado por cabo, o que, se por um lado tem a vantagem de não ter um consumo de pilhas e de ficarmos privados de continuar a jogar sem que substituamos as pilhas, por outro lado obriga-nos a ter, por exemplo, um fio pendurado entre a consola e o controlador de jogo, algo que poderá ser algo desagradável, por exemplo, quando temos a nossa consola na sala de estar.

 

Imagens

 

 

Conclusão

O Razer Wildcat é, provavelmente, a melhor solução existente para quem joga no PC e na Xbox One, alternativa aos comandos da consola, em particular ao gamepad Elite da própria Microsoft.

O facto de apresentar um kit de acessórios que permitem personalizar o comando de forma a que se torne mais ergonómico e conformável é um ponto a favor deste controlador que, associado aos inúmeros botões que inclui tornam este periférico uma peça obrigatória para todos os gamers que se prezem.

Infelizmente, no sentido inverso, o facto de não possuir uma bateria integrada acaba por ser um ponto menos positivo, em particular para quem gosta de jogar na consola de casa e que não gosta de ver um cabo pendurado entre a Xbox One e o comando.

Perante todos estes fatores, e se o nosso leitor se considera um gamer de eleição, então, na altura em que ponderar adquirir um novo controlador de jogo, tenha em atenção este Razer Wildcat pois pode ser o seu próximo comando.

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Classificação

Ótimo
"O Razer Wildcat é, provavelmente, a melhor solução existente para quem joga no PC e na Xbox One"
8,25
  • 9Design
  • 9Desempenho
  • 8Características
  • 7Preço
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.