Google+
Reviews
MAR 29
WINTECH REVIEW
Acer Iconia W4
por João Fernandes

A Acer anunciou no início do ano que o mercado iria receber mais um tablet com um ecrã de 8” e com o Windows 8.1, o Iconia W4. Este Acer Iconia W4 é conhecido também como o legitimo sucessor do Iconia W3, o primeiro tablet do mercado com ecrã de 8” e dotado com o sistema operativo Windows 8.

A Wintech teve o privilégio de receber uma destas unidades de testes que chegaram a Portugal e ao longo das próximas linhas vai deixar o seu parecer.

 

Na Caixa

Dentro da embalagem encontramos o tablet Acer Iconia W4, cabo USB, cabo OTG (que permite, por exemplo, ligar um periférico como uma pen ou disco rígido), carregador de energia, DVD de recuperação de sistema, licença do Microsoft Office 2013 Casa & Estudantes, assim como os manuais e garantia.

 

Primeiras Impressões

O Acer Iconia W4 segue as mesmas linhas do seu antecessor, ou seja, um desenho bastante robusto com um chassi em alumínio escovado em linhas arredondadas e onde sobressai o ecrã “negro” IPS. Na parte inferior do tablet, e abaixo do ecrã, encontramos o botão “Win” que permite aceder rapidamente ao ecrã Iniciar. No local oposto, ou seja, na parte superior do ecrã está localizada a camara frontal do equipamento.

Na lateral direita, o Acer Iconia W4 possui o botão de volume (+ e -), microfone, porta micro-HDMI e um leitor de cartões micro SD.  Na parte inferior do tablet é possível ver duas pequenas colunas, porta micro USB e ligação jack 3,5mm.No topo do equipamento, encontramos o botão de On/Off.


O Acer Iconia W4 possui na sua traseira apenas a camara fotográfica.

Características Técnicas

Em termos de características técnicas, e de forma mais resumida, o Acer Iconia W4 vem equipado com um ecrã de tecnologia IPS, sendo que desta feita, a Acer decidiu integrar a tecnologia Zero Air Gap, uma tecnologia que remove o ar entre o painel tátil e o módulo LCD. Esta tecnologia permite reduzir os reflexos e aumenta a legibilidade mesmo sob a luz do sol. Ainda no que ao ecrã diz respeito, o Acer Iconia W4 possui um excelente angulo de visualização, confirmando-se aquilo que a empresa asiática adianta ao garantir que é possível obter uma visualização do ecrã a 170º.

 

O Iconia W4 possui um formato 16:10 com uma resolução de 1280x800, uma câmara frontal de 2MP/1080P e uma câmara traseira de 5MP com focagem automática que suporta 720p/1080p a 60 FPS/30FPS.

Ao nível do processador, o Iconia W4, vem equipado com um Intel® Atom™ de 4.ª geração a 1,33 GHz. 2GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno.

Estas são, resumidamente algumas das características mais importantes que o Acer Iconia W4 possui, pelo que deixamos aqui as specs completas do equipamento.



Experiência de utilização

Em termos de desempenho, e durante os nossos testes, o Acer Iconia W4 apresentou uma performance muito interessante. Graças à tecnologia InstantGo  o tablet consegue iniciar-se em apenas 8 segundos, estando por isso, mesmo depois de estar desligado, pronto de forma rápida.

A navegação no ecrã é feita de forma suave, sendo que o visor responde rapidamente, apresentando um nível de sensibilidade ao toque extremamente interessante. De notar que, na utilização em ambientes sob a luz solar, é perfeitamente visível a excelente qualidade do ecrã, sendo legível tudo o que é apresentado no visor deste Acer Iconia W4.

O som apresentado por este Acer Iconia W4 possui uma qualidade bastante aceitável possuindo, no entanto, uma boa potência sonora.

 

- Camara

Os 5 MegaPixeis que a camara traseira do Acer Iconia W4 possui são mais que suficientes para garantirem imagens de excelente qualidade, em particular quando utilizado o tablet fora de “portas”. Resumidamente, podemos perceber que dentro de casa as fotografias surgem com algum granulado, sendo que fora de casa ou em ambientes ricos em luminosidade os resultados são francamente positivos, oferecendo cores e detalhes muito realísticos.

 

Imagens

 

- Autonomia

A autonomia do Acer Iconia W4 é, segundo a marca, capaz de chegar às 8h, no entanto, realizamos um pequeno teste que consistia na reprodução continua de vídeo tendo a bateria garantido e ultrapassado os dados oferecidos pela Acer. No nosso caso conseguimos com que o equipamento tivesse a trabalhar de forma continua na reprodução de vídeo ao longo de 9 horas e meia.

 

Conclusão

O Acer Iconia W4 representa uma melhoria significativa em comparação ao modelo antecessor, o W3. Esta melhoria deve-se ao facto da empresa asiática ter decidido implementar uma evolução no processador, optando neste caso por colocar um bem mais rápido quad-core da Intel. Além disso, a inclusão de um ecrã IPS é também sinonimo de uma evolução bastante significativa, neste caso acabou por garantir uma melhor qualidade de imagem, ponto que tinha sido dado como menos positivo no W3, o modelo anterior, da Acer.

A inclusão do Microsoft Office 2013 Casa & Estudantes é um dos fatores mais relevantes neste tablet, tornando o Iconia W4 um equipamento bastante interessante para quem pretende um tablet Windows para trabalho e ao mesmo tempo garantir que tem um tablet capaz de correr praticamente todas as aplicações que usa, por exemplo, no seu computador pessoal, longe das limitações dos aparelhos dotados com o Windows RT.

Classificação

Ótimo
"O Iconia W4 um equipamento bastante interessante para quem pretende um tablet Windows para trabalho"
8
  • 7Design
  • 8Desempenho
  • 8Autonomia
  • 9Ecrã
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Mais noticias que lhe podem interessar
    Newsletter
    Newsletter