Google+
Reviews
JAN 04
WINTECH REVIEW
Sony Vaio Pro SVP1321M2E
por João Fernandes

Muito se tem falado da Sony, empresa japonesa que fez chegar ao mercado mundial um dos maiores best-sellers do momento, a PS4. Mas nem só de consolas vive esta empresa, e se bem que a Sony é conhecida pelas suas consolas e televisores, existem outros segmentos de mercado que têm vindo a ganhar alguma reputação como é o caso dos computadores portáteis e de smartphones.

Foi precisamente uma das soluções da linha de computadores portáteis Vaio que nos chegou às mãos e que ao longo das próximas linhas vai ser desvendado, falamos pois do Sony Vaio Pro SVP1321M2E.

 

Para começar, deixamos aqui uma breve lista das especificações técnicas deste computador.

Especificações Técnicas

  • Processador Intel Core i5 4200U (1,6 GHz com Turbo Boost até 2,6 GHz)
  • 4 GB de memória RAM
  • Placa gráfica Intel HD 4400
  • Ecrã de 13,3” com resolução Full HD – 1920x1080
  • Disco SSD de 128 GB
  • Windows 8


HomePage : Sony Vaio

 

Primeiras impressões e a experiência de utilização

Este não é, certamente, um computador de primeiro preço e isso notasse no cuidado que a Sony teve a conceber a caixa. Se bem que não seja relevante, uma das partes onde vem o computador é forrada com um tecido preço aveludado, dando uma sensação de estarmos diante de um produto de fino recorte. Ainda dentro da embalagem, podemos ver o habitual manual de instruções, adaptador HDMI – VGA, cabo de ligação à tomada elétrica e transformador.

Uma das características que mais nos surpreendeu foi o peso que este computador tem, cerca de 1 KG, pelo que de facto é muito pouco para um computador.

Assim que o ligámos, verificamos a existência de um teclado retro iluminado, uma característica extremamente importante para que escreve em ambientes mais escuros.

Concebido em fibra de carbono, o Sony Vaio SVP1321M2E,é um computador extremamente bonito e com um toque bastante refinado por parte da empresa japonesa. O Sony Vaio possui, em termos de ligações, 2 portas USB 3.0, leitor de cartões, ligação HDMI (que pode ser transformada em VGA graças ao adaptar incluído), e uma ligação áudio que pode servir para ligar o headset (micro e auscultadores).

Mas além destas ligações “visíveis”, existem outras também importantes que não estão à vista como é o caso das ligações via Wi-Fi (802.11 b/g/n),Bluetooth 4.0 e NFC, uma tecnologia que gradualmente tem vindo a ser implementada em dispositivos móveis e que permite a partilha de dados / informação através de um simples toque.




Outra das características que achámos particularmente interessantes é a presença e inclusão de um ecrã Touch de 13,3”, que, no nosso entender, faz todo o sentido visto estarmos a falar num computador com o Windows 8 instalado. Ainda no que diz respeito ao ecrã, a Sony dotou este ecrã com uma tecnologia LED com acabamento antirreflexo. De notar que este ecrã permite um angulo de visão extremamente amplo, permitindo a sua visualização, praticamente, de qualquer lado, seja de frente para o visor seja num angulo mais afastado e lateral.

Em termos de utilização, tivemos uma agradável surpresa, pois como resultado de ser um computador baseado num disco SSD, foi possível arrancar o sistema e ficarmos no ecrã Iniciar em apenas 8 segundos…Sim, 8 segundos é o tempo que leva desde o pressionar o botão On/Off até ficarmos na presença do ecrã Iniciar…Uma velocidade, sem dúvida alguma, estonteante.

Apesar da sua leveza e dimensão, a Sony integrou no computador um sistema de som de grande qualidade. É possível, na perfeição, assistir a um filme com qualidade acima da média. O som foi de facto um dos pontos que nos surpreendeu, também, pela positiva.

A camara web integrada, localizada na moldura do ecrã na parte central, possui uma qualidade bastante aceitável, mesmo em situações de pouca luminosidade. Uma solução, portanto, ideal para quem quer realizar, por exemplo, videoconferências ou usar simplesmente o Skype.

 

Imagens

 

Benchmark

Decidimos correr o 3DMark e o teste Ice Storm. Neste teste, os resultados foram bastante interessantes, tendo a demonstração / teste corrido de forma fluida. Não podemos esquecer que, apesar de não ser um “topo de gama” em termos de especificações, este ultrabook possui um processador Intel Core i5-4200 U, processador que garante um desempenho de excelência. A gráfica que inclui, uma Intel HD 4400, não é, de todo, a gráfica ideal para que gosta de jogar, ainda assim, os testes do 3D Mark correram bastante bem, sem engasgos e com uma excelente definição de imagem.

De forma a podermos perceber o quanto podemos obter em termos de autonomia da bateria, corremos o PowerMark, e se tivermos uma utilização equilibrada, conseguimos obter uma autonomia de, cerca de 8 horas.

Imagens

Conclusão

Este é sem margem de dúvidas uma solução capaz de agradar aos que pretendem, acima de tudo, um bom desempenho e um sistema extremamente portátil. É um computador capaz de correr na perfeição as mais diversas aplicações tanto ao nível da suíte de produtividade Office como na navegação na Internet. A execução de vídeos é feita de forma fluida e o sistema de som incluído é fantástico.

O ecrã sensível ao toque e o disco SSD são argumentos suficientes para convencer os mais céticos que pensam que os computadores pequenos apenas servem para navegar na internet e pouco mais. O Windows 8 é, no nosso entender, outro dos pontos fortes, pois é um sistema operativo capaz de tirar partido de todos os recursos do computador, seja ao nível do desempenho seja ao nível das tecnologias touch.

Perante tudo isto, podemos dizer que gostámos, no seu todo, do Sony Vaio SVP1321M2E, pois possui recursos capazes de fazer inveja a muitos computadores deste segmento.

Classificação

Espetacular
"Este é sem margem de dúvidas uma solução capaz de agradar aos que pretendem, acima de tudo, um bom desempenho e um sistema extremamente portátil."
9
  • 9Design
  • 9Desempenho
  • 9Autonomia
  • 9Ecrã
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter