Google+
Wintech Reviews
DEZ 21
WINTECH REVIEW
Microsoft Surface Pro 2
por João Fernandes

A Microsoft cedeu-nos gentilmente uma unidade de teste da nova versão do Surface. Anunciado no passado mês de Outubro, na mesma altura em que foi revelado o Windows 8.1, o Surface Pro 2 apresenta-se com um design muito parecido à versão antecessora (e que a Wintech também testou) que resumidamente é dizer que o seu aspeto bastante robusto se mantem fruto da tecnologia de conceção do chassi o VaporMg.

 

 

Em termos de descrição do equipamento, pouco à acrescentar ao que foi dito nas nossas analises anteriores, onde temos o botão de on/off no topo da moldura. Do lado esquerdo encontramos a ligação jack 3,5mm, regulador de som e uma porta USB. No lado oposto, o direito, encontramos a ligação para o carregador, leitor de cartões microSD e uma surpreendente Mini DisplayPort. Na base do tablet podemos ver a ligação para a capa tátil 2.

A destacar um pequena (grande) melhoria que a Microsoft implementou nesta nova geração do tablet Surface, a versatilidade do KickStand que passa a ter duas posições, ou seja, com esta introdução de dois níveis de ajuste está garantido um maior conforto na utilização do Surface Pro 2.

Mas antes de avançar com mais informações, começamos por detalhar as características.

 

Tipo

Tablet

Processador

Intel® Core™ i5-4200U Dual Core

Frequência Processador

1,6 GHz

Turbo Boost

2,6 GHz

Cache Processador

3 MB

Memória RAM

4 GB

SSD

64 GB

Dimensão Ecrã

10,6 '

Tipo Ecrã

Tátil ClearType Full HD 1920x1080px com multi-touch
Vidro resistente a riscos

Placa Gráfica

Intel® HD Graphics 4400

Sistema Áudio

Altifalantes stereo
Microfones duplos com redução de ruído

Leitor de Cartões

microSD

Interfaces

1x USB3.0
Jack 3,5mm
Mini DisplayPort

Câmara

2 câmaras LifeCam HD 720p

Comunicações

Wi-Fi 802.11a/b/g/n dual band
Bluetooth 4.0

Sistema Operativo

Windows 8.1 Pro

Bateria

Li-Ion

Autonomia (estimativa)

8 Horas

Outras Funcionalidades

Kickstand integrado com 2 posições (20 e 40 graus)
Sensor de luz ambiente
Acelerómetro
Giroscópio
Bússola
Chip TPM 1.2 para Segurança empresarial

Dimensões

275 x 173 x 13,5 cm

Peso

907 Kg

Acessórios

Carregador CA e Caneta

 

Embalagem

Na embalagem conseguimos encontrar o tablet, uma pequena brochura, o carregador, a caneta e o carregador de bateria.

Desempenho, som e ecrã

O desempenho deste Surface Pro 2 é bastante interessante, não estivéssemos perante um equipamento alimentado por um processador Intel Core i5 4200U, uma memória RAM de 4GB e um disco SSD de 64 GB. Com estes argumentos não é difícil de adivinhar que este equipamento é capaz de garantir um bom desempenho em praticamente todas as tarefas que normalmente podem ser feitas num tablet. 

Em termos de jogos, aproveitando, por exemplo, o Halo Spartan Assault ou Six Guns que vinham incluídos neste equipamento de teste, pudemos ver que o equipamento se portou à altura, ou seja, os jogos foram executados sem engasgos e de forma bastante fluida. Apesar de estamos perante um equipamento que não possui nenhuma gráfica nVidia ou ATI, a gráfica da Intel portou-se à altura e os jogos executados correram sem problemas.

No que diz respeito ao som, a Microsoft manteve os níveis de qualidade que caracterizaram a primeira versão do tablet Surface. As colunas incluídas no Surface Pro 2 são de uma excelente qualidade sonora e os níveis de som são bastante satisfatórios se tivermos em conta que estamos a falar de um tablet.

O ecrã é outro dos pontos fortes do tablet apresentado pela Microsoft, pois mantem a excelente qualidade que a primeira versão do Surface graças à tecnologia ClearType Full HD de 1080p que foi implementada. Esta tecnologia proporciona imagens extraordinariamente nítidas e um grande ângulo de visualização. O formato panorâmico 16:9 é o ideal para a visualização de filmes, partilha de fotografias e jogar. O ajuste automático da luminosidade do ecrã e o sensor de luz ambiente asseguram imagens nítidas, com um mínimo de brilho, quer esteja se esteja a usar o tablet dentro ou fora de casa.

Camara

As camaras que integram o Surface Pro 2 possuem uma qualidade aceitável com particular destaque quando usadas em locais onde exista muita luz, ou seja, no exterior e de dia, situações onde se consegue obter imagens com uma boa definição. Possuem, tanto na camara frontal como traseira, uma resolução de 720p conseguindo ter, como já dissemos, um bom comportamento em situações de muita luminosidade pelo que, no sentido inverso, ausência de um flash faz com que, na utilização da camara em locais com pouca luminosidade, as imagens saiam com algum ruido e pouco nítidas.

Imagens

Caneta

A caneta foi, sem dúvida alguma, dos acessórios que mais piada achámos, pois permite, para além da interação com o ecrã touch em substituição dos dedos, dar asas à imaginação e desenhar. Além disso é perfeitamente possível tirar notas, por exemplo, no conhecido produto da Microsoft, o OneNote. A utilização é bastante simples como se de uma normalíssima caneta se tratasse mostrando-se bastante fiel e precisa ao traço efetuado. Um extra que certamente será muito apreciado pelos utilizadores.

Teclado

O Surface Pro 2 só fica “completo” se lhe juntarmos um teclado, e a Microsoft enviou-nos juntamente com este equipamento a nova “Type Cover 2”. Esta nova versão do teclado desenvolvido para a linha Surface, mantem o mesmo nível de encaixe e simplicidade de utilização pois basta encostar o contacto do teclado ao contacto que o Surface Pro 2 possui para que “magneticamente” se unem e fiquem desde logo emparelhados e funcionais.

A nova versão do teclado possui apenas 2,5 mm de espessura e responde de forma rápida ao toque, destacando-se as melhorias significativas introduzidas neste “Type Cover 2” que conseguem, por exemplo, perceber se estamos a premir deliberadamente uma tecla ou simplesmente a descansar as mãos…

Ainda no que diz respeito à “Type Cover 2”, quando encaixada e dobrada para tras, como se faz, por exemplo, com uma revista, o teclado é automaticamente desativado para impedir a introdução acidental de dados. Para voltar ao modo de escrita, basta colocar a “Type Cover 2” novamente na posição de teclado. É ainda possível desligar o ecrã com o simples “fecho” da “Type Cover 2”, poupando-se dessa forma a bateria e protegendo ao mesmo tempo o ecrã.

De notar ainda a presença de uma outra novidade: a retroiluminação. O novo “Type Cover 2” possui um sistema de retroiluminação que, de forma automática, se liga quando é tocado, desligando-se automaticamente quando está algum tempo sem ser usado. Um pormenor interessante quando, por exemplo, se usa um equipamento destes em condições de pouca luz.

Autonomia

A Microsoft orgulhou-se, desde a primeira hora, de ter conseguido duplicar (mais coisa menos coisa) a autonomia da bateria dos novos Surface. Nos testes que efetuamos, e com uma utilização baseada em ligações Wi-Fi e aplicações Office conseguimos obter uma duração de bateria a rondar as 8 horas.

 

Conclusão

O “Surface Pro 2” é sem duvida alguma uma excelente solução para quem quer substituir o seu computador de trabalho e trocá-lo por um equipamento versátil como é o caso de um tablet. As suas características técnicas são de “topo” para um equipamento deste género e são capazes de garantir, para a maioria dos utilizadores de computadores pessoais, a execução das mais variadas tarefas.

Não existem dúvidas que a Microsoft melhorou muito a experiencia de utilização em tablets depois de ter colocado no mercado a primeira versão do Windows 8 e do Surface. A introdução das diversas otimizações ao nível do software com o Windows 8.1, do SkyDrive com 200 GB, e das variadas melhorias feitas ao nível do hardware, como por exemplo da autonomia da bateria, fazem deste “Surface Pro 2” um autentico “maquinão”. 

Além disso, a Microsoft decidiu apostar forte também no desenvolvimento de acessórios capazes de complementar a experiencia de utilização do “Surface Pro 2” com chegada da já aqui falada “caneta” e da “docking station”, que permite a ligação sem problemas a um televisor, expandindo dessa forma a utilização e aumentando os níveis de versatilidade.

Classificação

Ótimo
"Uma excelente solução para quem quer substituir o seu computador de trabalho e trocá-lo por um equipamento versátil como é o caso de um tablet."
8,25
  • 7Design
  • 9Desempenho
  • 9Autonomia
  • 8Ecrã
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter