Google+
Reviews
AGO 10
WINTECH REVIEW
Microsoft Surface Pro
por Marco Enxuto

No dia 30 de maio chegou a Portugal o dispositivo mais aguardado da Microsoft, o Surface Pro. Tendo sido apresentado o ano passado pela mesma altura, foi nesse preciso momento que fiquei deveras impressionado com o equipamento. Vi que em tudo complementava o Windows 8. Este novo produto permite-nos  ocupar o nosso tempo em termos Profissionais e Lazer.


Nunca tinha tido a experiência de adquirir um equipamento no seu dia de lançamento, e este pareceu-me o indicado para arriscar. Valeu a pena.


60 dias depois e após um uso intensivo do Surface Pro, deixo aqui a minha review.


Em poucas palavras o Surface é: Elegante, Versátil e tem imenso estilo.

No meu ponto vista a família Surface encaixa-se na categoria dos “Workhorse 2 in 1 tablet”. Tal como Steve Ballmer na Build Conference deste ano referiu, “… Não sei se ei de lhe chamar tablet ou se lhe ei de chamar PC, mas o que é certo é que esta família faz um trabalho de primeira em classe em ambas as situações...”. 


Conteúdo da embalagem


O Surface Pro, é comercializado numa moderna caixa que contem: carregador de energia e brochuras do produto. 


Desempenho


No que diz respeito a este topico, o Surface é bastante eficiente. Um dos pontos notórios é o cold boot que demora apenas 10 segundos (depende do software instalado). Em hot boot, fica disponivel em apenas um segundo. No que respeita a jogos, houve alguns que experimentei, nomeadamente da Loja Windows. Titulos mais exigentes em termos de processamento, nao foram executados nesta maquina, no entanto irei experimentar no futuro.


Resolvi adquirir este terminal pois pretendia executar aplicações legacy (arquitetura x86-64) e tambem para poder desenvolver aplicações no ambiente do Visual Studio e no Blend.

Dia a dia

Nas tarefas diárias, o Surface é simplesmente espetacular. Usei durante 30 dias em ambiente empresarial e trabalhei sem grande esforço de adaptação. Neste interagi com toque direto nos objetos da UI e teclado/rato. Apesar de não existir aplicações totalmente adaptadas ao toque (botões e menus demasiado pequenos), conseguimos agradavelmente utilizar em Trabalho. O tocar em muitas situações é mais vantajoso do que usar o rato. Depende muito da perspetiva do utilizador, e da abertura a novas formas de interagir em função das tarefas pretendidas.


Extras


Como não podia deixar de ser, este terminal vem com uma porta USB para utilização de periféricos e uma entrada para cartões microSD. Este ultimo é muito útil pois se pretendermos expandir o nosso armazenamento esta pode ser a solução mais económica e eficaz. O Surface Pro está disponível na versão de 64GB e 128GB. Ver mais detalhes aqui.

Imagens


Utilidade


Neste campo parece-me que realmente este dispositivo sai bastante ganhador. Sendo que, se pretendermos escrever intensivamente com o terminal, o ecrã de toque pode ser um pouco frustrante, por isso a Microsoft teve a brilhante ideia de criar uma capa que para alem de proteger o equipamento serve de teclado. Existem dois tipos destes “2 in 1”, os touch cover e os type cover. Touch covers são essencialmente  teclados/capas em que a sua composição é um género de tecido e que contem uma placa com sensores de pressão. Os Type covers são capas/teclado que contem teclas finas. Param quem não se habituar ao toque no touch cover, a opção do type pode ser uma alternativa.


Acessórios


O Surface vem com um acessório bastante util para quem pretende tirar notas manuscritas. A “Pen” vem de origem no pacote e funciona como um suporte alternativo de interatividade para profissionais. Esta pode ser combinada na perfeição com o OneNote da Loja Windows e em termos físicos é colocada no conector onde também é ligado o carregador de energia, sendo afixada pela força magnética que esta interaface dispõe.


Surpresa para mim, é o facto de o carregador vir com a possibilidade de ligar outro dispositivo via porta USB integrada no próprio acessório. Portanto, podem carregar os vossos Windows Phones ligando um cabo de dados USB ao carregador do Surface.

Existem mais acessórios que podem ser adquiridos em separado, nomeadamente o adaptador miniport para VGA e o adaptador miniport para HDMI. Com estes adaptadores podem levar o vosso Surface a outro nível, pessoalmente sou um utilizador intensivo de dois monitores e com esta possibilidade posso agora de um lado desenhar a minha app e de por exemplo escrever código.


E...


Ainda poderia dizer muito mais coisas sobre ele, mas o conselho que dou é o de vocês verem com os próprios olhos. Para ajudar na decisão deixo aqui os pontos abaixo.

Positivo

· Ergonomia, versatilidade
· Ligação a vários periféricos
· Perfeita integração com o Windows 8
· Rapidez
· Ecrã de toque
· Tablet+Notebook
· Desempenho do Wifi


Negativo

· Preço
· Peso

 

Autor : Marco Enxuto

Classificação

Ótimo
"Nas tarefas diárias, o Surface é simplesmente espetacular."
8,5
  • 6Autonomia
  • 9Versatalidade
  • 9Desempenho
  • 10Ergonomia
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Mais noticias que lhe podem interessar
    Newsletter
    Newsletter