Google+
Análises
Obter para Microsoft
catid=104
MAI 08
WINTECH REVIEW
Leawo DVD Copy
por João Fernandes

A gravação de informação em suportes magnéticos tem sido ao longo dos últimos anos a ser abandonada em detrimento dos suportes digitais como é o caso das PEN’s ou discos rígidos externos. Ainda assim, é sempre bom ter em conta que existem aplicações que permitem realizar “cópias de segurança” daqueles discos que nos são queridos como é o caso dos DVD’s com filmes que marcaram a nossa infância ou juventude ou, até mesmo, filmes que gostamos de ver ou rever com alguma regularidade e que, é de todo, conveniente salvaguardarmos para a eventualidade de poder sofrer algum acidente (em particular quem tem miúdos pequenos lá por casa)…

 

Talvez por isso, existem empresas que continuam a colocar no mercado soluções “user-friendly” capazes de cativar os utilizadores e dessa forma facilitarem o trabalho da tarefa (sempre chata e aborrecida) de criar um “backup” dos nossos filmes favoritos. A Leawo é uma dessas empresas e que nos abordou para que analisássemos o seu “DVD Copy”, um software que promete realizar cópias de segurança de discos…

 HomePage : Leawo DVD Copy

 

Instalação

O site da empresa, disponível em http://www.leawo.org/dvd-copy/ permite descarregar uma versão de testes (Trial Version) para que os seus utilizadores a possam experimentar. Este download pesa cerca de 70 MB e é feito de forma bastante rápida.

Depois de descarregado e executado, surge o primeiro ecrã onde temos de “confirmar” a aceitação das condições de utilização da aplicação. Depois de validarmos essa informação, surge disponível o botão de “Install”. Um processo rápido e que em poucos segundos é finalizado.


Uma vez terminado, é hora de executar este centro de gravação, se assim podemos chamar, onde surgem todas as opções possíveis de utilização por parte desta suite.

 

Utilização

Para testar este software de “cópia” optámos por usar um disco original que pretendíamos fazer um “backup”, pelo que selecionámos a opção “COPIAR”, localizado no topo da aplicação. De seguida “ADICIONAR BLURAY” » “ADICIONAR DISCO” e escolher a localização onde está colocado o disco para realizar o backup.

Após uns breves segundo de análise, é apresentado uma interface onde surge uma janela principal (que permite visualizar o vídeo existente no DVD). Ao lado dessa janela surgem outras informações referentes ao DVD como é o caso das legendas existentes e do idioma suportado.


Mais abaixo, existem três opções que permitem ao utilizador realizar diferentes tipos de cópia, ou seja, existe o modo de “Filme Completo”, onde é possível realizar um “backup” integral do DVD, modo “Filme Principal”, onde a aplicação automaticamente escolhe as opções que permitam efetuar o backup apenas do filme desejado deixando de fora os “extras” que por vezes existem nos discos como outros idiomas ou os tradicionais “making of”…  E, finalmente, a terceira opção que é chamada de “Modo Personalizado” onde o  utilizador pode escolher “manualmente” o que pretende guardar…


Depois de escolhermos a opção que melhor se ajusta ao nosso tipo de utilização, é hora de clicar no botão “COPIAR” existente no topo direito da interface do Leawo DVD Copy.

Assim que ali clicamos, surge um ecrã onde somos convidados a informar como pretendemos guardar a informação, dando-nos a oportunidade de escolher gravar o conteúdo do DVD para uma pasta, para um ficheiro ISO ou diretamente para um DVD virgem localizado na drive.

 

Neste caso concreto, optámos por escolher gravar uma imagem ISO para que, mais tarde, possamos passa-la para um disco virgem. Sendo este um software “Freemium”, ou seja, um software que tem algumas limitações de utilização e que, caso as queiramos ultrapassar temos de adquirir essa licença ou ativar a opção de teste (funcional por tempo limitado). Após esta aquisição (que tem um custo anual de 29,95€ ou 39,95€ para sempre) ou ativação, basta clicar no botão “COPIAR” para que se dê inicio ao processo.

 

No ecrã de processo de execução, existe ainda a opção de escolhermos o que deve fazer o aplicativo assim que o processo terminar, podendo o utilizador optar por “Não fazer nada”, “Sair da aplicação” ou “Desligar o PC”. Opções úteis para quando, por exemplo, temos necessidade de nos ausentarmos enquanto decorre este processo.

 

 

Conclusão

O Leawo DVD Copy é uma boa aplicação para quem necessita de ter “à mão” uma suite de copia de discos ou conversão de formatos multimédia. Apesar de ser uma espécie de “canivete suíço” de backup, esta suite acaba por ser uma “meia-aplicação”, pois se a quisermos usar na sua plenitude teremos de adquirir a licença de utilização que, neste caso, ascendo os 200 dólares se a quisermos ter “para sempre”.


É uma aplicação extremamente simples de funcionar e que tem, no nosso entender, como grande vantagem o facto de poder ser usada em Português (ainda que do Brasil). Perante isto tudo, e se excluirmos o alto preço, consideramos que esta aposta da Leawo é uma das melhores opções do género existente no mercado.

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Classificação

Ótimo
"É uma aplicação extremamente simples de funcionar e que tem, no nosso entender, como grande vantagem o facto de poder ser usada em Português (ainda que do Brasil). "
8
  • 9Facilidade de utilização
  • 9Utilidade
  • 7Funcionalidades
  • 7Preço
  • Comentários

    comments powered by Disqus
    Newsletter
    Newsletter
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.