As redes Wireless proliferam um pouco por todo o lado, contudo muita gente (normalmente pessoas com poucos conhecimentos) descura a segurança das suas redes.

A WinTech deixa aqui seis dicas que podem ajudar a tornar a sua rede mais segura e assim evitando que qualquer pessoa consiga apanhar o sinal e tomar conta da sua rede...

 

1º Altere o System ID: Os routers normalmente vêm com um nome por defeito, o SSID (Service Set Identifier) ou ESSID (Extended Service Set Identifier). Se alguem conseguir entrar na rede e souber o no me do fabricante poderá mesmo conseguir obter informação sobre qual o IP e password que lhe dá acesso à consola de configuração e bloquear, por exemplo, o acesso ao dono do equipamento...

2º Desactive o Identifier Broadcasting: Anunciar que possui um rede wireless pode ser um convite aos hackers para entrarem....Obviamente que já sabe que possui uma rede wireless. Consulte o manual para ver como desactivar o Identifier Broadcasting.

3º Active o WEP (Wired Equivalent Privacy): O WEP é um modo de encriptação para os dados que apenas quem recebe os poderá descodificar. Como em todos os métodos de segurança existe forma de dar a volta à questão, contudo se utilizar uma boa encriptação poderá tornar-se muito complicado a alguns hackers entrarem na sua rede wireless. Aconselhamos a utilizar pelo menos uma encriptação de 128 bits.

4º Restringir Trafego Desnecessário: Muitos routers Wireless possuem firewall integrada. Normalmente estas firewall's não são nada de especial, mas servem perfeitamente para criar uma pequena barreira de segurança. Consulte o seu manul para saber como activar e conigurar a sua de forma a permitir ou não o conteudo que interessa.

5º Altere a Password de Administração :Este é um conselho que serve para tudo, seja ele hardware ou software. As passwords que não são alteradas podem ser obtidas facilmente pelo que ao ser alterada pode ser muito mais complicado conseguir entrar na rede Wireless.

6º Actualize o sistema operativo e arranje um software de segurança : A aquisição de uma boa firewall  e de um bom antivirus (aconselhamos por exemplo o Kaspersky Internet Security) pode ser muito importante para manter o seu computador seguro. Contudo não é so "arranjar" uma suite de segurança, é preciso ainda mantê-la actualizada, assim como o sistema operativo, todos os dias saem novos virus e que se propagam facilmente pela internet.

Estes são apenas alguns passos que certamente podem manter a sua rede fora de "olhares" indescretos e longe de pessoas mal intencionadas. Esperamos que seja útil.
Classifique este item
(0 votos)
Ler 5728 vezes Modificado em maio 24, 2007

Deixe um comentário

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico.

O nome Wintech surge com o objetivo de apresentar conteúdos relacionados com o Windows (Win) e também com tecnologia (tech).

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top