Google+
Obter para Microsoft
catid=44
Escrito por João Fernandes a 19 Abr. 2017

Os dias em que centenas de pessoas acenavam furiosamente folhas de papel na Bolsa de Valores de Wall Street já fazem parte do passado. A Fintech é agora um dos setores de tecnologia de mais rápido crescimento em todo o mundo e os negócios são agora feitos através de computadores e ligações à Internet de alta velocidade, com muita da mão-de-obra substituída por sistemas informáticos.

 

 

A tecnologia pode ter tornado as negociações em Wall Street muito mais fáceis, mas ainda há a necessidade da intervenção humana, já que o sistema exige a ação de analistas financeiros em plataformas de negociação, como IG Markets, para monitorizar os mercados. Infelizmente, o que o Ser Humano não pode fazer é concretizar negócios relâmpagos que tirem proveito das pequenas discrepâncias entre um preço e outro; ao Homem falta-lhe a velocidade necessária para tal.

 

A ascensão da Tecnologia nos negocios da bolsa

A Tecnologia veio revolucionar a forma como Wall Street opera, permitindo aos negociantes de ações obter lucros minúsculos através de negocios de elevadíssima frequência. No entanto, isto por vezes pode gerar instabilidade nos mercados. O crash flash de maio de 2010 é um bom exemplo de como as transações rápidas podem ser uma ameaça real aos mercados financeiros.

Embora os sistemas atuais estejam muito longe da Wall Street de há 30 anos, alguns especialistas acreditam que Wall Street está muito atrasada na tão necessária reforma tecnológica. Muitos processos de back office são baseados em tecnologia e linguagens de programação desatualizadas e as grandes instituições financeiras não investiram ainda nas mais recentes tecnologias.

 

 

A Tecnologia Blockchain em Wall Street 

Um programa piloto recente em Delaware poderá em breve mudar a face de Wall Street para sempre. Este projeto de Delaware está a utilizar a tecnologia blockchain e a aplicá-la aos arquivos de documentos. A tecnologia Blockchain pode ser utilizada para agilizar as transações financeiras e automatizar os fluxos de trabalho em Wall Street.

O impacto do programa-piloto de Delaware é enorme e, após vários meses de discussão, uma das maiores instituições financeiras do mundo deu o primeiro passo para a substituição da sua base de dados central por software blockchain.

A Depository Trust and Clearing Corporation (D.T.C.C.) é responsável pelas funções de back-office em Wall Street. A empresa reporta todos os negócios nos EUA, incluindo derivativos. A D.T.C.C., em parceria com a IBM, pretende ter o novo sistema de software inspirado em Bitcoin em vigor até 2018.

“Este é um passo real e tangível para o que poderá ser um futuro muito diferente para Wall Street”, disse o presidente-executivo da D.C.C. ao New York Times em janeiro

 

Os Benefícios da Tecnologia Blockchain

A tecnologia Blockchain proporciona uma série de benefícios a Wall Street. A tecnologia pode eliminar os intermediários e acelerar as transações, a emissão de ações e incorporação podem ser executadas imediatamente, e as transações de valores mobiliários podem ser concretizadas instantaneamente. O uso da blockchain eliminaria erros e economizaria tempo.

Assim que os programas-piloto futuros tenham estabelecido que a nova base de dados D.T.C.C funciona como pretendido, espera-se que a tecnologia blockchain seja usada em breve para transferir dinheiro dentro do sistema, em vez de apenas gravar transações.

O uso da tecnologia blockchain em Wall Street está agora a dar os primeiros passos. Há também movimentações em curso no sentido de implementar a mesma tecnologia na bolsa australiana. Se o novo sistema de Wall Street se revelar fiável e mais barato, é provável que outras bolsas de valores sigam o exemplo.

Sobre o autor
João Fernandes
Author: João Fernandes
CEO da Wintech
Apaixonado pela tecnologia e tudo o que a rodeia, é o redator e responsável pelos conteúdos do site.

Comentários

comments powered by Disqus
Newsletter
Newsletter
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.